UMC Notícias

Alunos de Farmácia da UMC – campus Villa Lobos desenvolvem gel esfoliante ecologicamente correto

Os alunos do 4º e 5º ano do curso de Farmácia da UMC – campus Villa Lobos, desenvolveram neste semestre diversos produtos manipulados, por meio da UMC Pharma. A atividade faz parte do estágio curricular desenvolvido pela própria universidade.

Dentre as produções está o Gel Esfoliante com semente de Apricot (Damasco) e de Maracujá, pensados como um produto ecologicamente correto. Atualmente, grande parte dos produtos esfoliantes disponíveis no mercado, apresentam as microesferas de polietileno, que por serem leves e minúsculas não são filtradas nos sistemas de tratamento de esgotos. Esses materiais plásticos absorvem substâncias tóxicas que não degradam no meio ambiente e tem a capacidade de se acumular em seres vivos que os consomem. Assim, desde os peixes que comem essas microesferas, a gaivota que come o peixe e toda a cadeia alimentar, se contamina com esses poluentes orgânicos – isso quando não é o ser humano o consumidor final desta cadeia.

O Gel esfoliante com as sementes naturais evita esse tipo de problema. Os produtos foram produzidos e testados de acordo com as boas práticas de manipulação, e vem sendo utilizados na clínica de estética pelos alunos da Biomedicina.

Vários outros produtos também foram produzidos e todo esse projeto tem contribuído para o aprendizado dos alunos nas áreas de manipulação e controle de qualidade, além de permitir trabalhos de iniciação científica.

Compartilhe: