UMC Notícias

Alunos de Engenharia da UMC visitam a Usina Hidrelétrica de Itaipu

Trinta alunos dos cursos de Engenharia da UMC visitaram, no início de maio, a Usina Hidrelétrica de Itaipu. A visita técnica é uma atividade extracurricular promovida pelos professores das Engenharias Elétrica, Civil, Mecânica e Produção, e busca atender as necessidades do mercado, incentivando o aprendizado dos alunos em ambientes externos.

A Usina de Itaipu está localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai e é considerada a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, com potência instalada de 14.000 MW.

Construída entre 1975 e 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares, seu nome “Itaipu” foi inspirado uma ilha que existia perto do local de construção. Na família linguística tupi-guarani, o termo significa “pedra na qual a água faz barulho”.

Em 32 anos de operação, a usina é líder mundial de produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,5 bilhões de MWh. Apesar de gerar menos do que em anos de recorde, Itaipu atingiu em 2014 o melhor índice de eficiência operacional dos 32 anos, com 99,3%.

Compartilhe: