UMC Notícias

Aluna de odontologia é finalista de concurso e terá foto exposta na Bienal

A aluna do curso de Odontologia da UMC, Gabriele Cristina Lopes Medeiros, o Prof. Claudio Osiris de Oliveira e o fotógrafo Éder Odorize Veiga, são finalistas do concurso Estudantes do Bem.

Promovido desde 2012, o projeto, que já contou com a participação de mais de dois mil estudantes, na edição deste ano, propõe um concurso em duas categorias, o melhor vídeo e a melhor fotografia com tema “Sorrisos Excluídos “.

O objetivo do concurso é mobilizar e sensibilizar os estudantes sobre a situação odontológica de pessoas que são vítimas de violência social, invisíveis para a sociedade e que apresentam marcas que causem deficiências funcionais.

Além de promover e premiar os melhores trabalhos, os finalistas participam da premiação do Melhor Dentista do Mundo durante o evento Sorriso do Bem, que será realizado em novembro de 2019, em São Paulo, na Virada do Voluntário.

Como finalistas do concurso, a fotografia inscrita estará exposta na Bienal de São Paulo, entre os dias 22 a 25 de novembro, e a premiação do melhor trabalho será em um evento no Credicard Hall, em São Paulo.

Fotografia e Projeto

A fotografia escolhida foi de uma das crianças em tratamento na clínica odontológica e retrata muito bem o contexto abordado no concurso. O principal projeto da Turma do bem é o Dentista do bem, incluindo jovens entre 11 e 17 anos.

A seleção é feita por meio de uma triagem de acordo com alguns critérios como: condições econômicas, graves problemas bucais e proximidade do primeiro emprego.

Após a triagem, o jovem tem o acompanhamento odontológico gratuito até os 18 anos de idade, os tratamentos são feitos no próprio consultório do cirurgião dentista voluntário.

O projeto Dentista do bem é considerado o maior programa voluntariado especializado do mundo, atuando em 1303 municípios e 12 países.

Compartilhe: