UMC Notícias

UMC divulga pesquisas científicas nas diversas áreas do conhecimento

A publicação, com acesso on-line gratuito, traz artigos com assuntos atuais como a análise do setor de energia eólica no Brasil

A Revista Científica da UMC está com uma nova edição no ar, com contribuições e importantes análises nas áreas Jurídicas, Saúde e Biológicas, Exatas e Tecnologia, Sociais Aplicadas, Educação, Cultura e Artes. Dentre os artigos dessa edição está uma análise do setor de energia eólica no Brasil. A pesquisa propõe uma reflexão sobre as questões ambientais aliadas ao aumento da demanda de energia elétrica, que resultaram na necessidade da busca por novas fontes de energia, assunto atualmente muito discutido na mídia em função da crise hídrica que o Brasil está passando. Outro artigo nessa área trata das estratégias para o tratamento de água.

Há também artigos sobre os efeitos da Síndrome de Burnout na relação do trabalho, sobre o estresse e sua influência na vida acadêmica, sobre os riscos no uso de anticoncepcionais e sobre curva de crescimento em crianças. Na área jurídica temos importante colaboração sobre a Lei de Usocapião e sobre o tratamento das informações sigilosas nas fusões de empresas.

De acordo com editor-chefe da revista, professor Claudio Osiris de Oliveira, o layout das páginas dos artigos foi reformulado tornando a revista mais semelhante aos periódicos internacionais, adequando ainda o formato do texto aos mais diversos tipos de dispositivos eletrônicos que possam ser utilizados para a leitura dos artigos.

Ainda segundo Osiris, a equipe de avaliadores que integra o Conselho Consultivo está em reestruturação, prometendo melhorar ainda mais a qualidade dos trabalhos publicados. “Todos os artigos são submetidos a, no mínimo, dois avaliadores que fazem a avaliação às cegas (sem a identificação dos autores) dos artigos submetidos, tanto no aspecto de edição como principalmente aos aspectos relacionados ao conteúdo”, explica.

Essa publicação científica é resultado das pesquisas desenvolvidas, em especial pelos nossos programas de pós-graduação, mas também por outros importantes centros de pesquisa do país. Numa abordagem rica e diferenciada. Além disso, UMC está firmando parceria com outras revistas científicas visando a troca de experiências e até de colaboração com artigos científicos de maneira que não haja apenas publicações endógenas.

HISTÓRIA

A primeira edição da Revista Científica da UMC foi publicada em agosto de 2016. Duas edições são lançadas por ano, uma no primeiro semestre e outra no final do segundo semestre, além das edições especiais que trazem os resumos dos trabalhos desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC. O objetivo da publicação é disseminar de forma abrangente o conhecimento gerado na Universidade, uma vez que toda produção científica somente se concretiza quando o conteúdo é publicado, e, portanto, é dado o livre acesso à comunidade às informações de forma transparente e democrática.

Quer conhecer os artigos da revista? Acesse a edição completa pelo link http://seer.umc.br/index.php/revistaumc/index

Compartilhe: