UMC Notícias

Alunos e professores do curso de Biologia da UMC participam de reinauguração da Ilha Marabá

Na manhã de ontem, quinta-feira (27/06), a Universidade de Mogi das Cruzes participou ativamente da reinauguração da Ilha Marabá. Cerca de 12 professores e mais de 40 alunos do curso de Biologia estiveram presentes na cerimônia realizada pela prefeitura de Mogi das Cruzes. O evento faz parte do calendário de atividades “Junho Verde”, promovido pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

Para que a reinauguração fosse realizada com sucesso, um grupo de estudantes de Ciências Biológicas da universidade realizaram um grande mutirão de limpeza no espaço, na segunda-feira (24). Ao todo, foram coletados mais de 12 sacos de lixo com 100 litros cada de diversos materiais, como, garrafas pets, sacos plásticos, copos e vários tipos de resíduos retidos no espaço da ilha devido as recentes cheias do rio.

De acordo com a coordenadora de Ciências Biológicas da UMC, Vivian Schmidt, a proposta é promover outras ações como esta no segundo semestre. Já aos estudantes, a professora destaca que a experiência foi enriquecedora: “É muito bom colocarmos os estudantes em contato direto com os problemas ambientais da cidade, conhecendo melhor suas realidades e fortalecendo o processo de formação e cidadania”, afirma.

Na cerimônia de abertura da Ilha, representantes da cidade e da Universidade, bem como alunos, realizaram sob a orientação do professor e pesquisador do Núcleo Integrado de Biotecnologia da UMC, Alexandre Hilsdorf, a soltura de quatro espécies de peixes. Ao todo, foram levados ao local 30 tabaranas, 30 carás, 300 lambaris do rabo vermelho e 50 curimbatás-da-lagoa.

Ilha Marabá

O espaço, que está localizado na rua Delphino Alves Gregório, 724, na Vila Mogilar, é destinado a educação ambiental e possui uma área de 13,4 mil metros quadrados. Construído em 2004, passou cinco anos fechada até receber recentemente uma grande reforma interna.

Além de ser um importante ponto turístico na região para quem busca aprender e estar em contato com a natureza, a ilha é também uma oportunidade para quem deseja aventura, por oferecer trilhas para caminhadas. O horário de atendimento da Ilha será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Compartilhe: