
O Mestrado Profissional é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu regulamentada pela CAPES pela Portaria Normativa no. 17 de 28/12/2009 que visa a capacitação de profissionais em diferentes áreas de conhecimento conforme demanda do mercado de trabalho e assim contribuir para o setor produtivo agregando competitividade e produtividade a empresas e organizações públicas e privadas. Para isso busca manter estrutura curricular embasada em conhecimento atualizado e aplicável à prática a curto e médio prazo, sendo os trabalhos gerados vinculados a problemas reais percebidos na área de atuação do profissional que ingressa no curso. O título de mestre profissional equivale ao obtido nos programas de mestrado acadêmico, habilitando também o titulado a prosseguir em busca do doutorado.
O curso é dirigido a profissionais graduados em áreas médicas, biomédicas, biológicas, exatas, humanas ou tecnológicas que estejam atuando em empresas públicas ou privadas em áreas afins às linhas de pesquisa desenvolvidas por nossos pesquisadores. Nesta modalidade de pós-graduação incentivamos que os alunos mantenham seu vínculo com o mercado produtivo e que desenvolvam seus projetos de mestrado a partir de questões oriundas de sua própria experiência profissional.
São objetivos principais do curso capacitar e aprimorar profissionais a atuar na área de pesquisa básica e aplicada em saúde, desenvolvimento e inovação tecnológica, bem como empreendedorismo, administração e gestão de processos em estabelecimentos públicos e privados de diferentes setores ligados à ciência, tecnologia e/ou saúde. Propõe-se também a fomentar a capacitação de professores universitários, provendo-lhes formação multi e interdisciplinar ampliando seus horizontes de conhecimento e áreas de atuação.
No decorrer do curso o aluno precisa cumprir 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas, sendo 12 (doze) em disciplinas obrigatórias e 12 (doze) em disciplinas optativas. Para que se possa conciliar trabalho e mestrado, nosso curso contempla disciplinas ministradas preferencialmente no período noturno e algumas aos sábados, competindo ao aluno construir sua própria grade de disciplinas conforme seus interesses pessoais e sua disponibilidade de horário. As aulas são majoritariamente presenciais e são desenvolvidas visando estimular a participação ativa dos alunos e a troca de experiências.
Além das disciplinas, o aluno deverá cumprir mais 20 (vinte) créditos correspondentes ao desenvolvimento de sua dissertação de mestrado, sendo orientado durante todo o período por um dos pesquisadores do programa. Ao final do curso este trabalho de pesquisa será apresentado a uma banca avaliadora, estando apto ao diploma de Mestre Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde o aluno que tiver cumprido todos os requisitos do curso, o que ocorre, em média, 24 (vinte e quatro) meses após seu ingresso no curso.
Para maiores detalhes, acesse o regimento do curso no link abaixo.

NOME | TÍTULO | |
DOUTOR/UNIFESP | ||
DOUTORA/ICB – USP | ||
DOUTORA/USP | ||
DOUTORA/USP | ||
DOUTORA/USP | ||
SÍLVIA REGINA MATOS DA SILVA BOSCHI (COORDENADORA) | DOUTORA/UMC | |
DOUTOR/UFSCAR | ||
DOUTOR/UNIFESP | ||
COLABORADORES |
| |
DOUTOR/UNG | ||
MESTRE/USJT | ||
DOUTOR/UNIFESP |
INSCRIÇÕES – NÍVEL MESTRADO PROFISSIONAL
Período: de 05/06/2023 a 04/08/2023
Após a realização da inscrição pelo site, enviar os seguintes documentos exclusivamente para o e-mail: posgraduacao@umc.br. Nenhuma outra forma de envio será aceita, incluindo o envio para outros e-mails.
Documentos:
– Cópia da cédula de identidade (RG) e CPF;
– Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
– Endereço;
– Contato (telefone e/ou celular);
– Link para acesso do Curriculo Lattes;
– Cópia do último histórico escolar;
– Diploma do curso de graduação (se não houver, será recebido o certificado de conclusão. O diploma deverá ser entregue no prazo de 06 meses a contar da matrícula).
Observações:
* Toda a documentação deve ser encaminhada em pdf.
* No campo assunto do e-mail deve ser descrito “Inscrição Stricto Sensu 2023 – 2, indicando o programa de interesse”
Processo Seletivo: 08/08 à 11/08/2023 – consiste em entrevista, análise de documentos e, à critério do colegiado do curso, pode ser acrescido alguma forma adicional de avaliação classificatória.
O candidato inscrito será contatado pela secretaria ou pela coordenação do curso para agendamento do processo seletivo, por e-mail ou telefone.
A lista dos aprovados será disponibilizada na página do curso em 14/08/2023.
Investimento Mestrado: R$1.595,00 mensais
Desconto: 15% de desconto para ex-alunos UMC e professores/funcionários OMEC.
Observação: Desconto válido para pagamento até o 5º. dia útil.
Consulte condições especiais se você é fisioterapeuta credenciado no CREFITO-3, colaborador do Hospital Alemão Oswaldo Cruz ou do Sancet Medicina Diagnóstica.
CANDIDATOS ESTRANGEIROS OU BRASILEIROS COM GRADUAÇÃO NO EXTERIOR: deverão obrigatoriamente entregar DIPLOMA REVALIDADO no Brasil.
Início das aulas para os aprovados: 21/08/2023 (consulte grade de disciplinas no item específico da página do curso).
Para mais informações, contate a secretaria de Pós-graduação através do e-mail: posgraduacao@umc.br.
APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO
Período de Matrícula: 15/08/2023 – 18/08/2023
Mestrado Profissional |
Filipe Augusto Tozzo Pereira |
Gabriel Domingues dos Santos |
Jaqueline Costa Reis |
Jonathan Bello Gouet |
Rita de Cassia Aparecida de Souza Vigile |
Sandy Sena Oliveira Raymundo |
APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO.
Período de Matrícula: 14/02/2023 – 17/02/2023
Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde |
Alanna Masciel Nascimento |
Alessandra Maria Pereira de Almeida |
Caroline Correia de Aguiar Silva |
Fernanda Aparecida Ferreira Chiasso |
Gustavo Brandão Barros |
Gustavo Lima Consignani Pereira |
Leticia Brum Croffi |
Marcelo Jesus de Santana |
Matheus Guimarães Vieira |
Nubia Marcia Maia |
Paulo Henrique Rodrigues Franco |
DISCIPLINAS
ANÁLISE DE DADOS EM SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa:
O objetivo da disciplina é fornecer ao aluno um panorama geral das principais técnicas de análise de dados focando a área da saúde, refletindo e considerando as particularidades desse setor. O curso mostrará como desenvolver modelos analíticos para a área médica, superando os desafios típicos do segmento, e tendo em mente a constante preocupação com os princípios norteadores da ética médica. São conteúdo da disciplina: Conceitos gerais (análise de dados, big data, ciclo de vida da atividade de análise de dados, aspectos éticos); Estruturas de Armazenamento (estrutura relacional, estrutura dimensional; armazenamento não estruturado (NoSQL)); Técnicas de Análise (análise exploratória, técnicas de associação, técnicas de classificação/regressão, técnicas de agrupamento, análise de séries temporais).
AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA EM UNIDADES DE SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa:
Cálculo de custos envolvidos em um projeto na área da saúde. Análise de custos nas empresas: custeio padrão, variável, por absorção e ABC. Margem de contribuição, depreciação e TCO (total cost of ownership). Cálculo percentual, juros simples, desconto simples; juros compostos, taxas nominais e reais. Capitalizações compostas, descontos compostos e equivalência de taxas. Fluxo de caixa e séries de pagamentos. Avaliação de rentabilidade Análise de investimentos: valor presente líquido; taxa interna de retorno, pay back e pay back descontado. Financiamentos e sistemas de amortizações: tabela price, SAC, SACRE, leasing. Armadilhas financeiras e riscos.
BASE MOLECULARES DO CÂNCER – Optativa – 2 créditos
Ementa:
Aspectos referentes à biologia celular e molecular do câncer, objetivando um maior conhecimento do desenvolvimento e progressão tumoral, bem como, a formação de metástases. Aspectos relacionados à epidemiologia, formação tumoral, compostos carcinogênicos, epigenética, mutações e reparo, regulação do ciclo celular e indução de apoptose, oncogenes e genes supressores tumorais, vias de sinalização celular envolvidas com processos tumorais, fatores de crescimento, desdiferenciação e formação de células tronco tumoral, mecanismos de invasão e metástases, angiogênese, microambiente tumoral, imunologia tumoral e tratamento serão introduzidos no curso.
BIOESTATÍSTICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Aplicação das técnicas estatísticas em estudos dos fenômenos relativos às ciências da vida. O papel da Bioestatística no planejamento, execução e interpretação de dados. Estatística descritiva; Tipos de dados; Tabelas e gráficos; Medidas de tendência central, de dispersão e de posição; Intervalos de confiança; Noções de correlação e regressão linear simples. Estatística Analítica; Noções de probabilidade e de amostragem; Distribuições de probabilidade: binomial; normal – o Teorema do Limite Central; Testes de hipóteses: entendendo o valor de p e a hipótese nula. Testes estatísticos paramétricos e não paramétricos; Teste t de Student; coeficiente de Yule; odds ratio; risco relativo; Teste do qui-quadrado; Análise de Variância; Estimação por intervalo (média e proporção)
BIOÉTICA – Obrigatória – 2 créditos
Ementa
Apresentação da legislação vigente no país que rege os principais preceitos de bioética envolvidos na Pesquisa Clínica e na Experimentação Animal, tais como a Resolução nº 196 do Conselho Nacional de Saúde, Lei 11.105/2005 de Biossegurança, Declaração Universal do Genoma Humano e dos Direitos Humanos. Constituição e papel do Comitê Internacional de Bioética, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e dos Comitês de Ética em Pesquisa. A CTNBio e as CIBios. Análise e debate de temas conflitantes em bioética, como: o genoma humano; clonagem reprodutiva e terapêutica; reprodução assistida, o paciente terminal; o efeito placebo na Pesquisa Clínica.
BUSINESS INTELIGENCE APLICADO À SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
O objetivo da disciplina é discutir as principais técnicas para a produção de informação analítica destinada à tomada de decisão na área da saúde. No final do curso o aluno deverá ser capaz de identificar e selecionar as soluções adequadas ao armazenamento, integração de dados e produção da informação para tomada de decisão no contexto da saúde. Serão abordados os seguintes conteúdos: Data Warehouse, modelagem de dados, modelo dimensional, integração de dados, ferramentas ETL, produção e visualização da informação (OLAP, BPM, KDD, Data Mining).
DATA MINING APLICADO À SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
O objetivo da disciplina é prover ao aluno a fundamentação teórica dos principais conceitos relacionados à atividade de mineração de dados e proporcionar a aplicação prática dos conceitos para a solução de problemas específicos da área da saúde. Serão abordados na disciplina os seguintes tópicos: introdução à análise de dados, análise associativa, análise classificatória, análise de grupos, ferramentas de mineração de dados, mineração de dados em bases assistenciais
DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS – Optativa – 2 créditos
Ementa
Origem dos fármacos. Estágios envolvidos na descoberta e desenvolvimento de fármacos. Receptores biológicos e interação fármaco-receptor. Planejamento racional de fármacos. Descoberta ou desenvolvimento de um protótipo. Otimização de protótipo. Fármacos de origem natural e sintética. Estratégias de modificação molecular. Variações modernas da estratégia racional.
DIAGNÓSTICO LABORATORIAL – Optativa – 2 créditos
Ementa:
Fundamentos do funcionamento e fluxo de trabalho em laboratórios de análises clínicas; Técnicas e rotinas para obtenção, conservação e transporte de amostras biológicas; Métodos para obtenção e análise da água reagente; Técnicas analíticas, metodologias e instrumentação empregadas no diagnóstico laboratorial; Fundamentos e aplicações da enzimologia clínica; Técnicas e objetivos diagnósticos nos setores de bioquímica, hematologia, urinálise, parasitologia, microbiologia, endocrinologia e imunologia clínicas; Métodos tradicionais e inovações na detecção de marcadores tumorais e doenças genéticas; Aplicação prática de programas de controle de qualidade laboratorial; Ferramentas para seleção, avaliação, validação e análise comparativa de métodos diagnósticos; Técnicas avançadas e automação no laboratório de análises clínicas; Produtos biotecnológicos e suas aplicações no desenvolvimento de novos kits para diagnóstico laboratorial.
EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
Elaborar um plano de negócios para analisar a viabilidade de uma oportunidade. Estratégia; motivação e perfil do empreendedor; intra-empreendedorismo; tipos de empresas. Plano de Negócios: validação de uma ideia; diferenciação e as 5 forças de Porter; teoria do Oceano Azul (Kim e Mauborgne); missão; visão, valores; e políticas; ameaças e oportunidades; pontos fortes e fracos. Plano de implantação: marketing (produto, preço, promoção; praça; vendas para pessoas físicas, empresas privadas e licitações públicas); finanças (orçamento); operações (controle de estoques, processos); e recursos humanos.
FUNDAMENTOS DE PESQUISA CLÍNICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Introdução à pesquisa clínica, à concepção da questão de pesquisa, critérios para avaliação de estudos clínicos. Tipos de estudos clínicos; Identificação dos três componentes básicos e fundamentais na realização de uma Pesquisa Clínica: pesquisador, patrocinador e sujeito da pesquisa. Seleção dos sujeitos do estudo, planejamento das medidas, hipótese do estudo, estimativa do tamanho da amostra; Princípios e diretrizes das boas práticas em Pesquisa Clínica: GCP, ICH e Documento das Américas; Sistema de aprovação regulatória no Brasil: CEP, CONEP, ANVISA; Desenho e estruturação de protocolo e projeto de Pesquisa Clínica: estudo coorte, estudos transversais e caso-controle, estudo ecológico, ensaios clínicos; Execução de uma pesquisa. Introdução à Gestão de Projetos em pesquisa Clínica e organização de Centro de Pesquisa Clínica.
GENÔMICA E FARMACOGENÔMICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Natureza e organização do material genético em procariotos e eucariotos. Estrutura dos genes, replicação, transcrição e tradução. Controle da expressão gênica em nível transcricional, pós-transcricional e traducional. Estrutura e organização de genomas, transcriptomas, proteomas e metagenomas. Seqüenciamento do genoma humano e noções de bioinformática. Detecção de polimorfismos de base única (SNP). Evolução histórica da farmacogenômica. Variabilidade individual versus eficácia e segurança de fármacos. Biomarcadores preditivos da terapia individualizada. Testes genéticos versus variabilidade individual. Aspectos sociais, legais, éticos e econômicos dos testes genéticos e tecnologias relacionadas. Exemplos de terapias personalizadas. Aplicações da farmacogenômica em Medicina Preventiva e em doenças crônicas não-transmissíveis especialmente na área da neurologia, cardiologia, oncologia e psiquiatria.
GERENCIAMENTO DE DOENÇAS – Optativa – 2 créditos
Ementa
Aplicar conceitos de gerenciamento para conhecer melhor os pacientes, especialmente os pacientes crônicos, identificar esses subgrupos para melhorar a assistência, reduzir o risco a que estão expostas, e diminuir o uso equivocado de serviços, reduzindo também o gasto em saúde. Padronização dos programas de gerenciamento de doenças. Fundamentos da teoria econômica e introdução à economia da saúde. A revisão continuada de saúde. Cuidados inovadores para condições crônicas. Gestão integral de saúde.
GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
Apresentação dos sistemas de gestão e organização da qualidade; Planejamento e implementação de sistemas de gestão da qualidade; Gestão da qualidade por processos e reflexos nos custos do serviço; Metodologias, ferramentas e indicadores da qualidade em saúde; Processos para elaboração de manuais, protocolos e guidelines; Aplicação prática de conceitos de metrologia em processos de medida e calibração; Legislação e qualidade em saúde; Programas de acreditação de serviços da saúde; Responsabilidade social e ambiental; Auditoria em saúde; Segurança, higiene e saúde no trabalho.
GESTÃO DE PROJETOS EM SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
Planejar e conduzir um projeto de forma estruturada segundo as boas práticas em gestão de projetos. Fundamentos da gestão de projetos: introdução e histórico; conceitos básicos; benefícios do gerenciamento de projetos. O contexto da gestão de projetos: fases e ciclo de vida de projetos; gerenciamento de stakeholders; projetos na organização; as disciplinas envolvidas; principais problemas na gestão de projetos; TI e o retorno financeiro em projetos. O PMI – Project Management Institute. Componentes da gestão de projetos: fases de um projeto. O gerente de projetos. Áreas de conhecimento: gestão da integração; início de um projeto; gestão do escopo; gestão de prazos; gestão de custos; gestão de qualidade; gestão de recursos humanos; gestão de comunicação; gestão de riscos; gestão de aquisições.
INFORMÁTICA EM SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
A disciplina tem por objetivos proporcionar aos alunos a oportunidade de adquirir, analisar e discutir conhecimentos fundamentais sobre a área da informática em saúde aplicando-os em seus estudos. Formar nos alunos um conhecimento adequado sobre a tecnologia computacional existente na área médica e também sobre o gerenciamento da informação em saúde, facilitando as tomadas de decisão pertinentes. Apresenta como conteúdo: histórico e escopo da área de informática em saúde; visão geral da informática em saúde; sistemas de informação em saúde; banco de dados em saúde: aquisição, armazenamento e recuperação; prontuário eletrônico do paciente: sistemas de apoio à decisão em saúde; mineração e descoberta de conhecimento em bases de dados; segurança da informação e questões éticas da informática em saúde; padrões em saúde; telemedicina.
INSTRUMENTAÇÃO BIOMÉDICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Principais características da instrumentação biomédica; aspectos de segurança para projetos e utilização da instrumentação biomédica; princípios de funcionamento dos amplificadores de instrumentação. Caracterização de sinais biomédicos. Transdução e medição de eventos fisiológicos, tais como eletrocardiograma, eletromiograma, eletroencefalograma, correntes iônicas e potencial de ação. Princípio de funcionamento e exemplos de aplicação de estimuladores elétricos para as áreas de cardiologia, neurologia e de reabilitação. Instrumentação para avaliação do sistema respiratório. Instrumentação para laboratórios clínicos. Equipamentos terapêuticos, dispositivos protéticos e órgãos artificiais. Equipamentos médico-hospitalares. O conceito integrado de segurança eletromédica.
INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
O papel do profissional da saúde em equipes multidisciplinares visando à promoção da saúde. Necessidades humanas básicas e as políticas públicas. Diretrizes para a promoção da saúde visando à prevenção doenças crônico-degenerativas; Interação transdisciplinar em equipes multiprofissionais, em suas diferentes concepções e componentes, visando à prevenção primária no contexto da saúde. Identificação e intervenção dos diversos profissionais da saúde e sua relação interprofissional na atenção básica à saúde. Equipes multidisciplinares em saúde; Estratégia Saúde da Família. Estudos sobre as necessidades humanas e promoção da saúde por meio da aplicação de estratégias terapêuticas não farmacológicas: exercício físico, nutrição, apoio psicológico, fisioterapia, apoio odontológico, atenção farmacêutica. Estratégias relacionadas ao ambiente.
INTRODUÇÃO À PESQUISA E GESTÃO EM SAÚDE – Obrigatória – 4 créditos
Ementa
Ciência e Tecnologia em Saúde: estado da arte e abrangência da área. Conceitos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde. Estudos e pesquisas em saúde no Brasil. Aspectos éticos e marcos institucionais da pesquisa em saúde no Brasil. Gestão de pesquisas e de novas tecnologias em saúde: ferramentas para avaliação tecnológica e financeira. Transferência de tecnologia X aquisição de tecnologia: problemas para países em desenvolvimento. A política Nacional de Gestão em tecnologias em saúde e a legislação pertinente. Protocolos e diretrizes clínicas: importância para a gestão de tecnologias em saúde. O complexo industrial da saúde: uma visão geral.
LINGUAGEM E METODOLOGIA EM PESQUISA – Obrigatória – 2 créditos
Ementa
Análise teórica e prática da linguagem e do conhecimento tecnológico e científico, através da reflexão de temas a serem escolhidos. Sistematização, ordenação e interpretação dos dados das pesquisas dentro do contexto profissional, social e político na área da saúde. Natureza da escrita em linguagem acadêmica, tipos de documentos científicos; Elementos principais de um projeto; Estratégias para redação de trabalhos científicos. Pesquisa bibliográfica em comunicações técnicas e científicas; Regras da ABNT; Elaboração de textos de caráter tecnológico e científico.
MARCADORES MOLECULARES E SUA APLICAÇÕES EM PESQUISA CLÍNICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Estudo de fatores de risco ambientais e genéticos identificados a um nível molecular e bioquímico para a etiologia, distribuição e prevenção da doença. Definição e critérios para avaliação de biomarcadores. Marcadores de alterações patológicas precoces para rastreio/ detecção precoce; Marcadores moleculares de prognóstico e diagnóstico. Métodos para detecção de polimorfismos genéticos, microssatelites e de SNPs (RAPD, RFLP, AFLP, Spoligotyping). Desenho e análise em epidemiologia molecular: sondas de DNA, RNA ou proteínas recombinantes. Hibridização in situ; análise citogenética e técnicas de genotipagem. Identificação de novos fatores de virulência: análise de similaridade, relações entre isolados e aplicações em doenças crônico-degenerativas, parasitárias, viroses e no estudo de infecções hospitalares.
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE: ATENÇÃO BÁSICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Estudos sobre a formulação, implementação e avaliação da Atenção Básica no contexto das políticas públicas. Saúde e bem estar humano-conceitos e práticas; qualidade de vida. Necessidades humanas e saúde-teorias relacionadas às NHB; fundamentos teóricos da desigualdade social; pobreza como privação de capacidades; medição das desigualdades. Políticas Públicas em Saúde: conceitos e caracterização. Análise e avaliação da Atenção Básica.
PROPRIEDADE INTELECTUAL E LEGISLAÇÃO PATENTÁRIA – Optativa – 2 créditos
Ementa
O objeto da Propriedade Intelectual. A relevância da Propriedade Intelectual sob o aspecto jurídico, científico e tecnológico. A proteção constitucional e a nova legislação vigente. Organismos internacionais na esfera da Propriedade Intelectual. A internacionalização da Propriedade Intelectual. A interação da Lei 9279/96 e da Lei Autoral com os atos internacionais. O fenômeno da pirataria no âmbito internacional. Conceitos preliminares de patentes. A patente como elemento de desenvolvimento científico e tecnológico. O fenômeno invenção e a distinção da mera descoberta. Os pressupostos e requisitos para a obtenção da patente. As modalidades de patentes. As proibições para a concessão de patentes. Titularidades. O processo administrativo para obtenção da patente. Extensão dos direitos de patente. As modalidades de transferência do direito de patente. A nova realidade dos desenhos industriais. A Biotecnologia e suas implicações jurídicas.
QUALIDADE DE VIDA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Objetiva oferecer subsídios para a compreensão, capacidade de análise e argumentação, desenvolvimento e articulação de conceitos e processos relativos à qualidade de vida do ser humano como cidadão, incluindo a questão dos processos de medição da qualidade de vida.
SEGURANÇA E REGULAMENTAÇÃO NA INFORMATIZAÇÃO HOSPITALAR – Optativa – 2 créditos
Ementa
Desenvolver e discutir os conceitos de informatização hospitalar e as necessidades de segurança da informação hospitalar. Serão feitas análises e interpretações das normas e das condutas recomendadas. Plano diretor de segurança. Análise de Risco. Sistemas de controle físico e lógico. Infra-estrutura de segurança. Auditoria de Segurança. Autoridade e acesso aos dados. Normas de acesso físico e lógico aos dados. Protocolação digital de documentos. Ética na manipulação digital de dados dos pacientes, acesso e da modificação das informações e suas conseqüências legais.
SEMINÁRIOS I – Obrigatória – 2 créditos
Ementa
Apresentação de seminários científicos por profissionais, pesquisadores, docentes ou pós-graduandos das diversas áreas básicas e aplicadas envolvendo Pesquisa, Tecnologia e Gestão em Saúde.
SEMINÁRIOS II – Obrigatória – 2 créditos
Ementa
Apresentação de seminários científicos por profissionais, pesquisadores, docentes ou pós-graduandos das diversas áreas básicas e aplicadas envolvendo Pesquisa, Tecnologia e Gestão em Saúde.
TÉCNICAS EM DIAGNÓSTICO NÃO-INVASIVO – Optativa – 2 créditos
Ementa
Apresentar uma visão geral das tecnologias aplicadas ao diagnóstico não invasivo, tais como aplicações das radiações e ondas eletromagnéticas. Detalhar as técnicas de imageamento por raios X, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ultrassonografia e ressonância magnética. Analisar a aquisição, o processamento e a reconstrução de imagens. Detalhar as técnicas de leitura de sinais elétricos com apresentação gráfica, como eletroencefalograma, eletromiografia, eletrocardiograma.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO EM SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
Nesta disciplina são discutidos temas específicos e relacionados com os avanços tecnológicos e metodológicos na área de Gestão em Saúde. Estes tópicos podem variar de semestre a semestre e podem envolver os avanços científicos e descobertas recentes na área ou alternativamente avanços tecnológicos na geração e análise de dados ou ainda desenvolvimento de processos e produtos. A discussão dos temas será baseada em: (1) leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas; (2) apresentação de seminários.
TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA CLÍNICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Nesta disciplina são discutidos temas específicos e relacionados com os avanços científicos e tecnológicos na área de Pesquisa Clínica. Estes tópicos podem variar de semestre a semestre e podem envolver os avanços científicos e descobertas recentes na área ou alternativamente avanços tecnológicos na geração e análise de dados ou ainda desenvolvimento de processos e produtos. A discussão dos temas será baseada em: (1) leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas; (2) apresentação de seminários.
TÓPICOS ESPECIAIS EM TECNOLOGIAS APLICADAS À SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
Nesta disciplina são discutidos temas específicos e relacionados com os avanços científicos e tecnológicos na área de Tecnologias Aplicadas à Saúde. Estes tópicos podem variar de semestre a semestre e podem envolver os avanços científicos e descobertas recentes na área ou alternativamente avanços tecnológicos na geração e análise de dados ou ainda desenvolvimento de processos e produtos. A discussão dos temas será baseada em: (1) leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas; (2) apresentação de seminários.
Matrículas dos alunos aprovados no processo seletivo: 09/08 à 12/08/2022.
– Ficha de matrícula (enviada pela secretaria para o e-mail cadastrado).
– Declaração de aceite de orientação;
– Em caso de orientador externo do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde, este deverá pedir credenciamento, entregando, junto aos documentos acima, os seguintes:
– Pedido de credenciamento do orientador
– Currículo do orientador (preferencialmente o Lattes);
– Informações sobre projetos de pesquisa desenvolvidos e em desenvolvimento, assim como o estabelecimento, dentro das Linhas de Pesquisa em tabela apresentada no site do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde, de qual linha de pesquisa do Programa o projeto do aluno a ser proposto poderá ser vinculado.
Confirmação de vínculo de alunos veteranos: 27/07 à 05/08/2022.
Para a realização da confirmação, o(a) aluno(a) deverá preencher o arquivo nomeado “Confirmação de vínculo” (enviado pela secretaria, no e-mail cadastrado), conforme as orientações a seguir, e que deverá ser encaminhada dentro do período de confirmação.
– Selecionar com um “X” as disciplinas desejadas na coluna opção;
– Assinar a ficha de confirmação (assinatura digital ou manual);
– Providenciar nessa ficha a assinatura do orientador. Para alunos de regime especial, providenciar a assinatura da coordenação do curso (assinatura digital ou manual);
– Encaminhar exclusivamente para o e-mail: posgraduacao@umc.br (no campo assunto do e-mail deve ser descrito “Confirmação de Vínculo e o Programa que o aluno pertence”);
– Após o recebimento da secretaria, a confirmação de vínculo será submetida ao departamento financeiro (para confirmação de quitação de débitos);
– Para cursar disciplinas de outro programa, solicitar a participação via recurso, na secretaria de Pós-Graduação.
A prova de proficiência em inglês dos programas de mestrado e doutorado da Universidade de Mogi das Cruzes visa avaliar a compreensão de textos escritos em língua inglesa, condição esperada para alunos de cursos de pós-graduação stricto-sensu.
É ofertada duas vezes ao ano, uma em cada semestre, sem custo aos alunos, nas dependências da própria UMC (campus sede), conforme agenda disponibilizada pela secretaria da pós-graduação e informada aos alunos por e-mail.
Estão autorizados a realizá-la todos os alunos matriculados nos programas de pós-graduação stricto-sensu da UMC, independentemente se em regime regular ou especial.
Quando realizado o anúncio de data e horário da próxima prova, o aluno interessado deve efetuar sua inscrição e comparecer no dia marcado. Neste será permitida a entrada apenas dos alunos inscritos e mediante apresentação de RG ou outro documento oficial com foto. O aluno poderá fazer uso apenas de dicionário impresso e do tipo monolíngue (inglês-inglês). Outras informações pontuais sobre as regras são sempre encaminhadas pela secretaria da pós-graduação quando do anúncio das datas e período de inscrição.
A aprovação nesta prova é quesito obrigatório para agendamento de exame de qualificação de mestrado e doutorado.
O aluno que não atingir o conceito suficiente poderá se inscrever para a prova aplicada no semestre seguinte, sendo possível participar de tantas quanto forem necessárias até conseguir a aprovação, desde que não ultrapassados os prazos contratuais para qualificação de mestrado/doutorado.
MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE
DEFESAS – 2023 |
Aluno(A): |
Aristides Daros Júnior |
Título: |
Estudo Comparativo Da Eficácia Entre Jato De Plasma E Eletocautério Na Blefaroplastia Não Cirúrgica |
Orientador: |
Dr. Fábio Dupart Nascimento |
Data: |
09/03/2023 |
Aluno(A): |
Fernanda Borges Aloe Leal |
Título: |
Jogo Computadorizado Para Treinamento De Estudantes De Enfermagem Dos Sinais De Dor Em Neonatos |
Orientador: |
Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi |
Data: |
28/02/2023 |
Aluno(A): |
Gheyza Torres Chaves |
Título: |
Utilização Da Laserterapia Na Redução Do Edema Pós Preenchimento Facial Com Ácido Hialurônico |
Orientador: |
Dr. Fábio Dupart Nascimento |
Data: |
23/02/2023 |
Aluno(A): |
Erika Estevam Freire Miranda |
Título: |
Aplicativo Móvel Para Gerenciamento De Doação De Leite Materno |
Orientador: |
Dra. Marcia Aparecida Silva Bissaco |
Data: |
08/02/2023 |
DEFESAS – 2022 |
Aluno(a): |
Robson Ferreira Borges |
Título: |
Aplicativo Web Para Treinamento De Técnicos Em Radiologia Na Obtenção De Exames Radiológicos Com O Uso De Meios De Contraste Na Modalidade De Diagnóstico Por Imagem |
Orientador: |
Dra. Silvia Cristina Martini |
Data: |
20/12/2022 |
Aluno(a): |
Simone Augusta De Resende |
Título: |
Análise Comparativa Da Utilização Dos Componentes Sanguíneos PRP E I-PRF Em Procedimentos De Harmonização Orofacial |
Orientador: |
Dr. Fábio Dupart Nascimento |
Data: |
09/12/2022 |
Aluno(a): |
Tania Cristina Tripode |
Título: |
Impactos Dos Programas De Acreditação Hospitalar Nos Cuidados Em Saúde: Uma Revisão Integrativa |
Orientador: |
Dr. Andrea Bottoni |
Data: |
30/08/2022 |
Aluno(a): |
Janaina Binhame De Souza Oliveira |
Título: |
Avaliação Dos Efeitos Do Ácido Hialurônico Em Estrias Atróficas Associado Ao Microagulhamento |
Orientador: |
Dra. Wagner Alves De Souza Júdice |
Data: |
29/07/2022 |
Aluno(a): |
Rodrigo Christiano Hilario Moreira |
Título: |
Uso Racionalizado De Medicamentos: Realidades E Desafios No Sistema Único De Saúde Uma Revisão Integrativa |
Orientador: |
Dr. Andrea Bottoni |
Data: |
02/06/2022 |
Aluno(a): |
Renata Abdala Oliveira Mercaldi |
Título: |
A Qualidade De Vida Dos Cirurgiões Dentistas No Período Da Pandemia De Covid-19 |
Orientador: |
Dra. Wagner Alves De Souza Júdice |
Data: |
31/05/2022 |
Aluno(a): |
Alexandre Henrique Santoro |
Título: |
Aplicativos Móveis Baseados Em Mindfulness Para A Redução Da Ansiedade E Do Estresse Em Acadêmicos: Revisão Integrativa |
Orientador: |
Dra. Marcia Aparecida Silva Bissaco |
Data: |
17/01/2022 |
Aluno(a): |
Patricia Facina Brandão |
Título: |
Empreendedorismo Na Enfermagem: Uma Revisão Integrativa Dos Campos De Atuação Do Enfermeiro |
Orientador: |
Dr. Andrea Bottoni |
Data: |
19/01/2022 |
DEFESAS – 2021 |
Aluno(A): |
Graziele Oliveira Dos Santos |
Título: |
Impacto De Atividades Psicoeducativas No Autocuidado De Idosos De Um Centro De Convivência |
Orientador: |
Dra. Vera Lúcia Dos Santos Alves |
Data: |
09/11/2021 |
Aluno(A): |
Elis De Oliveira Antero |
Título: |
Clima Organizacional Com Profissionais De Enfermagem Do Estado De São Paulo |
Orientador: |
Dra. Marina Reis De Moura Campos |
Data: |
06/10/2021 |
Aluno(A): |
Cintia Pinheiro Broggio Benicasa |
Título: |
A Simulação Realística Como Método De Aprendizagem Significativa Em Cursos Da Área Da Saúde |
Orientador: |
Dra. Katia Cristina Ugolini Mugnol |
Data: |
16/08/2021 |
Aluno(A): |
Suzana Moraes Dabian Krauskopf |
Título: |
Meditação Mindfulness: É Possível Melhorar A Qualidade De Vida E Bem-Estar De Colaboradores Em Uma Indústria De Alimentos? |
Orientador: |
Dra. Marina Reis De Moura Campos |
Data: |
02/07/2021 |
Aluno(A): |
Camila Dayane Da Silva Bispo |
Título: |
Aplicativo Para Controle De Qualidade Em Laboratórios De Análise Clínicas |
Orientador: |
Dra. Marcia Aparecida Silva Bissaco |
Data: |
26/02/2021 |
Aluno(A): |
Douglas Eiji Nakashima Fortunato |
Título: |
Análise Do Perfil Lipídico De Idosos Da Região Do Alto Tietê |
Orientador: |
Dra. Wagner Alves De Souza Júdice |
Data: |
26/02/2021 |
Aluno(A): |
Euzarene Nunes Dos Santos |
Título: |
Software Para Triagem Em Pronto Socorro Por Classificação De Cores |
Orientador: |
Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi |
Data: |
25/02/2021 |
Aluno(A): |
Priscila Evangelista Da Silva |
Título: |
Proposta De Ficha Sistematizada Para O Atendimento De Pacientes Com Sífilis Adquirida |
Orientador: |
Dra. Katia Cristina Ugolini Mugnol |
Data: |
24/02/2021 |
Aluno(A): |
Suellen Cristina Barroso |
Título: |
Formigas Como Vetores De Infecção Hospitalar: O Que O Profissional De Saúde Precisa Saber |
Orientador: |
Dra. Katia Cristina Ugolini Mugnol |
Data: |
23/02/2021 |
DEFESAS – 2020 |
Aluno(a): |
Romário Meira Fernandes Do Nascimento |
Título: |
O Uso De Mapa Conceitual Como Ferramenta De Ensino E Aprendizagem Em Cursos Da Área Da Saúde |
Orientador: |
Dra. Katia Cristina Ugolini Mugnol |
Data: |
21/08/2020 |
Aluno(a): |
Aline Palmeira Dos Santos |
Título: |
Como As Farmácias Hospitalares Brasileiras Avaliam A Qualidade Dos Seus Serviços: Uma Revisão Integrativa |
Orientador: |
Dr. Andrea Bottoni |
Data: |
20/08/2020 |
Aluno(a): |
Luis Fernandes Reis Tavares Pais |
Título: |
Análise Descritiva Do Deslocamento De Pacientes Em Tratamento De Câncer De Mama No Sus |
Orientador: |
Dr. Ricardo Da Silva Santos |
Data: |
14/08/2020 |
Aluno(a): |
Rosângela Aparecida Bezerra Dos Santos Marques |
Título: |
Mindfulness Na Busca Pelo Equilíbrio Da Saúde Mental Dos Profissionais Da Saúde |
Orientador: |
Dra. Marina Reis De Moura Campos |
Data: |
10/08/2020 |
Aluno(a): |
Katia Mozena Nascimento |
Título: |
Conhecimento Dos Professores Do Ensino Fundamental E Médio No Cuidado De Crianças Com Diabetes Mellitus Tipo 1: Uma Revisão Integrativa |
Orientador: |
Dr. Andrea Bottoni |
Data: |
05/08/2020 |
Aluno(a): |
Edivaldo De Souza |
Título: |
Vencendo Em Meio A Crise – Estudo De Caso |
Orientador: |
Dra. Marina Reis De Moura Campos |
Data: |
14/02/2020 |
Aluno(a): |
Fernanda Mayumi Lourenço Mutou |
Título: |
Análise Da Qualidade Vida De Acadêmicos De Fisioterapia Em Uma Universidade Particular: Estudo Transversal |
Orientador: |
Dra. Vera Lúcia Dos Santos Alves |
Data: |
13/02/2020 |
DEFESAS – 2019 |
Aluno(a): |
Gabriela Miani Cialfi |
Título: |
O Impacto Do Desenvolvimento Humano No Desempenho De Uma Empresa |
Orientador: |
Dra. Vera Lúcia Dos Santos Alves |
Data: |
03/12/2019 |
Aluno(a): |
Pamela Barbosa Arantes |
Título: |
Indução Percutânea De Colágeno No Tratamento De Sequelas De Queimaduras |
Orientador: |
Dra. Katia Cristina Ugolini Mugnol |
Data: |
27/08/2019 |
Aluno(a): |
Elisangela Porfírio |
Título: |
Influência Da Tecnologia E Mídias Sociais No Envelhecimento Contemporâneo E Nos Domínios Do Instrumento De Avaliação De Qualidade De Vida Do Idoso Whoqol-Old |
Orientador: |
Dr. Andrea Bottoni |
Data: |
04/06/2019 |
Aluno(a): |
Danielle De Souza Fernandes |
Título: |
Manual De Orientação Ao Paciente Oncológico Em Tratamento Com Quimioterápicos Orais: Uma Proposta Para O Profissional Farmacêutico |
Orientador: |
|
Data: |
25/04/2019 |
Aluno(a): |
Fábio Cavalcanti Araujo |
Título: |
Efeito Agudo Do Exercício Aeróbio Realizado Intra Diálise Em Pacientes Com Doença Renal Crônica E Diabetes Tipo 2. Estudo De Série De Casos |
Orientador: |
Dra. Vera Lúcia Dos Santos Alves |
Data: |
29/03/2019 |
Aluno(a): |
Roberto Marinho Dos Santos |
Título: |
E-Learning Em Saúde: Características Que Aumentam A Adesão Dos Participantes |
Orientador: |
Dr. Ricardo Da Silva Santos |
Data: |
15/03/2019 |
Aluno(a): |
Cristiane Barros André |
Título: |
Avaliação Dos Efeitos Biológicos Da Expansão Rápida Da Maxila Assistida Por Mini-Implantes (MARPE) Com Uso De Três Diferentes Modelos De Tornos Expansores Pelo Método De Elementos Finitos |
Orientador: |
Dr. Fábio Dupart Nascimento |
Data: |
28/02/2019 |
Aluno(a): |
Alexandre Marcelino Da Silva |
Título: |
Impacto Do Uso De Fitoterápicos E Plantas Medicinais No Sistema Hepático |
Orientador: |
Dr. Andrea Bottoni |
Data: |
26/02/2019 |
Aluno(a): |
Eberton Lima Pereira |
Título: |
Guia Para Obtenção De Capital De Risco Destinado A Empreendedores Da Saúde |
Orientador: |
Dr. Henrique Jesus Quintino De Oliveira |
Data: |
22/02/2019 |
Aluno(a): |
Luís Felipe De Oliveira Figliolino |
Título: |
Impacto Da Abreviação De Jejum Nos Pacientes Cirúrgicos |
Orientador: |
Dr. Andrea Bottoni |
Data: |
31/01/2019 |
Aluno(a): |
Daniel Gomes Corrêa |
Título: |
Desenvolvimento Humano E Inteligência Artificial Na Equipe Da Liderança De Uma Empresa |
Orientador: |
Dra. Marina Reis De Moura Campos |
Data: |
30/01/2019 |
Aluno(a): |
Heloisa Cristina De Paula Ferreira |
Título: |
Teoria Das Inteligências Múltiplas. Aplicação Da Teoria Em Educação Em Saúde |
Orientador: |
Dr. Andrea Bottoni |
Data: |
29/01/2019 |
DÚVIDAS FREQUENTES
1. O mestrado profissional tem o mesmo valor que o mestrado acadêmico?
Sim. A diferença entre os programas acadêmicos e profissionais está apenas no formato e nos objetivos do curso. A titulação tem exatamente o mesmo valor. As portarias no.7 de 22/06/2009 e no.17 de 28/12/2009 dispõem sobre os mestrados profissionais.
2. Como faço para ingressar no programa?
É preciso participar de processo seletivo, que ocorre semestralmente. Este consiste de análise de currículo, entrevista e, à critério do colegiado do curso, de uma prova classificatória com conteúdo divulgado quando da inscrição.
3. Qual a duração do curso?
O programa de Mestrado Profissional tem duração de 24 meses para alunos que ingressam em regime regular e de aproximadamente 30 meses para os ingressantes em regime especial.
4. Como faço para ingressar em regime regular?
É preciso entregar à coordenação do curso, antes da matrícula, carta de aceite assinada pelo orientador (um docente do programa) e um pré-projeto de pesquisa contendo breve introdução, justificativa, objetivos e metodologia proposta.
5. Como faço para conseguir um orientador?
É preciso selecionar dentre os docentes do curso aquele que desenvolve projetos de pesquisa em áreas afins ao de seu interesse. A partir daí, entrar em contato com o orientador em potencial para verificar disponibilidade e interesse.
6. Para ingresso no mestrado profissional já preciso ter um projeto de pesquisa pré-definido?
Não, entretanto é necessário ter em mente que o projeto desenvolvido deverá ser pertinente às áreas de concentração e linhas de pesquisa do curso. Em se tratando de um programa de mestrado profissional, incentivamos que o projeto seja desenvolvido dentro da área de atuação do aluno e tenha aplicação prática em curto ou médio prazo.
7. Onde irei desenvolver o projeto de mestrado?
No mestrado profissional o projeto pode ser desenvolvido no próprio local de trabalho do aluno, se permitido pela instituição em que atua, estando também disponíveis os recursos oferecidos pelos núcleos de pesquisa da UMC.
8. Para o programa de mestrado profissional há atribuição de bolsas de estudo?
Não. Por se tratar de um programa profissional, pressupõe-se que o mestrando continuará com seu vínculo empregatício, o que desqualifica a atribuição de bolsas nesta modalidade de mestrado.
9. O curso é gratuito?
Não. Existem mensalidades a serem pagas, sendo que informações sobre valores podem ser obtidas junto à secretaria da pós-graduação.
10. Há prova de proficiência de língua estrangeira?
Sim. A prova de proficiência é ofertada pela universidade duas vezes ao ano, não sendo entretanto um pré-requisito ter sido aprovado para ingressar no curso.
11. Qual o horário das aulas e quais são as disciplinas?
Todas as disciplinas obrigatórias e a maior parte das disciplinas optativas são ministradas de segunda a sexta-feira no período noturno (19 às 22 horas). Algumas disciplinas optativas são também ofertadas aos sábados. Ao início de cada semestre é divulgada a matriz curricular, com datas e horários de aulas para que o aluno monte sua grade de disciplinas do período.
12. Quantas disciplinas será preciso cursar?
As disciplinas do curso somam pontos (créditos), sendo necessário cursar 12 créditos em disciplinas obrigatórias e os outros 12 em disciplinas optativas.
13. O curso pode ser feito na modalidade EAD?
Não. O curso das disciplinas é 100% presencial.
14. Se eu precisar de maiores informações sobre o curso, onde posso encontrá-las?
Você pode acessar o regimento do curso, que contempla todas as informações regulamentares. Além disso, o coordenador e a secretaria da pós-graduação estarão à sua disposição para o que precisar.