UMC Notícias

Turma de Eng. Mecânica do Campus Villa-Lobos produz pontes rolantes

Na última terça-feira (10/12), cinco equipes compostas por alunos do 6º semestre de Engenharia Mecânica – Campus Villa-Lobos, participaram da competição entre pontes rolantes, projeto desenvolvido ao longo deste semestre letivo sob a supervisão e orientação da Profª Drª Deisy Cristina de Carvalho e do coordenador Paulo Sérgio Germano Carvalho.

O projeto, em sua totalidade envolve o desenhar, dimensionar, construir um protótipo de ponte rolante e submeter o memorial de cálculo, custos e o projeto já construído a uma avaliação técnica para uma banca de jurados. Além de avaliar o material entregue, a banca questiona os alunos (também objeto de avaliação), e pontua as provas de carga.

Dentre as várias provas é destaque a de flexão, isto é, o deslocamento na vertical num determinado ponto da estrutura sob efeito de uma carga. Nesta prova, o grupo deve antecipar o resultado esperado obtido por meio de cálculos e depois o mesmo é medido e os resultados confrontados. Quanto menor a diferença entre os dois resultados, maior o a pontuação neste quesito.

Ao final há um duelo entre as equipes, sendo vencedora quem construiu a ponte com maior capacidade de carga comparada com seu peso próprio. Familiares, amigos e alunos, incentivados pela coordenação do curso, estiveram presentes para prestigiarem a competição. O evento, que começou por volta das 19h15, se findou logo após as 22h com muita comemoração, principalmente pela equipe vencedora.

Compartilhe: