UMC Notícias

Alunos de arquitetura da UMC realizam projeto com escola municipal de Mogi das Cruzes

Os alunos do primeiro e terceiro ano do curso de arquitetura criaram um projeto piloto para a implantação de muros sensoriais em sala de aula

O aprendizado na infância é determinante para o desenvolvimento das crianças, e muitas vezes elas precisam de um trabalho lúdico para assimilarem as informações. Pensando nisso, o curso de arquitetura e urbanismo da UMC realizou um trabalho em conjunto com a CEIM Benedito Ferreira Lopes de Mogi das Cruzes para a instalação de muros sensoriais nas salas de aula.

O projeto surgiu para ajudar no desenvolvimento das crianças, sendo uma ferramenta de aprendizado. Segundo o professor Fernando Claret, orientador deste trabalho, a ideia é criar um projeto piloto para que futuramente a escola possa desenvolver o muro sensorial, já que, por enquanto, os alunos não podem fazer o trabalho na prática por conta da pandemia.

Os muros são feitos a partir de materiais recicláveis e todo o painel será interativo, trazendo jardins verticais para estimular olfato, quadros táteis e outras formas lúdicas de aprendizagem. Inicialmente eles iam realizar um muro apenas, mas os trabalhos foram tão bons que o professor expandiu o projeto criando um muro para cada sala.

O trabalho foi realizado com alunos do primeiro e terceiro ano do curso, parceria que rendeu elogios. “O primeiro ano, mesmo que ainda no início do curso, teve ótimas ideias para a realização do trabalho, e graças a experiência e conhecimento dos alunos do terceiro conseguimos colocar tudo em prática”, ressalta o professor Fernando.

Para a diretora do CEIM Benedito Ferreira Lopes, Regina Gomes, a parceria foi essencial. “A UMC está sendo importante para que possamos realizar o projeto de painéis sensoriais em vários ambientes da escola, permitindo a exploração das crianças de forma lúdica, onde elas possam fazer suas descobertas, recebendo estímulos sensoriais e motores enquanto estão brincando”, ressalta.

Agora a escola vai ter à disposição os trabalhos realizados e num futuro próximo poderá colocar em prática e instalar os muros nas salas de aula.

Compartilhe: