UMC Notícias

Alunos do curso de Odonto atendem 78 crianças de entidade e escola

A sala de espera da Clínica de Odontologia da UMC ficou movimentada na manhã fria desta terça-feira. Quarenta crianças da Associação Beneficente Árvore da Vida, com idade entre 6 e 14 anos, e 38 crianças da Escola Municipal Professor Benedito Estelita de Mello foram convidadas pela universidade para participar de uma ação de prevenção de cárie e avaliação bucal. Aos poucos, as mãozinhas trêmulas e o frio na barriga dos pacientezinhos que revelavam um pouco de medo de dentista deram lugar a sorrisos enormes à medida que os alunos do primeiro e do oitavo semestres do curso de Odontologia iam ocupando o espaço vazio da sala vestidos com fantasias e perucas para, de forma lúdica, teatral e musical, apresentarem aos pequenos algumas dicas sobre como escovar os dentes.
Foi uma festa. Vinícius de Lima Ferreira, de 6 anos, se divertiu com as apresentações e até arriscou dançar com os alunos de Odonto uma música temática. “Gostei muito e agora sei como escovar os dentes. Só estou preocupado porque o dentista vai descobrir que o meu dente está mole e pode querer arrancá-lo”, disse, desconfiado. Gustavo Medeiros, de 9 anos, recebeu elogios na clínica, pois nenhuma cárie foi encontrada em seus dentes.
“Utilizamos música e teatro para ensinar às crianças sobre os cuidados com os dentes. É uma maneira divertida de aproximá-las do dentista e mostrar que não é preciso ter medo”, contou Tatiana Ribeiro de Campos Mello, coordenadora do curso de Odontologia da UMC.
A ação faz parte das atividades de início do semestre do curso de Odontologia. O objetivo é atender crianças de entidades de Mogi das Cruzes, fazer a avaliação e oferecer a elas o tratamento dentário se for preciso. “Os estudantes que estão terminando o curso interagem com os calouros neste atendimento, que tem a supervisão dos professores”, disse a coordenadora. Ao todo, mais de 150 alunos participaram.
A Associação Beneficente Árvore da Vida, localizada no bairro da Volta Fria, em Mogi das Cruzes, atende 220 crianças e adolescentes a partir de 6 anos até 17 anos de 11 meses, no período em que não estão na sala de aula (manhã ou tarde), todos moradores da Vila Estação. Lá, são oferecidas aulas de música, esporte, informática, atividades e recreação, além de refeições. “Muitas das nossas crianças têm cáries e esta ação da UMC é muito importante porque proporciona a elas acesso ao tratamento dentário”, contou Eliza da Costa Maria, pedagoga da instituição.

Compartilhe: