UMC Notícias

Alunos do último ano do curso de Medicina da UMC participam de conversa sobre a profissão com conselheiros do Cremesp

O projeto ‘Conversa com o CREMESP’, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, procura esclarecer as dúvidas sobre o exercício da profissão com o novo profissional

Uma equipe do CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), realizou nesta quarta-feira (28), na UMC o encontro ‘Conversa com o CREMESP’, uma inciativa da entidade para debater temas da área médica com recém-formados dos cursos de medicina.

Estiveram presentes o Coordenador do Curso de Medicina da UMC, Dr. Henrique Naufel, a 2ª Secretária da Diretoria do CREMESP, Maria Camila Lunardi, Coordenadora da Residência de Medicina de Emergência do Hospital Santa Marcelina e da Conselheira, Mirna Yae Tamura, Médica Oftalmologista.

Por mais de uma hora, os alunos do último ano do Curso de Medicina da UMC, puderam esclarecer suas dúvidas com as conselheiras, durante o encontro que foi realizado no Teatro Manoel Bezerra de Melo.

A Secretária do CREMESP, a médica Maria Camila Lunardi, formada na UMC em 2003, disse que foi uma alegria poder estar de volta à casa onde se formou e que estava ansiosa por este encontro. Sobre a atuação do CREMESP, ela ressaltou que este encontro pretende orientar os novos profissionais, além de poder apresentar os serviços da entidade. “Muitos pensam que o Conselho Regional de Medicina só existe para punir ou cobrar o médico das suas práticas, pelo contrário, nós atuamos com a finalidade de instruí-los”, afirma a Maria Camila.

“Muitos profissionais acabam cometendo infrações por falta de conhecimento, por isto resolvemos criar o projeto. Trocar experiências com o recém-formado é uma forma de poder prevenir que problemas aconteçam no futuro, que será obviamente cobrado pelo Conselho Regional de Medicina e outros órgãos competentes”, explica a médica e Conselheira do CREMESP, Mirna Tamura.

Ao longo de todo o evento os alunos puderam tirar suas dúvidas com as conselheiras sobre temas que envolvem o dia a dia da atividade médica, o sigilo médico e a relação médico-paciente. Processos ético-profissionais, penalidades, internato, residência, plantão médico, prontuário. Foram trazidos temas como: os limites da publicidade médica e os riscos da autopromoção, entre outros.

Para o Dr. Henrique Naufel, que está à frente da Coordenação do Curso de Medicina, está é mais uma oportunidade que os alunos da UMC têm para poder extrair todo o conhecimento acadêmico que vai além das aulas teóricas, “nosso curso é amplo e temos que nos preocupar com o futuro do nosso corpo discente, eventos como este é um algo a mais que a universidade pode oferecer, enquanto ainda são alunos, o que não o desobriga de estar incessantemente buscando por novos conhecimentos”, afirma coordenador do curso.

Compartilhe: