UMC Notícias

Pedagogia discute formação de professores com palestras sobre “Mindfulnees”

O curso de Pedagogia UMC, Campus-Sede, na busca de ampliação da discussão da formação do professor realizou duas palestras sobre o tema Mindfulness, técnica que busca conectar a pessoa com o momento presente e orientar escolhas conscientes, de forma a evitar o predomínio de ações automatizadas no cotidiano. Além da apresentação da técnica, ferramentas de controle de estresse e qualidade de vida foram vivenciadas.
No dia 29 de agosto, a professora doutora Mariana Campos apresentou a palestra “Mindfulness e qualidade de vida: práticas com crianças”. Ela é pesquisadora do programa de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde da UMC e tem desenvolvido uma série de pesquisas sobre este tema exposto.
No dia 25 de outubro, ocorreu a palestra “Mindfulnees e Compaixão”, no Teatro Manoel Bezerra de Melo, o Bezerrão, proferida pelo professor doutor Valentin Mendez, psicólogo formado pela Universidade Iberoamericana, certificado pela CCARE da Universidade de Stanford como “Formador de Cultivo de Compaixão”, certificado pelo Instituto Santa Barbara para Estudos de Consciência como Treinador do Cultivo do Equilíbrio Emocional. Ele fez mestrado em Programação Neurolinguística e treinou no modelo de intervenção de crise do Trauma Resource Institute chamado “Trama Resiliency Model”. Também realizou intervenções em áreas de desastres naturais em Chiapas, através de estratégias desenvolvidas pelo Crisis Intervention Center of Mexico.
“Mindifulness é uma temática atual que tem sido pesquisada em diferentes universidades do mundo, revelando-se importante instrumento para minimizar os efeitos estressantes do dia-dia no mundo atual. Trazer esta discussão para o curso de Pedagogia amplia a formação oferecida na UMC”, explicou Tatiana Platzer do Amaral, coordenadora do curso de Pedagogia da UMC – Campus Mogi das Cruzes.

Compartilhe: