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Alunos de Relações Internacionais participam de reuniões em Montevidéu

O curso de Relações Internacionais do Campus Mogi das Cruzes deu início ao programa de visitas acadêmicas internacionais. O primeiro destino foi o vizinho Uruguai. Monitorados pela professora mestra Valéria Graziano, eles participaram de reuniões acadêmicas realizadas com instituições governamentais e internacionais em Montevidéu, capital do país.
Durante as visitas, os estudantes puderam aprofundar seus conhecimentos em temas como processos de integração regional, negociações diplomáticas e cooperação internacional, bem como conhecer as estruturas institucionais, dinâmicas de atuação e possibilidades de carreira em órgãos governamentais e internacionais.
A agenda de visitas incluiu reuniões com representantes da Embaixada do Brasil no Uruguai, Delegação do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e ao MERCOSUL, Programa Mercociudades, Unidade Técnica do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), Agência Uruguaya de Cooperación Internacional (Auci) e Ministerio de Educación y Cultura.
O Programa de Visitas Acadêmicas inclui um processo prévio de preparação por parte dos estudantes, demandando dedicação ao estudo das instituições visitadas e dos temas abordados em cada uma delas.
Além da agenda oficial de visitas, organizada pela universidade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura latino-americana e, mais especificamente, uruguaia, e aproveitaram para visitar edifícios históricos, museus e outros atrativos turísticos e culturais.
Para a professora Valéria Graziano, idealizadora do projeto, os objetivos do Programa vão muito além dos aprendizados acadêmicos, representando uma excelente oportunidade para que os estudantes vivenciem, na prática, o cotidiano das relações internacionais e conheçam as variadas possibilidades de atuação profissional. “Mais do que isso, representa também uma riquíssima experiência de vida ao estarem em contato com outras culturas, povos e línguas, estimulando a busca pelo conhecimento da história, das expressões culturais e das realidades política e sociocultural de outros países”, explicou Valéria.

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