UMC Notícias

UMC oferece exame de Papanicolau gratuito no dia 3 de março

Será realizada no próximo sábado, na Policlínica da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) mais uma edição da Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino, que oferecerá exames gratuitos de Papanicolau às mulheres do Alto Tietê. A ação é promovida pelas Ligas de Oncologia e Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da UMC.
Para participar, as interessadas devem comparecer à Policlínica, das 8 às 16 horas, e apresentar um documento pessoal. O atendimento será feito por ordem de chegada, com distribuição de senhas. A expectativa dos organizadores é atender cem pacientes
“A prevenção é muito importante para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de colo de útero. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores serão as chances de cura, sobrevida e a qualidade de vida do paciente”, explicou o doutor Edmir José Marin, professor e orientador da Liga de Ginecologia do curso de Medicina da UMC.
“O objetivo é proporcionar atendimento ágil e eficaz para a população do Alto Tietê, pois em um único dia, as pacientes poderão fazer os exames e ter acesso a informações importantes sobre a doença e sua prevenção”, contou Thaís Teng, presidente da Liga de Ginecologia.
O atendimento será feito pelos alunos de Medicina, com supervisão dos professores. A campanha tem o apoio do Laboratório Cytolab, de Mogi das Cruzes.

Serviço
Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino

Sábado, dia 3 de março
Horário: das 8 às 16 horas
Local: Policlínica da UMC
Rua Dom Antônio Candido Alvarenga, 170
Informações: 4728-5383


Saiba mais sobre o Câncer de Colo de Útero
O que é?

É o crescimento anormal das células da porção inferior do útero, chamada de colo ou cérvix a partir de lesões precursoras. É o segundo câncer de maior incidência no País.

Causas
É causado, geralmente, por infecção em alguns tipos de HPV (Papilomavírus Humano, tipo 16 e 18). Essa infecção é comum, mas em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir ao câncer.

Fatores de riscos
Ter infecção por HPV, início precoce da vida sexual, número de parceiros sexuais, tabagismo e aids.

Como descobrir?
Pode ser identificado precocemente através do exame Papanicolau, mesmo sem sintomas. Com o avanço do câncer, podem surgir sangramento vaginal, corrimento e dor. O exame é indolor, simples e rápido.

Quem precisa fazer o exame?
Todas as mulheres que têm vida sexual ativa devem fazer o Papanicolau uma vez por ano.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer

Compartilhe: