UMC Notícias

Alunos de Design Gráfico realizam visita técnica na Plural Indústria Gráfica

Os alunos do segundo período de Design Gráfico da Universidade de Mogi das Cruzes, realizaram na última quinta-feira (31) uma visita ao Centro Técnico Gráfico Folha (CTGF). A visitação foi monitorada pelo professor Fabio Bortoloto e os estudantes tiveram acesso às áreas de produção e setores de logística da empresa. A corporação é responsável pela impressão dos jornais Folha de S. Paulo, Agora, Destaque, Metro, entre outros.

Os visitantes foram recepcionados por Adriano Oliveira, analista de PCP há mais de 27 anos no Grupo Folha de S. Paulo. Foram apresentados para os alunos os equipamentos gráficos importados da Alemanha. De acordo com Adriano, os maquinários têm a capacidade de produzir até 60 mil jornais por hora, com 48 páginas coloridas cada impresso.

Todo processo de produção ocorre após o recebimento do material via web. Adriano explicou que o serviço é dividido em duas etapas. Depois de receber o material da redação do jornal ocorre a pré-rodagem, onde são feitos os cadernos e editorias de menor urgência. A última fase são os cadernos que contêm os acontecimentos factuais e de maior interesse público.

Após conhecer o processo de produção, os alunos tiveram acesso ao setor de armazenamento da empresa. O local suporta até 5 mil toneladas de matéria prima e o estoque total é renovado a cada três meses. Diariamente a instituição recebe 3 a 4 carregamentos de papeis trazidos da Rússia e do Canadá. Cada carregamento contém 25 toneladas de matéria.

A Folha é renomada no mercado e já recebeu quatro Prêmios de Excelência Gráfica, sendo o último em 2015. O estudante de Design Gráfico da UMC Itallo Ferraz, relata que a visita técnica oferece aos alunos melhor aprendizagem. “Possibilita conhecer todo processo gráfico e conciliar a teoria que aprendemos na universidade e a prática”.

Thielly Cristina, também é estudante de Design Gráfico na UMC, e explica que conhecer o processo de produção enriquece a aprendizagem. “Isso facilita e abrange nossa visão, podendo estruturar melhor os projetos integrados da universidade”. 

Compartilhe: