UMC Notícias

Trabalho de alunas do Bacharelado em Química da UMC é apresentado em Congresso Mundial

O curso de Bacharelado em Química do Campus-sede da UMC marcou presença no 46° Congresso Mundial de Química (IUPAC 2017), o mais importante evento global da área, que aconteceu entre os dias 9 e 13 de julho em São Paulo, com o tema “Sustentabilidade e Diversidade Através da Química”. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das alunas Francine Crislaine Victor Amorim, Beatriz Fucuda Nascimento, Suelen Moretti Valeze e Paola Jacque de Souza Nascimento da Silva, orientado pelo professor doutor Maurício Ferreira Marcondes Machado, passou por um processo de seleção rigoroso e foi aceito e apresentado no evento que pela primeira vez foi realizado na América Latina junto ao tradicional Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).
No trabalho, as alunas avaliaram a otimização das condições da fermentação da casca de banana para a produção de bioetanol, ou seja, o efeito do pH no meio de cultura. Elas chegaram à conclusão que em pHs mais ácidos, o processo fermentativo é cerca de três vezes maior do que o utilizado atualmente. “A otimização para produção de combustíveis orgânicos vem crescendo e a utilização de insumos biodegradáveis como fonte de energia é fundamental para obtermos produtos biosustentáveis de forma mais eficaz”, afirmou o orientador do trabalho, professor doutor Maurício Machado, que leciona no curso de Bacharelado em Química do Campus Mogi das Cruzes e pesquisador do Centro Interdisciplinar de Investigação Bioquímica da UMC.
Segundo a coordenadora de curso, professora doutora Tatiane Faustino, este congresso é o melhor e mais importante evento global de Química. “Tudo o que está acontecendo de mais moderno na área química foi discutido no congresso e isso é um estímulo enorme aos nossos alunos e à indústria química”, relatou a professora.
Além da presença de pesquisadores renomados e vencedores do prêmio Nobel, o congresso ainda sediou uma assembleia-geral ordinária para que a IUPAC (sigla em inglês para União Internacional para Química Pura e Aplicada), entidade mundial em padronizações, terminologias e nomenclaturas em química, ratifique os quatro novos elementos químicos descobertos no fim do ano passado.

Compartilhe: