UMC Notícias

Simpósio de Direito discute temas relevantes ao cenário atual

Ética profissional, política, Direitos Humanos, Operação Lava-Jato, delação premiada e reforma trabalhista foram alguns dos temas abordados durante o Simpósio de Direito da UMC, realizado no início do mês. O evento, organizado pela Atlética Águia de Haia, contou com a participação de nomes importantes do Direito, responsáveis por apresentar nove palestras aos alunos do curso.
Ética Profissional: Direito Constitucional e Direito Penal foi o tema do primeiro dia do evento (2 de abril), que contou com a palestra “O Novo Código de Ética da OAB”, ministrada às 8 horas por Biela Junior, advogado e professor universitário. Às 17 horas foi a vez de Flávio Martins, doutor em Direito e professor universitário, falar sobre “Inovações no Direito Constitucional Brasileiro”. Em seguida, Leonardo Pantaleão, pós-doutor em Direito, palestrou sobre “Operação Lava-Jato, Delação Premiada – Relação dos Advogados nessas Operações”.
No dia 3 de abril, o tema foi Política e Direitos Humanos, que contou com a presença de Caio Cunha, vereador em Mogi das Cruzes, falando sobre o tema “Eles Ocupam a Cidade: Como Engajar Pessoas para Transformar o Brasil” em duas palestras: às 8 horas e às 19 horas. Às 17 horas, a palestra contou com a participação da professora doutora Luci Bonini com o tema “Políticas Públicas” e o professor Irineu Martins Junior, advogado, professor, especialista, consultor e orientador do Serviço de Apoio Jurídico (SAJ) da UMC, que discorreu sobre “O Estado de Coisa Inconstitucional e a Realidade do Sistema Prisional Brasileiro”.

Direito Penal e Direito do Trabalho foi o tema do último dia do Simpósio. Às 8 horas, Valter Ishida, doutor pela PUC-SP, professor universitário e promotor de Justiça palestrou sobre “Processo Penal e Delação Premiada”. Às 17 horas, foi realizado um debate sobre a Reforma Trabalhista, que contou com a participação de Leonardo Aliaga Betti, juiz federal da Justiça do Trabalho, Cristiane Mattos Carreira, advogada, mestre e professora universitária, e Rogério Rodrigues da Silva, advogado. O encerramento do Simpósio de Direito foi feito pelos professores Ricardo Martins e Márcio Cursino, ambos da UMC, com a palestra “A Atual Política de Drogas Como Instrumento de Rotulação e Exclusão Social”.

“Apresentamos temas relevantes e atuais, que muito contribuem para a formação dos nossos alunos. Agradeço a participação de todos os alunos e palestrantes convidados, que enriqueceram de conhecimento o nosso evento”, destacou Maria de Lourdes Colacique Silva Leme, coordenadora do curso de Direito da UMC.

Compartilhe: