UMC Notícias

UMC cria Coordenação de Internacionalização e Global Experience

A ideia é trazer experiências globais de mercado, de novas tecnologias, de pessoas de P&D de multinacionais para dentro da UMC, seja presencial ou virtualmente.

Global Experience UMC é uma iniciativa voltada, principalmente, para alunos de graduação onde o objetivo principal é proporcionar a aquisição de experiências globais aos alunos, sem a necessidade de se ausentar do país.

Segundo o Pró-Reitor Acadêmico da UMC, Professor Dr. Cláudio José Alves de Brito, o programa surgiu da maturidade do modelo acadêmico da UMC, implantado em 2021, que potencializa e valoriza as soft skills e aumenta a competitividade dos alunos no mercado de trabalho. “Como sabemos, a internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) é geralmente interpretada de forma equivocada, muitos considerando que a realização de um curso de línguas no exterior, durante as férias, caracteriza internacionalização da IES. Isso é uma experiência internacional para o aluno, é uma atividade extracurricular. O conceito clássico, que seria de um intercâmbio, formalizado entre as duas IES, deve envolver atividades curriculares do curso do aluno, porém não se enquadra na realidade da grande maioria do nosso alunado, que trabalha. Sabemos que isso não é viável, nem em termos de orçamento, nem em sua rotina de vida”.

Assim, surgiu a ideia da Global Experience, onde a proposta principal é trazer para dentro da UMC experiências globais de mercado, novas tecnologias, principalmente, através de pessoas de Pesquisa & Desenvolvimento de multinacionais, seja de forma presencial ou virtualmente.

“Ao nosso ver, essa é uma experiência muito relevante para o aluno e inclusive uma maneira de estabelecer uma ligação com os conhecimentos adotados internacionalmente, de forma muito mais factível e prática”, afirma o Prof. Cláudio Brito. “A internacionalização propriamente dita ficará mais voltada à pós-graduação stricto sensu, onde há, inclusive, possibilidade de auxílio de agências de fomento como Fapesp, CAPES e CNPq, tanto para alunos quanto para docentes. Isso já acontece na UMC há anos, mas precisamos institucionalizar e criar políticas, senão fica na individualidade, não envolvendo uma parceria formal e permanente entre as duas IES”. 

A Coordenação de Internacionalização e Global Experiencie da UMC está sob responsabilidade do Professor Marcello Francisco dos Santos, doutorando em Engenharia Biomédica e com experiência corporativa de mais de 30 anos, inclusive internacionalmente. “Estamos começando a construir esse trabalho, iniciando pelas políticas institucionais, mas certamente teremos muito a trabalhar, pensar sobre, mas sabemos que o caminho é esse”, afirma destacando que o programa iniciará em 2023.

Compartilhe: