Estrutura Curricular Mestrado
Mestrado
CRÉDITOS PARA INTEGRALIZAÇÃO
O Mestrado tem duração de 24 meses, encerrando-se com a defesa pública da dissertação. O aluno deve cursar 14 créditos em disciplinas obrigatórias, 06 créditos em optativas, além de cumprir as Atividades Complementares (04 créditos), totalizando 24 créditos. Os alunos também preparam e defendem a sua tese, obtendo mais 20 créditos nesse processo, totalizando 44 créditos.
- 14 créditos em disciplinas obrigatórias;
- 06 créditos em disciplinas optativas;
- 04 créditos em atividades complementares;
- 20 créditos na dissertação.
MATRIZ CURRICULAR | |||
Disciplina | CH | Créditos | |
OBRIGATÓRIOS | Pesquisa, Inovação e Gestão para práticas em Saúde | 60 | 4 |
Metodologia Científica | 30 | 2 | |
Empreendedorismo | 30 | 2 | |
Tecnologias aplicadas em saúde | 30 | 2 | |
Seminários | 60 | 4 | |
TOTAL DISCIPLINAS | 210 | 14 | |
Atividades complementares | 60 | 4 | |
TOTAL CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS | 270 | 18 | |
OPTATIVOS | Análise de dados em saúde | 30 | 2 |
Bases Moleculares do Câncer | |||
Bioética | 30 | 2 | |
Estatística e Bioestatística | 30 | 2 | |
Estágio Docente | 60 | 4 | |
Estágio Profissional | 30 | 2 | |
Gerenciamento de Doenças | 30 | 2 | |
Gestão de pessoas e processos em Saúde | 30 | 2 | |
Informática em Saúde | 30 | 2 | |
Propriedade intelectual e Gestão Patentária | 30 | 2 | |
Qualidade de vida | 30 | 2 | |
Saúde Integrativa | 30 | 2 | |
Recursos Tecnológicos em Educação | 30 | 2 | |
Técnicas em diagnóstico não-invasivo | 30 | 2 | |
Tópicos Especiais em Pesquisa Clínica | 30 | 2 |
OBRIGATÓRIOS
Pesquisa, Inovação e Gestão para Práticas em Saúde | Carga horária: 60h | Créditos: 4 |
Linha de Pesquisa: Todas | ||
Ementa: Ciência e Tecnologia em Saúde: estado da arte e abrangência da área. Conceitos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde. Estudos e pesquisas em saúde no Brasil. Aspectos éticos e marcos institucionais da pesquisa em saúde no Brasil. Gestão de pesquisas e de novas tecnologias em saúde: ferramentas para avaliação tecnológica e financeira. Transferência de tecnologia X aquisição de tecnologia: problemas para países em desenvolvimento. A política Nacional de Gestão em tecnologias em saúde e a legislação pertinente. Protocolos e diretrizes clínicas: importância para a gestão de tecnologias em saúde. O complexo industrial da saúde: uma visão geral. |
Metodologia Científica | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Todas | ||
Ementa: Conceitos básicos de pesquisa. Métodos e Técnicas de pesquisa. Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa. Coleta de dados. Análise de Dados. Interpretação de resultados. Ética na Pesquisa. |
Empreendedorismo | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Todas | ||
Ementa: Elaborar um modelo de negócios para analisar a viabilidade de uma oportunidade. Estratégia; motivação e perfil do empreendedor; intra empreendedorismo; tipos de empresas. Plano de Negócios: validação de uma idéia; diferenciação e as 5 forças de Porter; teoria do Oceano Azul (Kim e Mauborgne); missão; visão, valores; e políticas; ameaças e oportunidades; pontos fortes e fracos. Plano de implantação: marketing (produto, preço, promoção; praça; vendas para pessoas físicas, empresas privadas e licitações públicas); finanças (orçamento); operações (controle de estoques, processos); e recursos humanos. |
Tecnologias Aplicadas em Saúde | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Todas | ||
Ementa: Essa disciplina aborda temas específicos e relacionados aos avanços científicos e tecnológicos na área de Tecnologias Aplicadas à Saúde humana. Esses tópicos podem variar a cada semestre, abrangendo desde os mais recentes avanços científicos e descobertas até inovações tecnológicas na geração e análise de dados, assim como no desenvolvimento de processos e produtos com foco em humanos. A abordagem dos temas envolve a leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas, além da apresentação de seminários. |
Seminários | Carga horária: 60h | Créditos: 4 |
Linha de Pesquisa: Todas | ||
Ementa: O projeto de dissertação. Apresentação do Tema. Marco Teórico: a formulação do problema, objetivos, a construção das hipóteses (pressupostos) e a identificação das relações entre as variáveis. Justificativa e relevância. Base teórico-empírica. A elaboração da base teórico-empírica. Procedimento metodológico. O Planejamento da Pesquisa: o delineamento e estratégias. Os meios técnicos da investigação. O Plano de Análise. |
Atividades Complementares | Carga horária: 60h | Créditos: 04 |
Linha de Pesquisa: Todas | ||
Observação: Detalhes disponíveis na Instrução Normativa UMC disponível no site: https://www.umc.br/stricto-sensu/wp-content/uploads/2024/06/IN-UMC-002-2024.pdf Ementa: Desenvolvimento de atividades complementares vinculadas ao Programa de Pós-Graduação (PPG), que contribuem para a formação acadêmica e profissional dos pós-graduandos. As atividades incluem produção de artigos científicos, registro de software, patentes, participação em eventos científicos, envolvimento em projetos de extensão e outras iniciativas que fortalecem a inovação e o desenvolvimento tecnológico. |
OPTATIVOS
Análise de Dados em Saúde | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Pesquisa e inovação em saúde | ||
Ementa: O objetivo da disciplina é fornecer ao aluno um panorama geral das principais técnicas de análise de dados focando a área da saúde, refletindo e considerando as particularidades desse setor. O curso mostrará como desenvolver modelos analíticos para a área médica, superando os desafios típicos do segmento, e tendo em mente a constante preocupação com os princípios norteadores da ética médica. São conteúdo da disciplina: Conceitos gerais (análise de dados, big data, ciclo de vida da atividade de análise de dados, aspectos éticos); Estruturas de Armazenamento (estrutura relacional, estrutura dimensional; armazenamento não estruturado (NoSQL); Técnicas de Análise (análise exploratória, técnicas de associação, técnicas de classificação/regressão, técnicas de agrupamento, análise de séries temporais). |
Bioética | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Todas | ||
Ementa: Apresentação da legislação vigente no país que rege os principais preceitos de bioética envolvidos na Pesquisa Clínica e na Experimentação Animal, tais como a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, Lei 11.105/2005 de Biossegurança, Declaração Universal do Genoma Humano e dos Direitos Humanos e Lei nº 11.794/2008 sobre uso de animais em pesquisa. Constituição e papel do Comitê Internacional de Bioética, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), das Comissões Internas de Biossegurança (CIBios) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Análise e debate de temas polêmicos em bioética, como: genoma humano, clonagem, terapia reprodutiva e terapêutica, reprodução assistida, paciente terminal, efeito placebo na Pesquisa Clínica, uso de animais em pesquisa, exploração de animais na indústria cosmética e alimentícia. |
Estágio Docente | Carga horária: 40h | Créditos: 4 |
Linha de Pesquisa: Todas | ||
Ementa: Universidade e docência. Participação em atividades de ensino e extensão na instituição. A disciplina tem caráter teórico prático visando o aperfeiçoamento pedagógico através de trabalho direto com os alunos de graduação em sala de aula e fora dela. Práticas Pedagógicas de Inclusão: pesquisa e comunicação do conhecimento; Tecnologias, Docência e Inovações em aprendizagem. |
Estágio Profissional | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Todas | ||
Ementa: O estágio visa proporcionar a oportunidade de aplicar e aprimorar seus conhecimentos teóricos em um ambiente de trabalho real, sob a supervisão de profissionais experientes. O estágio permite aos alunos explorarem diferentes aspectos da prática profissional em sua área de atuação, desenvolvendo habilidades específicas relacionadas às demandas do mercado de trabalho |
Estatística e Bioestatística | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Todas | ||
Ementa: Importância da Estatística no planejamento experimental e na análise dos dados. Estatística descritiva: Tabelas e Histogramas, Medidas de Tendência Central e Variabilidade. Correlação de Variáveis e Regressão Linear. Delineamento de Experimentos: Tipos de Amostra, Fatores e Níveis Experimentais. Apresentação de software de estatística. |
Gerenciamento de Doenças | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Gestão e qualidade em saúde | ||
Ementa: Aplicar conceitos de gerenciamento para conhecer melhor os pacientes, especialmente os pacientes crônicos, identificar esses subgrupos para melhorar a assistência, reduzir o risco a que estão expostas, e diminuir o uso equivocado de serviços, reduzindo também o gasto em saúde. Padronização dos programas de gerenciamento de doenças. Fundamentos da teoria econômica e introdução à economia da saúde. A revisão continuada de saúde. Cuidados inovadores para condições crônicas. Gestão integral de saúde. |
Gestão de Pessoas e Processos em Saúde | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Todas | ||
Ementa: No mundo atual, em todos os aspectos, a qualidade passou a ter grande destaque nas empresas. A garantia de sobrevivência e o sucesso dependem da busca em superar as expectativas de seus clientes. Com a competitividade, a tecnologia cada vez mais avançada, as transformações de expressão no mercado, as empresas tiveram que buscar cada vez mais, ferramentas e programas de acreditação e certificação de qualidade para se manterem no mercado. São objetivos desta disciplina: demonstrar a importância da atuação de bons líderes no planejamento estratégico de empresas do setor de saúde. como a liderança influencia diretamente no atendimento ao cliente e no desenvolvimento do potencial das equipes; implantação de sistemas da qualidade em serviços de saúde; mostrar o quanto o empenho e a participação direta dos colaboradores aprimoraram e tornaram efetivos os Indicadores da Qualidade; mostrar o quanto o comprometimento do colaborador e sua satisfação dentro da empresa refletem no atendimento humanizado e na fidelização dos clientes; demonstrar a importância da Inteligência emocional, aplicando técnicas de respiração e meditação para aliviar o stress e diminuir a ansiedade, aumentando a capacidade em manter o foco e melhorando a qualidade de vida e o clima organizacional dentro de uma empresa. |
Gestão em Saúde | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Gestão e qualidade em saúde | ||
Ementa: Avanços tecnológicos e metodológicos na área de Gestão em Saúde. Avanços científicos e descobertas recentes na área. Avanços tecnológicos na geração e análise de dados em saúde. Desenvolvimento de processos e produtos. Leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas. |
Propriedade Intelectual e Gestão Patentária
Linha de Pesquisa: Pesquisa e inovação em saúde; Tecnologia educacionais em saúdeCategoria: Optativa
Créditos: 02
Carga horária: 30h
Ementa: O objeto da Propriedade Intelectual. A relevância da Propriedade Intelectual sob o aspecto jurídico, científico e tecnológico. A proteção constitucional e a nova legislação vigente. Organismos internacionais na esfera da Propriedade Intelectual. A internacionalização da Propriedade Intelectual. A interação da Lei 9279/96 e da Lei Autoral com os atos internacionais. O fenômeno da pirataria no âmbito internacional. Conceitos preliminares de patentes. A patente como elemento de desenvolvimento científico e tecnológico. O fenômeno invenção e a distinção da mera descoberta. Os pressupostos e requisitos para a obtenção da patente. As modalidades de patentes. As proibições para a concessão de patentes. Titularidades. O processo administrativo para obtenção da patente. Extensão dos direitos de patente. As modalidades de transferência do direito de patente. A nova realidade dos desenhos industriais. A Biotecnologia e suas implicações jurídicas.
Qualidade de Vida | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Gestão e qualidade em saúde; Pesquisa e inovação em saúde | ||
Ementa: Objetiva oferecer subsídios para a compreensão, capacidade de análise e argumentação, desenvolvimento e articulação de conceitos e processos relativos à qualidade de vida do ser humano como cidadão, incluindo a questão dos processos de medição da qualidade de vida. |
Recursos Tecnológicos em Educação | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Tecnologias educacionais para a saúde | ||
Ementa: Estudo dos recursos computacionais aplicadas na educação (aplicativos, internet, multimídia e outros). Computador como recurso tecnológico no processo de ensino-aprendizagem. Ferramenta para atividades educacionais. Internet e o ensino |
Saúde Integrativa | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Gestão e qualidade em saúde; Pesquisa e inovação em saúde | ||
Ementa: Nesta disciplina são discutidos temas específicos e relacionados com os avanços tecnológicos e metodológicos na área da Saúde Integrativa e das PICS. Estes tópicos podem variar de semestre a semestre e podem envolver os avanços científicos e descobertas recentes na área ou alternativamente avanços tecnológicos na geração e análise de dados ou ainda desenvolvimento de processos e produtos. A discussão dos temas será baseada em: (1) leitura e discussão de artigos científicos; (2) apresentação de seminários. |
Técnicas em diagnósticos não invasivo | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Pesquisa e inovação em saúde | ||
Ementa: Potencial de membrana e canais iônicos, princípios do ECG, Alterações do ECG, Princípios da ultrassonografia, ultrassonografia eco-doppler, Princípios do Raio-X, Radiografia, Angiografia, Monografia, Tomografia computadorizada, Princípios da Ressonância magnética nuclear, Medicina Nuclear. |
Tópicos Especiais em Pesquisa Clínica | Carga horária: 30h | Créditos: 2 |
Linha de Pesquisa: Pesquisa e inovação em saúde | ||
Ementa: Nesta disciplina são discutidos temas específicos e relacionados com os avanços científicos e tecnológicos na área de Pesquisa Clínica. Estes tópicos podem variar de semestre a semestre e podem envolver os avanços científicos e descobertas recentes na área ou alternativamente avanços tecnológicos na geração e análise de dados ou ainda desenvolvimento de processos e produtos. A discussão dos temas será baseada em: (1) leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas; (2) apresentação de seminários; |
UMC – Universidade Mogi das Cruzes
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200, Mogi das Cruzes – SP
Atendimento: 11 4798-7000 – 0800 019 2001