UMC Notícias

UMC recebe pesquisadora da Austrália para ministrar curso sobre método de detecção do câncer de pele

O Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) realiza nos dias 23 e 24 de março, o Dermatoscopy Masterclass, curso internacional de dermatoscopia baseado no algoritmo “Chaos and Clues”, método que tem 90,6% de sensibilidade para detectar o câncer de pele. O evento contará com palestras das doutoras Agata Bulinska, PhD, uma das pesquisadoras mentoras do algoritmo e professora sênior da Escola de Medicina da Universidade de Queensland, na Austrália, e Elizabeth Leocadia Fernandes, coordenadora do Ambulatório de Dermatoscopia e Melanoma da UMC.
O curso reunirá dermatologistas, oncologistas e cirurgiões oncológicos e plásticos de todo o Brasil, além de patologistas e residentes em Dermatologia dos serviços credenciados pelo SUS. Será realizado no Teatro Manoel Bezerra de Melo, o Bezerrão, das 8h30 às 16 horas. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail dermatoscopiaumc@hotmail.com. Há descontos especiais para membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A programação terá início no dia 23 de março, às 8h30, com as convidadas falando sobre os temas: Técnica e Bases Lógicas da Dermatoscopia, Padrões, Cores e Pistas e Algoritmo “Chaos and Clues”. Após a pausa para o almoço, às 13 horas, as palestrantes discorrerão sobre Casos Interativos, Lesões de Pele Não Pigmentadas e Predição sem pigmento: um algoritmo de diagnóstico para lesões de pele não pigmentadas.
No dia 24 de março, a partir das 9 horas, as doutoras Agata e Elizabeth falarão sobre Tumores Queratinocíticos (câncer de pele não melanoma), Casos Interativos e Revisão com especial ênfase na detecção de melanoma. Às 16 horas, haverá o encerramento.
O curso contará, ainda, com a participação do doutor André Pessanha, coordenador do Ambulatório de Cirurgia Dermatológica do Serviço de Dermatologia da UMC e dos residentes.
“É um evento de grande importância, transmissão e troca de conhecimentos entre a pesquisadora e os profissionais que trabalham com o diagnóstico do câncer de pele por meio do dermatoscópio, aparelho que amplia as lesões. O exame é simples, feito durante a consulta, que permite a visualização detalhada das estruturas. Este método é amplamente utilizado por membros da International Dermoscopy Society”, explicou a doutora Elizabeth Leocadia Fernandes.
Formar residentes na especialidade de dermatologia, atender a população de Mogi das Cruzes e região no ambulatório da Policlínica da UMC, promover pesquisas científicas e disseminar conhecimento são os objetivos do Serviço de Dermatologia da UMC, que tem como responsável a doutora Denise Steiner. “Aproveito para agradecer o diretor da Policlínica, doutor Melquíades Machado Portela, que não mediu esforços para que este importante evento fosse realizado e à UMC, pelo apoio institucional”, destacou a doutora Elizabeth.

Compartilhe: