UMC Notícias

Policlínica UMC realiza testes de monitoramento cardiológico com o auxílio de Smartwatches para pacientes Pós Covid-19

No último dia 15, a Policlínica UMC recebeu a visita da Diretora Geral e Pesquisadora do Instituto de Saúde do Estado de São Paulo, Dra. Silvia Bastos de Paulo, no Núcleo de Práticas para acompanhar mais uma etapa dos resultados parciais do projeto realizado pela UMC com o financiamento da FAPESP — Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, que propõe o monitoramento de longo prazo e remoto da frequência cardíaca para a detecção da síndrome de taquicardia ortostática postural (POST).

Ao longo do projeto, já ocorreram testes em cerca de 40 pacientes por meio da tecnologia de novos relógios inteligentes (smartwatches) associada ao processamento em tempo real da plataforma FLEEM System®.

A Frequência Cardíaca (FC) foi medida remotamente por meio de smartwatches, seguida pelo cálculo da Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC). Além disto, em paralelo, foi utilizado um eletrocardiograma (ECG) como comparativo oficial em relação aos smartwatches. “Para validar esse procedimento de detecção, os valores obtidos serão comparados com o padrão-ouro (teste de inclinação) realizados em diversos pacientes”, afirma o Dr. Goroso.

A próxima etapa do projeto de pesquisa será realizada em 2024, na qual ocorrerá novos testes e monitoramentos cardíacos sem o comparativo com os eletrodos, devido o aparelho já estar calibrado com o histórico dos pacientes.

Compartilhe: