UMC Notícias

Aluna de mestrado representa UMC em Congresso Internacional

Com o trabalho sobre Métodos de Ensino em Educação Odontológica durante a pandemia

Ana Luiza Campello Saijo, aluna de mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) vai participar do Congresso Internacional da Associação de Ensino Odontológico Europeu. A jovem irá apresentar virtualmente no dia 3 de junho, das 8h às 10h, horário de Brasília, um trabalho sobre “Métodos de Ensino em Educação Odontológica durante a pandemia” e levar o nome da universidade ao exterior.

“Analisamos as metodologias usadas pelo curso de Odontologia antes e ao longo da pandemia e chegamos à conclusão que houve um avanço no uso de tecnologias e metodologias ativas, entretanto, as práticas laboratoriais e clínicas foram prejudicadas e precisam ser retomadas no ensino presencial”, explicou Ana, que além de pesquisadora é professora da rede municipal de Mogi das Cruzes.

Segundo a orientadora do projeto, Mariana Gabriel, o trabalho da Ana integra uma pesquisa do grupo composto pelo aluno de graduação em Odontologia, Victorio Breno de Souza Martins,a coordenadora do curso de Odontologia da UMC, Tatiana Ribeiro de Campos Mello e por Mariana. “A pandemia está sendo um desafio muito grande, especialmente para o curso de Odontologia, por ter uma carga horária prática alta e a UMC está se esforçando para criar alternativas e estratégias para driblar essas dificuldades. E estamos conseguindo fazer isso com muito êxito”, conta.

A professora ainda destaca que essa troca de conhecimentos é essencial. “É muito importante apresentar nossa experiência e compartilhar a dos outros. Isso mostra que estamos dialogando com as demandas da sociedade e buscando expor nossos trabalhos aqui e no exterior, podendo assim mostrar a competência dos alunos da UMC”, compartilha.

Ana é formada em pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e agora cursa o mestrado. Segundo ela, o apoio da sua orientadora e da coordenadora de Odonto foi fundamental na elaboração do trabalho e a estudante já pensa num próximo passo. “A intenção agora é divulgar essa pesquisa e talvez transformá-la num artigo científico”, adianta.

Para ela, participar de um Congresso Internacional é um aprendizado e também uma grande responsabilidade. “Me sinto muito feliz e honrada em poder levar o nome UMC em um evento importante como esse”, finaliza.

Compartilhe: