Estrutura Curricular Mestrado

Mestrado

CRÉDITOS PARA INTEGRALIZAÇÃO

O Mestrado tem duração de 24 meses, encerrando-se com a defesa pública da dissertação. O aluno deve cursar 14 créditos em disciplinas obrigatórias, 06 créditos em optativas, além de cumprir as Atividades Complementares (04 créditos), totalizando 24 créditos. Os alunos também preparam e defendem a sua tese, obtendo mais 20 créditos nesse processo, totalizando 44 créditos.

  • 14 créditos em disciplinas obrigatórias;
  • 06 créditos em disciplinas optativas;
  • 04 créditos em atividades complementares;
  • 20 créditos na dissertação.
Edit Content
MATRIZ CURRICULAR
 Disciplina CH  Créditos 
OBRIGATÓRIOSPesquisa, Inovação e Gestão para práticas em Saúde604
Metodologia Científica302
Empreendedorismo302
Tecnologias aplicadas em saúde302
Seminários604
 TOTAL DISCIPLINAS21014
 Atividades complementares604
 TOTAL CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS27018
OPTATIVOSAnálise de dados em saúde302
Bases Moleculares do Câncer  
Bioética302
Estatística e Bioestatística302
Estágio Docente604
Estágio Profissional302
Gerenciamento de Doenças302
Gestão de pessoas e processos em Saúde302
Informática em Saúde302
Propriedade intelectual e Gestão Patentária302
Qualidade de vida302
Saúde Integrativa302
Recursos Tecnológicos em Educação302
Técnicas em diagnóstico não-invasivo302
Tópicos Especiais em Pesquisa Clínica302

OBRIGATÓRIOS

Edit Content
Pesquisa, Inovação e Gestão para Práticas em Saúde
   Carga horária: 60hCréditos: 4
Linha de Pesquisa: Todas
Ementa: Ciência e Tecnologia em Saúde: estado da arte e abrangência da área. Conceitos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde. Estudos e pesquisas em saúde no Brasil. Aspectos éticos e marcos institucionais da pesquisa em saúde no Brasil. Gestão de pesquisas e de novas tecnologias em saúde: ferramentas para avaliação tecnológica e financeira. Transferência de tecnologia X aquisição de tecnologia: problemas para países em desenvolvimento. A política Nacional de Gestão em tecnologias em saúde e a legislação pertinente. Protocolos e diretrizes clínicas: importância para a gestão de tecnologias em saúde. O complexo industrial da saúde: uma visão geral.
Edit Content
Metodologia Científica   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Todas
Ementa: Conceitos básicos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa.  Coleta de dados. Análise de Dados. Interpretação de resultados. Ética na Pesquisa.
Edit Content
Empreendedorismo   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Todas
Ementa: Elaborar um modelo de negócios para analisar a viabilidade de uma oportunidade. Estratégia; motivação e perfil do empreendedor; intra empreendedorismo; tipos de empresas. Plano de Negócios: validação de uma idéia; diferenciação e as 5 forças de Porter; teoria do Oceano Azul (Kim e Mauborgne); missão; visão, valores; e políticas; ameaças e oportunidades; pontos fortes e fracos. Plano de implantação: marketing (produto, preço, promoção; praça; vendas para pessoas físicas, empresas privadas e licitações públicas); finanças (orçamento); operações (controle de estoques, processos); e recursos humanos.
Edit Content
Tecnologias Aplicadas em Saúde   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Todas
Ementa: Essa disciplina aborda temas específicos e relacionados aos avanços científicos e tecnológicos na área de Tecnologias Aplicadas à Saúde humana. Esses tópicos podem variar a cada semestre, abrangendo desde os mais recentes avanços científicos e descobertas até inovações tecnológicas na geração e análise de dados, assim como no desenvolvimento de processos e produtos com foco em humanos. A abordagem dos temas envolve a leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas, além da apresentação de seminários.
Edit Content
Seminários   Carga horária: 60hCréditos: 4
Linha de Pesquisa: Todas
Ementa: O projeto de dissertação. Apresentação do Tema. Marco Teórico: a formulação do problema, objetivos, a construção das hipóteses (pressupostos) e a identificação das relações entre as variáveis. Justificativa e relevância. Base teórico-empírica. A elaboração da base teórico-empírica. Procedimento metodológico. O Planejamento da Pesquisa: o delineamento e estratégias. Os meios técnicos da investigação. O Plano de Análise.
Edit Content
Atividades Complementares   Carga horária: 60hCréditos: 04
Linha de Pesquisa: Todas

Observação: Detalhes disponíveis na Instrução Normativa UMC disponível no site: https://www.umc.br/stricto-sensu/wp-content/uploads/2024/06/IN-UMC-002-2024.pdf

Ementa: Desenvolvimento de atividades complementares vinculadas ao Programa de Pós-Graduação (PPG), que contribuem para a formação acadêmica e profissional dos pós-graduandos. As atividades incluem produção de artigos científicos, registro de software, patentes, participação em eventos científicos, envolvimento em projetos de extensão e outras iniciativas que fortalecem a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

OPTATIVOS

Edit Content
Análise de Dados em Saúde    Carga horária: 30h Créditos: 2
Linha de Pesquisa: Pesquisa e inovação em saúde
Ementa: O objetivo da disciplina é fornecer ao aluno um panorama geral das principais técnicas de análise de dados focando a área da saúde, refletindo e considerando as particularidades desse setor. O curso mostrará como desenvolver modelos analíticos para a área médica, superando os desafios típicos do segmento, e tendo em mente a constante preocupação com os princípios norteadores da ética médica. São conteúdo da disciplina: Conceitos gerais (análise de dados, big data, ciclo de vida da atividade de análise de dados, aspectos éticos); Estruturas de Armazenamento (estrutura relacional, estrutura dimensional; armazenamento não estruturado (NoSQL); Técnicas de Análise (análise exploratória, técnicas de associação, técnicas de classificação/regressão, técnicas de agrupamento, análise de séries temporais).
Edit Content
Bioética   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Todas
Ementa: Apresentação da legislação vigente no país que rege os principais preceitos de bioética envolvidos na Pesquisa Clínica e na Experimentação Animal, tais como a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, Lei 11.105/2005 de Biossegurança, Declaração Universal do Genoma Humano e dos Direitos Humanos e Lei nº 11.794/2008 sobre uso de animais em pesquisa. Constituição e papel do Comitê Internacional de Bioética, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), das Comissões Internas de Biossegurança (CIBios) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Análise e debate de temas polêmicos em bioética, como: genoma humano, clonagem, terapia reprodutiva e terapêutica, reprodução assistida, paciente terminal, efeito placebo na Pesquisa Clínica, uso de animais em pesquisa, exploração de animais na indústria cosmética e alimentícia.
Edit Content
Estágio Docente   Carga horária: 40hCréditos: 4
Linha de Pesquisa: Todas
Ementa: Universidade e docência. Participação em atividades de ensino e extensão na instituição. A disciplina tem caráter teórico prático visando o aperfeiçoamento pedagógico através de trabalho direto com os alunos de graduação em sala de aula e fora dela.  Práticas Pedagógicas de Inclusão: pesquisa e comunicação do conhecimento; Tecnologias, Docência e Inovações em aprendizagem.
Edit Content
Estágio Profissional   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Todas
Ementa: O estágio visa proporcionar a oportunidade de aplicar e aprimorar seus conhecimentos teóricos em um ambiente de trabalho real, sob a supervisão de profissionais experientes. O estágio permite aos alunos explorarem diferentes aspectos da prática profissional em sua área de atuação, desenvolvendo habilidades específicas relacionadas às demandas do mercado de trabalho
Edit Content
Estatística e Bioestatística   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Todas
Ementa: Importância da Estatística no planejamento experimental e na análise dos dados. Estatística descritiva: Tabelas e Histogramas, Medidas de Tendência Central e Variabilidade. Correlação de Variáveis e Regressão Linear. Delineamento de Experimentos: Tipos de Amostra, Fatores e Níveis Experimentais. Apresentação de software de estatística.
Edit Content
Gerenciamento de Doenças   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Gestão e qualidade em saúde
Ementa: Aplicar conceitos de gerenciamento para conhecer melhor os pacientes, especialmente os pacientes crônicos, identificar esses subgrupos para melhorar a assistência, reduzir o risco a que estão expostas, e diminuir o uso equivocado de serviços, reduzindo também o gasto em saúde. Padronização dos programas de gerenciamento de doenças. Fundamentos da teoria econômica e introdução à economia da saúde. A revisão continuada de saúde. Cuidados inovadores para condições crônicas. Gestão integral de saúde.

 

Edit Content
Gestão de Pessoas e Processos em Saúde   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Todas
Ementa: No mundo atual, em todos os aspectos, a qualidade passou a ter grande destaque nas empresas. A garantia de sobrevivência e o sucesso dependem da busca em superar as expectativas de seus clientes. Com a competitividade, a tecnologia cada vez mais avançada, as transformações de expressão no mercado, as empresas tiveram que buscar cada vez mais, ferramentas e programas de acreditação e certificação de qualidade para se manterem no mercado. São objetivos desta disciplina: demonstrar a importância da atuação de bons líderes no planejamento estratégico de empresas do setor de saúde. como a liderança influencia diretamente no atendimento ao cliente e no desenvolvimento do potencial das equipes; implantação de sistemas da qualidade em serviços de saúde; mostrar o quanto o empenho e a participação direta dos colaboradores aprimoraram e tornaram efetivos os Indicadores da Qualidade; mostrar o quanto o comprometimento do colaborador e sua satisfação dentro da empresa refletem no atendimento humanizado e na fidelização dos clientes; demonstrar a importância da Inteligência emocional, aplicando técnicas de respiração e meditação para aliviar o stress e diminuir a ansiedade, aumentando a capacidade em manter o foco e melhorando a qualidade de vida e o clima organizacional dentro de uma empresa.
Edit Content
Gestão em Saúde   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Gestão e qualidade em saúde
Ementa: Avanços tecnológicos e metodológicos na área de Gestão em Saúde. Avanços científicos e descobertas recentes na área. Avanços tecnológicos na geração e análise de dados em saúde. Desenvolvimento de processos e produtos. Leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas.
Edit Content

Propriedade Intelectual e Gestão Patentária
Linha de Pesquisa: Pesquisa e inovação em saúde; Tecnologia educacionais em saúdeCategoria: Optativa
Créditos: 02
Carga horária: 30h

Ementa: O objeto da Propriedade Intelectual. A relevância da Propriedade Intelectual sob o aspecto jurídico, científico e tecnológico. A proteção constitucional e a nova legislação vigente. Organismos internacionais na esfera da Propriedade Intelectual. A internacionalização da Propriedade Intelectual. A interação da Lei 9279/96 e da Lei Autoral com os atos internacionais. O fenômeno da pirataria no âmbito internacional. Conceitos preliminares de patentes. A patente como elemento de desenvolvimento científico e tecnológico. O fenômeno invenção e a distinção da mera descoberta. Os pressupostos e requisitos para a obtenção da patente. As modalidades de patentes. As proibições para a concessão de patentes. Titularidades. O processo administrativo para obtenção da patente. Extensão dos direitos de patente. As modalidades de transferência do direito de patente. A nova realidade dos desenhos industriais. A Biotecnologia e suas implicações jurídicas.

Edit Content
Qualidade de Vida   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Gestão e qualidade em saúde; Pesquisa e inovação em saúde
Ementa: Objetiva oferecer subsídios para a compreensão, capacidade de análise e argumentação, desenvolvimento e articulação de conceitos e processos relativos à qualidade de vida do ser humano como cidadão, incluindo a questão dos processos de medição da qualidade de vida.
Edit Content
Recursos Tecnológicos em Educação   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Tecnologias educacionais para a saúde
Ementa: Estudo dos recursos computacionais aplicadas na educação (aplicativos, internet, multimídia e outros). Computador como recurso tecnológico no processo de ensino-aprendizagem. Ferramenta para atividades educacionais. Internet e o ensino
Edit Content
Saúde Integrativa   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Gestão e qualidade em saúde; Pesquisa e inovação em saúde
Ementa: Nesta disciplina são discutidos temas específicos e relacionados com os avanços tecnológicos e metodológicos na área da Saúde Integrativa e das PICS. Estes tópicos podem variar de semestre a semestre e podem envolver os avanços científicos e descobertas recentes na área ou alternativamente avanços tecnológicos na geração e análise de dados ou ainda desenvolvimento de processos e produtos. A discussão dos temas será baseada em: (1) leitura e discussão de artigos científicos; (2) apresentação de seminários.
Edit Content
Técnicas em diagnósticos não invasivo   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Pesquisa e inovação em saúde
Ementa: Potencial de membrana e canais iônicos, princípios do ECG, Alterações do ECG, Princípios da ultrassonografia, ultrassonografia eco-doppler, Princípios do Raio-X, Radiografia, Angiografia, Monografia, Tomografia computadorizada, Princípios da Ressonância magnética nuclear, Medicina Nuclear.
Edit Content
Tópicos Especiais em Pesquisa Clínica   Carga horária: 30hCréditos: 2
Linha de Pesquisa: Pesquisa e inovação em saúde
Ementa: Nesta disciplina são discutidos temas específicos e relacionados com os avanços científicos e tecnológicos na área de Pesquisa Clínica. Estes tópicos podem variar de semestre a semestre e podem envolver os avanços científicos e descobertas recentes na área ou alternativamente avanços tecnológicos na geração e análise de dados ou ainda desenvolvimento de processos e produtos. A discussão dos temas será baseada em: (1) leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas; (2) apresentação de seminários;