UMC Notícias

Aluno de Engenharia Elétrica tem trabalho aprovado em Congresso Latino-americano de Eng. Biomédica

O trabalho do aluno Andrew Guimarães, do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Mogi das Cruzes, foi aceito para publicação e apresentação no VIII Congresso Latino Americano de Engenharia Biomédica. A conferência será realizada no mês de outubro em Cancun, no México.

O artigo está baseado em SCHSim – um simulador de vasos arteriais elásticos utilizando os modelos de Windkessel. Abaixo acompanhe um trecho esclarecedor dos resultados de estudo de Guimarães.

Artigo:

O uso de simuladores que representam características do sistema fisiológico tem grande utilidade para estudantes e pesquisadores da área médica, pois permitem uma melhor compreensão da dinâmica desse complexo sistema. Esses simuladores também são uma ferramenta importante para a realização de experimentos “in silico”, possibilitando, a partir de modelos matemáticos e computacionais, visualizar a resposta do sistema a novos medicamentos e tratamentos.

Neste contexto, foi apresentado o SCHSim, uma ferramenta computacional com objetivos didáticos, que imita o comportamento básico dos vasos arteriais elásticos por meio de circuitos elétricos equivalentes, baseados nos modelos de Windkessel. O SCHSim permite ao usuário interagir com o modelo alterando alguns parâmetros do sistema: frequência cardíaca, resistência periférica, complacência arterial e inércia sanguínea.

Como resultado, é possível visualizar gráficos referentes ao curso temporal da pressão arterial e do fluxo sanguíneo, demonstrando assim a dinâmica desse tipo de sistema. Além dos elementos de simulação, o SCHSim possui ferramentas didáticas, com informações sobre a teoria do Sistema Circulatório Humano (SCH) e instruções para o uso do software. Através dessas ferramentas, espera-se que o simulador possa ser utilizado para complementar o ensino dos princípios básicos da fisiologia.

Compartilhe: