UMC Notícias

Projetos da UMC são homenageados na Câmara de Mogi pelo Dia Internacional do Idoso

A Universidade de Mogi das Cruzes foi homenageada durante a sessão solene realizada na noite da última quarta-feira, na Câmara de Mogi das Cruzes, que celebrou o Dia Internacional do Idoso. Duas ações desenvolvidas pela UMC voltados à Terceira Idade receberam a honraria: o Projeto de Inclusão Social pelo Esporte e Cultura e a Liga de Geriatria do curso de Medicina.
Ao todos, foram dez homenagens, entre elas, duas para a UMC, que foi representada pelo professor doutor Cláudio José Alves de Brito, pré-reitor acadêmico do Campus Sede e diretor de pesquisa, pós-graduação e extensão, convidado para compor a mesa de autoridades da noite, pela professora Ana Cristina Arzabe, coordenadora do curso de Psicologia e integrante do Conselho Municipal do Idoso, e pelas estudantes de Medicina Juliana Baldo de Oliveira Lima e Letícia Mayumi Tsushima, respectivamente presidente e vice-presidente da Liga de Geriatria do curso de Medicina.
Além de transmitir conhecimento, o papel da universidade é voltar os seus olhos à comunidade. E entre tantas ações e atendimentos oferecidos está o Projeto Social de Inclusão Pelo Esporte e Cultura há 12 anos, atendendo, atualmente, 120 pessoas da Terceira Idade, com atividades semanais gratuitas. A Liga Acadêmica de Geriatria do curso de Medicina, formada por estudantes também desempenha um papel importante no contexto do isso, promovendo campanhas de bem-estar e prevenção e oferecendo consultas gratuitas para estas pessoas. Em nome da reitora Regina Coeli Bezerra de Melo, gostaria de agradecer o reconhecimento por meio desta duas homenagens concedidas à UMC”, ressaltou o pró-reitor.
O vereador Edson Santos (PSD), presidente da Comissão Permanente de Assistência Social da Câmara e autor da iniciativa, em nome do Poder Legislativo, parabenizou as instituições homenageadas e falou sobre os direitos dos idosos.
“Hoje, 14 anos após o Estatuto do Idoso, temos o grande desafio de fazer com que se cumpram os direitos dos idosos ao lazer, ao esporte, à moradia, à saúde e a ter uma velhice digna. Sinto-me muito feliz em estar hoje aqui como vereador e poder prestar essa homenagem a tantas entidades que cuidam dos nossos idosos. Em nome da Câmara Municipal, quero parabenizar cada idoso presente, os que não puderam comparecer e às entidades que cuidam dos idosos da nossa cidade. Ainda tem muita coisa a se fazer, mas não podemos deixar de comemora as grandes conquistas que tivemos até agora”, ressaltou Edson.
Além dos representantes das entidades homenageadas, a Sessão Solene contou com a presença do presidente da Câmara de Mogi das cruzes, pastor Carlos Evaristo, do vice-prefeito Juliano Abe, do ex-prefeito e atual vice-presidente da Facesp, Marco Aurélio Bertaiolli, da doutora Vera Lúcia D´antracoli, delegada de polícia titular da Delegacia de Proteção ao Idoso, Juraci Fernandes, presidente do Conselho Municipal do Idoso, padre Vicente Morlini, presidente do Conselho Curador do Instituto Pro+vida São Sebastião, vereadores Cuco Pereira e Emerson Rong, capitão PM Reginaldo Marcio, representando o comandante do 17º Batalhão tenente-coronel PM Ary Kamiyama, professora Marinês Piva, coordenadora da Escola de Governo e gestão e do vereador de Guararema, Alcídio Mariano Martins.
Também foram homenageadas as seguintes instituições: Associação Madre Esperança de Jesus, Centro de Convivência da Terceira Idade Renascer, Universidade Aberta à Integração – UNAI, Casa de São Vicente de Paulo, Instituto Pró+Vida São Sebastião, Associação Manuel Maria Estância Renascer, Clube Náutico Mogiano e Conselho Municipal do Idoso de Mogi das Cruzes.

Compartilhe: