UMC Notícias

12ª edição da Revista Científica UMC já está disponível

A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) lançou, no último mês de dezembro, a 12ª Revista Científica UMC com todos os 168 trabalhos desenvolvidos ao longo do 23º Programa Institucional de Iniciação Científica. Os resumos dos projetos publicados nesta edição são de alunos matriculados nos cursos de Graduação dos campi Mogi das Cruzes e Villa Lobos. O material já está disponível no site da Instituição Acadêmica e pode ser consultado em abre.ai/revista-cientifica-umc.

Os trabalhos publicados no periódico foram desenvolvidos por alunos voluntários, ou financiados por bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) ou de outras agências de fomento à pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FapeSP) e do Instituto Ecofuturo.

“A finalização desta edição se reveste de cores e conotações muito especiais. Nunca, em nossa época, a Ciência, com suas descobertas e avanços decorrentes, foi tão importante para a sociedade. Em meio à maior pandemia já enfrentada pela humanidade, aprendemos que a nossa capacidade de sobrevivência depende de trabalho conjunto, colaborativo e contínuo na construção do conhecimento científico e sua aplicação”, destaca a professora Doutora Regina Costa de Oliveira, ela é coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da UMC.

O lançamento oficial da primeira edição da Revista Científica UMC foi registrada em agosto de 2016 e, desde então, o periódico é publicado semestralmente e disponibilizado, gratuitamente, no site da Universidade.

A professora Regina lembra, ainda, da importância da Revista Científica, cujo tema destaque da última edição foi o Pibic. Ela enfatiza que o projeto tem um “papel fundamental na incorporação de método científico como instrumento básico do raciocínio que deverá guiar as ações dos futuros profissionais do país”.

“Gostaríamos de dedicar essa edição especial da Revista à memória do Chanceler da UMC, professor Manoel Bezerra de Melo, visionário que implantou em nossa Universidade o conceito de que pesquisa e formação de qualidade são conceitos indissociáveis em qualquer instituição de ensino superior”, finalizou a coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Mogi das Cruzes.

Compartilhe: