UMC Notícias

Alunos e professores participam do 1º Fórum de Educação Ambiental e Práticas Educativas

No dia 30 de setembro ocorreu o primeiro Fórum de Educação Ambiental e Práticas Educativas, promovido pela CIMEA (Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental) do município de Mogi das Cruzes, no Parque Centenário da Imigração Japonesa, sob a coordenação da educadora ambiental Carla Panzeri.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, especificamente pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, com o objetivo de contribuir com amostras educativas, desenvolvimento de discussão sobre educação ambiental e iniciativas que atuem nas linhas de ação e estratégias dentro da temática, visando abranger questões em prol da conservação e sustentabilidade do ambiente natural.

A participação da Universidade de Mogi das Cruzes ocorreu com a exposição de materiais biológicos, neste caso dentro das temáticas “Estratégias educacionais e socioambientais visando à conservação da biodiversidade” e “Estímulo à curiosidade científica de crianças e jovens sobre a biotecnologia como área estratégica para salvaguardar a biodiversidade”.

Além disso, uma oficina (“Extração de DNA e exposição de microrganismos”) foi oferecida durante todo o evento. Estas atividades fazem parte de projetos de extensão relacionados a dois programas de pós-graduação: Políticas Públicas e Biotecnologia; e contaram com a participação de mestrandos, doutorandos, professores e coordenadoras de ambos os programas.

A FAEP (Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa) e UMC também estavam presentes no evento por meio de uma exposição (“Abelhas, formigas, plantas e atividades do Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica”), efetuada pela empresa Kimberly-Clarke. Essa exposição só foi possível devido ao convênio em vigência entre FAEP e a referida empresa.

Compartilhe: