UMC Notícias

Três trabalhos foram aceitos no congresso, que aconteceu presencialmente em São Paulo

O Curso de Nutrição esteve presente no XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica 2021, que aconteceu neste mês de dezembro em São Paulo. A UMC foi representada pelos trabalhos de pesquisa das estudantes recém-formadas, Jéssica Godoy e Natalia Ferreira, sob orientação da professora Tatiana Santiago.

Os temas abordados nos projetos foram “Fatores de risco para a cirurgia bariátrica: Um retrato segundo dados da Vigetel”, “Obesidade e Cirurgia Bariátrica: Um retrato do perfil nutricional brasileiro” e “Panorama da Obesidade por regiões do Brasil, de acordo com os dados do SISVAN”. Segundo a orientadora, a obesidade e o excesso de peso já são configurados como um problema de saúde pública no Brasil, acometendo 62% da população. “Atualmente, nosso país é considerado o segundo país no ranking em cirurgias bariátricas; e a Nutrição possui um papel importante no direcionamento da prevenção, tratamento clínico, tratamento cirúrgico e manutenção da saúde, sendo destaques nos debates e discussões em Congressos para melhoria na assistência”, ressalta a professora.

O projeto da Jessica, por exemplo, analisou dados da obesidade por regiões do país. “Foram anos de análise de dados para dar um panorama e agora seguirei com a pesquisa para analisar a obesidade da população nos últimos 10 anos”, diz e continua: “Tudo isso foi recompensado com a aprovação no congresso. Eu mesma não esperava essa publicação, foi uma grande surpresa. Todo meu esforço e dedicação valeram a pena”, ressalta.

Natália conta que o artigo nasceu para ser seu trabalho de conclusão de curso. “Inicialmente a ideia era apresentar um projeto com informações relevantes e interessantes sobre um tema atual, porém, a pesquisa tomou outras proporções”, ressalta. Ela ainda destaca a felicidade de ter o artigo aceito no congresso. “A publicação me rendeu convites para novos estudos e parcerias profissionais promissoras. Estou muito feliz com tudo”, finaliza.

Como o congresso estava sendo adiado desde 2020 e foi para novembro deste ano, por isso, as alunas foram representadas no evento, realizado em um Centro de Convenções, na Capital, pela orientadora do projeto.