UMC Notícias

Curso de Arquitetura e Urbanismo da UMC discute Planejamento Urbano e Paisagismo

Entender e discutir como os edifícios dialogam com a paisagem, levando em conta fatores como preservação ambiental e qualidade de vida nas cidades são temas do 2º Simpósio de Planejamento Urbano e Paisagismo organizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). O evento será realizado nos dias 23 e 24 de abril, no Teatro Manoel Bezerra de Melo, o Bezerrão, com quatro palestras nos períodos da manhã e noite. A entrada é gratuita e aberta a estudantes de arquitetura e de escolas técnicas e profissionais da área.

Para palestrar no evento, UMC convidou arquitetos renomados, entre eles, Marcos Boldarini, da Boldarini Arquitetos Associados, que há 15 anos atua na elaboração, desenvolvimento e implantação de projetos de urbanismo, arquitetura e paisagismo, tendo se destacado no âmbito da habitação social e da urbanização de assentamentos precários. Ele vai falar no dia 23 (segunda-feira), às 8h30, sobre “Arquitetura e Urbanismo e a Transformação da Realidade”.

Às 19h30, o professor doutor Fábio Mariz Gonçalves vai apresentar o tema “A Nova Agenda Urbanística em São Paulo: A Reconquista da Rua”. Seu trabalho é voltado a projetos de desenho urbano, urbanismo, paisagem urbana e paisagismo; é colaborador do Quapa (Quadro do Paisagismo no Brasil), que desenvolve pesquisas no País.

No dia 24 (terça-feira), às 8h30, os secretários municipais da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Cláudio de Faria Rodrigues e Daniel Teixeira Lima, respectivamente titulares das pastas de Planejamento Urbano e Verde e Meio Ambiente, debaterão “Mogi das Cruzes e o Planejamento Urbano e Ambiental” com foco na evolução e as perspectivas sobre a revisão do Plano Diretor de Mogi das Cruzes. Claudio e Daniel têm formação específica e atuam há tempos na gestão pública.

O encerramento do Simpósio será às 19h30, com a palestra “O Jardim do Futuro”, com o professor e paisagista Raul Cânovas, que tem 55 anos de experiência, cujo escritório contabiliza mais de 2 mil projetos na área de arquitetura paisagística, conhecido também pelo programa Jardins e afins na Rádio Eldorado-AM, de São Paulo e artigos em revistas como Arquitetura & Construção, por exemplo. “O Simpósio tem por objetivo ampliar a discussão sobre o Planejamento Urbano e o Paisagismo em nossas cidades, além de convidar profissionais da área e agentes do Alto Tietê, associações de classe, escolas técnicas, entre outros”, destacou Cristina Ragaini, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UMC.

Compartilhe: