A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, vai ampliar o acesso da população a atividades esportivas gratuitas. A partir de 18 de agosto, alunos do curso de Educação Física, do 6º ao 8º semestre, iniciarão estágios presenciais em quatro espaços municipais, sempre com supervisão direta e contínua de professores da universidade — um diferencial em relação a outras instituições de ensino. Esta é a primeira vez que a UMC realiza estágios com esse formato em espaços públicos.
As atividades acontecerão no período noturno, das 19h às 20h30, no Parque Airton Nogueira, Centro Esportivo do Rodeio, Pró-Hiper e Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato. Organizados em grupos de 15 alunos, os estagiários vão desenvolver ações como iniciação esportiva, recreação, ginástica funcional, corrida, hidroginástica para idosos e atividades específicas para pessoas com deficiência (PCD).
Segundo a coordenadora do curso de Educação Física, professora Geovana Anacleto, o projeto representa um avanço significativo na formação dos estudantes. “Diferente de outras instituições, a UMC garante supervisão direta aos alunos durante o estágio, o que potencializa o aprendizado e melhora a qualidade do atendimento à população. Os professores aplicam a teoria na prática, os alunos ganham experiência real e a comunidade é beneficiada com novas opções de atividade física e promoção da saúde”, afirma.
Além de fortalecer a formação prática dos futuros profissionais, a iniciativa promove inclusão, promoção de saúde e qualidade de vida, ampliando as oportunidades de acesso da comunidade mogiana às práticas esportivas gratuitas. As atividades serão realizadas até dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo site https://mogidascruzes.digital.esp.br/tiposdeturmas/1/iniciacao-esportiva, indicando o local da atividade. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (11) 4798-5005.