UMC Notícias

Barragem de Brumadinho é tema de discussão em aula inaugural de Engenharia Civil

Calouros e concluintes de Engenharia Civil da UMC participaram no dia 20 de fevereiro da aula inaugural do curso a qual, sob a Coordenação da Professora Flávia C. V. Ribeiro abordou aspectos relevantes e elucidadores no concernente ao Colapso da Barragem do município de Brumadinho/MG.

A atividade, contou também com a participação dos docentes do curso de Direito, Dra. Maria de Lourdes Colacique e Dr. Renato Azevedo de Oliveira, que trouxeram ao debate às responsabilidades civil e criminal no tocante a atuação dos Engenheiros Civis com foco ao episódio de Brumadinho.

Em seguida, o Prof. Jairo Araújo formulou possíveis cenários de ordem técnica pertinentes ao rompimento da barragem. Por fim, o Conselheiro do CREA/SP pela UMC, Prof. Joni M. Incheglu apresentou a missão do conselho no que tange as atribuições profissionais, bem como a fiscalização do exercício profissional dos engenheiros.

Ao término das exposições os alunos formularam questões e manifestaram suas impressões enriquecendo ainda mais o conteúdo da primeira aula. O evento firmou a parceria entre os cursos de Engenharia e Direito visando a abordagem de assuntos como a “Tipificação Penal do Exercício Ilegal da Profissão de Engenheiro”, dentre outros.

Compartilhe: