UMC Notícias

Você conhece as árvores da UMC?

Na semana em que se comemoram o Dia da Árvore, 21, e a chegada da primavera, 22 de setembro, professora do curso de Biologia fala sobre um estudo das árvores do campus Mogi e sua importância

O Dia da Árvore, comemorado essa semana em 21 de setembro, é uma importante data para a conscientização e reflexão sobre essa riqueza natural. O campus de Mogi das Cruzes da UMC, por exemplo, é muito arborizado e cheio de natureza. Mas você já parou para pensar quais espécies de árvores tem por aqui?

A maioria é exótica. Esse foi o resultado de uma pesquisa de duas alunas de Biologia, que mapearam as espécies das árvores do campus Mogi da UMC. Para a professora do curso, Renata Scabbia, especialista em flora, esse mapeamento é uma grande contribuição para a arborização da cidade. “Com ele é possível saber se alguma espécie está atraindo animais ou gerando uma praga na parte urbana”, ressalta.

O resultado desse estudo mostrou que no campus Mogi mais de 50% das árvores são de espécies exóticas, vindas da América do Norte, do Uruguai e até da Ásia. Um exemplo disso são as espécies do Ipê do Jardim (Tecoma stans), originárias do México, a Jambo que vem da Índia e o Pinheiro do Brejo (Taxodium distichum), originária da América do Norte.

Compartilhe: