UMC Notícias

Estagiários de Biologia da UMC são capacitados pela Prefeitura de Mogi em Programa de Nascentes

Os estagiários do curso de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) participaram nesta semana do programa da capacitação da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. A partir desta conclusão eles irão trabalhar ao lado dos técnicos da Pasta como guias nas trilhas do Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello “Chiquinho Veríssimo” e atuar na educação ambiental com o foco voltado para a preservação das nascentes.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, reforçou a importância da parceria com a UMC, que segundo ele tem proporcionado o aprendizado prático da profissão aos estudantes e, ao mesmo tempo, garante um grupo de estagiários com ótima formação: “É uma rica experiência, pois nós passamos a contar com jovens entusiasmados e com vontade de aprender. Eles acumulam experiência rapidamente, pois lidam com situações que viverão em suas carreiras profissionais”.

A coordenadora de Biologia da UMC, Prof. Tatiane Faustino enfatiza que a parceria entre UMC e Secretaria do Verde e Meio Ambiente proporciona aos estudantes uma graduação diferenciada, prática e interativa. Segundo ela, a intenção é reforçar essa sociedade: “pretendemos aumentar ainda mais estes projetos de parceria, enfatizá-los e abrir caminhos para novas implementações que já estão em andamento, porque tudo isso é um grande diferencial no currículo dos nossos alunos”, completou.

A Nascente Modelo tem sido um dos pontos mais visitados e que despertam grande curiosidade dos frequentadores – muitos nunca viram uma nascente. A visita à nascente é simbólica e mostra a relevância desses cursos d’água para a sobrevivência de mananciais, entre eles o do rio Tietê, e é um dos pontos altos da visitação ao Parque Municipal. As visitas agendadas ao parque incluem a visitação à nascente e, nela, as pessoas podem também experimentar a água limpa.

Vale lembrar que atualmente tanto o parque como o Núcleo de Educação Ambiental da Ilha Marabá estão funcionando mediante agendamento de visitas – o que pode ser feito pelo telefone 4798-5959.

Crédito da imagem: Divulgação / PMMC

Compartilhe: