UMC Notícias

Robotec surpreende e conquista a 6ª posição em campeonato nacional de robôs

Foi a primeira vez que o Robotec, o robô da UMCTEC, participou de um campeonato que ultrapassou as barreiras da UMC e reuniu concorrentes de universidades de todo o País. Construído em pouco tempo – e ainda continua em construção – com mecanismos básicos para atender os critérios da categoria disputada (mini-sumo, 500 gramas), nosso protótipo surpreendeu e conquistou o 6º lugar no placar geral na competição Inatel Robotics National Cup (IronCup), promovida pela Robocore, empresa pioneira no desenvolvimento da robótica nacional. Este é o terceiro maior evento do Brasil e foi realizado no início do mês em Santa Rita de Sapucaí, Minas Gerais.
Durante as disputas, o Robotec derrotou na luta, inclusive, um dos robôs favoritos, o RoZeta, da Escola Politécnica da USP. Na classificação geral, ficou à frente de instituições como USP, PUC do Paraná, Instituto Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Itajubá e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Na primeira luta, o Robotec (UMCTEC) perdeu o RobotBulls (EliteBull) , que ficou em primeiro lugar no campeonato. Nas segunda e terceiras lutas, venceu, respectivamente, os robôs Zord (Instituto Federal de Educação de Minas Gerais) e RoZeta (Escola Politécnica da USP) e na quarta, foi derrotado pelo Zé Pequeno (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e, com duas derrotas, de acordo com as regras, deixou a competição.
O Robotec é um robô construído nos cursos de Mecatrônica e Mecânica da UMCTEC, de pequeno porte – mede 10cm x 10cm e pesa 500 gramas, totalmente movido por sensor e desenvolvido durante as aulas dos cursos da UMCTEC.
“Foi a nossa primeira participação em campeonato e nos possibilitou uma troca de conhecimento muito importante, que será levada para as salas de aula. E mais: essa competição mostrou que estamos no caminho certo para outras experiências do tipo, pois temos potencial para alcançarmos resultados ainda melhores e vamos trabalhar para isso. Já estamos pensando em participar do Winter Challenge, campeonato que ocorrerá ainda este ano na cidade de Santo André”, explicou o professor Rafael Sergio de Mattos, coordenador dos cursos de Mecatrônica e Eletrotécnica da UMCTEC, que esteve no evento em Minas Gerais, representando a UMC, com o professor Boulos Yawakim Saba Filho e o ex-aluno da instituição, formado no curso de Mecatrônica, Áquilas Santos Oliveiras, que também integram o projeto de robótica.
Para participar do IronCup, o Robotec contou com apoio e patrocínio de algumas empresas: RSM Engenharia (material), Arrumando a Casa (dojô) e UMCTEC (transporte e alimentação).
“Estamos muito felizes com o resultado e isso estimula ainda mais nossos alunos a aprenderem sobre robótica, despertando neles o interesse por este tipo de conhecimento. Parabéns a todos os envolvidos neste importante projeto”, destacou Ana Maria Baptista Alves, diretora da UMCTEC.

Luta de robôs na UMC
A área de tecnologia na construção de robôs vem ganhando destaque na UMC. A universidade prepara para o dia 19 de junho, a quinta edição do RoboCup, campeonato de robôs feitos pelos alunos das engenharias, tecnólogos e cursos técnicos, e contará com participações especiais.

Patrocinadores: na foto abaixo, Rui Novais e Marco Tomaz, da Arrumando a Casa, e, ao centro, o coordenador dos cursos de Mecatrônica e Eletroténcia da UMCTEC, Rafael Sergio de Mattos, da RSM Engenharia

Compartilhe: