UMC Notícias

Aluna de Jornalismo da UMC produz livro-reportagem sobre a quarentena

Livro “Quarentena”, de Mariana Acioli, traz imagens do cotidiano em Mogi e região, sob a perspectiva da aluna, que trabalhou expondo-se aos riscos para deixar de legado a cobertura jornalística da maior pandemia dos últimos 100 anos da história

A estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Mariana Acioli, transformou o dia a dia como estagiária em um jornal impresso da região na cobertura da pandemia de Covid-19 no livro-reportagem fotográfico “Quarentena”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A obra, inédita, é considerada uma das primeiras no Brasil a abordar o período de isolamento social da população desde o início do contágio do novo coronavírus no país.

Inicialmente, a estudante pretendia fazer um trabalho sobre a violação dos direitos humanos dos refugiados no Brasil, mas com a quarentena decretada e a dificuldade de mobilidade, Mariana teve de se reinventar, como aluna e futura jornalista. Em conversa com a orientadora do TCC, professora Simone Leone, surgiu a proposta de captar a urgência do momento que o mundo estava vivendo e produzir um livro sobre a própria quarentena.

Mudar o tema faltando apenas dois meses para a apresentação à banca foi um grande desafio. Mariana então colocou mãos à obra, ou melhor, a câmera em ação. Com uma nova pauta e planejamento, primeiro, ela selecionou imagens que já tinha produzido em seu cotidiano de estagiária. Depois, passou a produzir mais fotos e incluiu entrevistas com personagens que estavam enfrentando um inimigo invisível na linha de frente contra o vírus.

“Ver a história se construindo diante dos meus olhos trouxe, em mim, um sentido de urgência em eternizar o que presenciava. Não se tratava mais de um registro factual para uma matéria do jornal que sairia no dia seguinte, era sobre tempos que fariam parte das histórias que serão contadas nas próximas gerações, fatos que motivariam descobertas na ciência e medicina, e eu estava no meio de tudo aquilo”, conta a autora.

O resultado é um livro com 100 páginas com imagens do cotidiano em Mogi e região, sob a perspectiva da jovem que trabalhou expondo-se aos riscos para deixar de legado a cobertura jornalística da maior pandemia dos últimos 100 anos da história, um registro para toda a sociedade, inclusive àqueles incrédulos no poder devastador do vírus. O prefácio da obra é do fotojornalista Pedro Chavedar.

O livro “Quarentena”, em fase de impressão, foi apresentado à banca de TCCs em 17 de junho e foi aprovado com nota máxima pelos avaliadores, os professores Elizeu Silva e Hércules Moreira, do curso de Jornalismo da UMC, sob coordenação da professora Gracy Astolpho Duarte.

Compartilhe: