UMC Notícias

Mães e alunas da UMC explicam os desafios de voltar a estudar depois de ter filhos

Segundo elas, criar uma rotina é fundamental para conciliar a maternidade e a vida acadêmica.

Começar uma graduação depois de ter um filho pode parecer uma tarefa desafiadora. Afinal, quem embarca nessa jornada precisa administrar muito bem o seu tempo para dar conta do trabalho, estudos e dos filhos. Na UMC, várias alunas provam diariamente essa tarefa é possível. Na universidade, as mamães estudantes recebem todo o apoio necessário para se desenvolverem cada vez mais.

Karem Oliveira, aluna de Arquitetura e Urbanismo da UMC, conta que deu à luz a sua filha, Alice, quando tinha apenas 17 anos. Naquela época, ela nem imaginava que poderia realizar o sonho de ingressar em uma universidade, principalmente por conta das responsabilidades que enfrentava pela primeira vez.

Depois de três anos, Karem decidiu encarar o desafio de dividir seu tempo entre o trabalho, a maternidade e o tão sonhado curso de Arquitetura. “Eu tinha a consciência de que estava estudando para garantir um futuro melhor para a minha filha. Ela sempre foi a minha grande motivação”, afirma Karem.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UMC, escolhido por Karem, forma profissionais aptos para projetar e organizar espaços internos e externos. Karem, é apaixonada pelo curso e mantém o foco nos estudos para se tornar uma excelente profissional.

“Me organizo muito bem para dar conta de tudo. Dedico uma parte do meu final de semana para estudar e no restante do dia a atenção é para a minha filha. Penso que independentemente de qualquer dificuldade, temos algo que nos motiva: nossos filhos. É sempre por eles e para eles”, conta a mãe com determinação.

Aliás, determinação é a palavra que reflete o espírito das mamães estudantes. A advogada Silvana Ferreira, desde 2021 é mestranda na UMC em Políticas Públicas, ela sempre sonhou em ser mãe. Após várias tentativas de engravidar, quando tinha 37 anos, recebeu a notícia tão aguardada: o pequeno João estava a caminho!

“Mesmo depois de ter um filho, meu sonho de fazer o mestrado permaneceu intacto. Fui aceita pela orientadora e realizei meu sonho infância: estudar na universidade da cidade em que eu nasci”. Ela explica que o segredo para ter êxito em todas as tarefas está na organização de sua rotina.

A UMC tem orgulho de fazer parte da história dessas mães e através delas homenageia todas as mulheres que lutam diariamente para alcançar os seus sonhos. A desafiadora tarefa de conciliar a profissão, casa e maternidade é a prova da força que uma mãe é capaz de ter.

Compartilhe: