UMC Notícias

Alunos e professores de Enfermagem do Campus Villa-Lobos participam de ações sociais

Duas ações sociais foram realizadas recentemente envolvendo alunos e professores do curso de Enfermagem do Campus Villa-Lobos em parceria com instituições que atendem a comunidade.
No dia 24 de março, em parceria com a Associação Internacional do Lions de São Paulo, na avenida Rio Branco, ocorreu uma ação social educativa e preventiva junto à comunidade de Campos Elíseos, com o objetivo promover a educação em saúde da comunidade, tendo como ênfase à prevenção da hipertensão arterial, diabetes e suas complicações.
“O controle da pressão arterial é importante na redução de riscos de qualquer complicação relacionada ao diabetes mellitus. Nos acidentes vasculares encefálicos e nas complicações microvasculares”, explicou a coordenadora do curso, Nadir Barbosa Silva.
A educação em saúde visa fazer com que a população desperte para o real valor da saúde, estimulando-os a serem corresponsável pelo processo saúde-doença. “Nessa perspectiva, a intervenção em saúde no formato de feira como foi realizada, com aferições de pressão arterial e teste de glicemia, além do teste de hepatite, se faz necessária como uma ação da promoção e educação em saúde, como campo de conhecimento e de prática para os alunos do curso de enfermagem, para qualidade de vida junto à população”, ressaltou Nadir.

Outra ação
Em parceria com as Secretarias da Saúde, Justiça e Cultura de São Paulo, professores e alunos do curso de Enfermagem do Campus Villa-Lobos participaram de uma ação na Fábrica de Cultura do Jaçanã, onde foram realizadas pesquisas de orientações sobre vacinações de HPV, controle de peso, altura, idade, sexo e se já tomaram vacina.
O HPV é o vírus do papiloma humano (ou HPV, da sigla em inglês human papiloma virus). A palavra papiloma faz referências às típicas, porém nem sempre encontradas, verrugas que resultam da infeção por tipos específicos do vírus.
Os adolescentes de ambos os sexos devem tomar duas doses da vacina de HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Essa segunda dose é fundamental para a efetividade da vacina. A primeira estimula o sistema imunológico, mas a segunda é necessária para atingirmos a proteção que o organismo necessita. Como outras vacinas, esta estimula a produção de anticorpos específicos para certos tipos de HPV.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação dos adolescentes antes do início da vida sexual e de serem expostas ao vírus, é entendida como a melhor resposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão, já que aproximadamente 95% dos casos da doença são transmitidos por esse meio.
“A participação de alunos e professores em projetos e atividades educativas desenvolvidas pela Secretaria da Saúde à comunidade tem o objetivo de formar profissionais habilitados às demandas do trabalho no âmbito do SUS”. Os alunos consideraram a ação positiva porque possibilitou a percepção de que todos os indivíduos são agentes potenciais para o processo de educação em saúde. Participar e colaborar com o maior número de adolescentes e suas famílias para a promoção, proteção da saúde é uma ferramenta importante para a formação de profissionais comprometidos com a saúde das populações.

Compartilhe: