UMC Notícias

Trabalho científico de cunho dermatológico da UMC é premiado

A residente de Dermatologia da UMC, na Policlínica, Larissa Ethel (médica R3 em Dermatologia) e o Doutor André Cesar Pessanha (médico-coordenador da Dermatologia e orientador do projeto) foram recentemente premiados na categoria “técnicas inovadoras” do 31º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica.

A conquista, após rigorosas avaliações da comissão organizadora, se deve por intermédio do trabalho cirúrgico: “Correção de cicatriz em fenda na ponta nasal após cirurgia micrografica de Mohs.: técnica simples e eficaz”, que confere aos profissionais a oportunidade de marcarem seu nome na história da medicina brasileira.

Segundo o professor André, ao todo foram nove trabalhos científicos inscritos: “Fomos agraciados com a primeira colocação neste projeto, o que me deixou muito contente. Os diferenciais deste trabalho foram humanidade com o paciente, raridade da condição e, também, uma técnica simples e gratificante”, expressa.

Vale lembrar que, após a cirurgia de câncer de pele, muitas das vezes o profissional responsável pelo procedimento cirúrgico se depara com cicatrizes inestéticas que necessitam de cirurgias de correção: “O médico-cirurgião deve sempre estar atento a esta possibilidade e preparado para as cirurgias de correção”, diz André.

De acordo com a dupla médica, este caso vencedor descreve um paciente com tumor extenso na asa do nariz, que foi plenamente curado com a cirurgia, restando uma cicatriz do tipo ‘fenda’.

“Sempre em cirurgia curativa de câncer, nosso foco é extrair o tumor. Porém, o diferencial está em enxergar o paciente como um ser humano, lembrando que o nariz é o centro da face, e o rosto é o “cartão de visita”. É importante lidar com o estético, beneficiando o bem-estar e a autoestima do paciente”, reforça a doutora Larissa.

A premiação, é sobretudo, uma conquista para a instituição, que se posiciona ainda mais como um referencial frente à Dermatologia brasileira: “Somos reconhecidos pela instituição e pelo paciente, oferecemos um trabalho diferenciado em meio ao serviço público e ao assistencialismo e, ainda, agregamos bagagem, por ajudarmos a comunidade e inovarmos com técnicas diferenciadas”, completa o doutor André.

Próximos passos

De agora em diante fica o incentivo para as próximas conquistas que estão por vir. O fator mais impactante ao longo desta jornada, segundo a doutora Larissa, está em deixar um legado para que outros profissionais também possam trabalhar de forma mais assertiva: “O fato de ser uma técnica simples e de fácil realização a torna reprodutível, afinal de contas, muitos outros colegas profissionais poderão utilizar este procedimento em situações semelhantes ”, afirma.

Premiação

A Cerimônia de premiação acontecerá no dia 2 de maio, às 18h, durante o 31º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, na cidade de Goiânia. O evento, que neste ano aborda o tema “Inovação e valorização de novos talentos” teve início no dia 1º de maio e se estende até o dia 4.

Compartilhe: