UMC Notícias

As estudantes Nathalia Manzutti Moreira e Tatiana Martins Zampini, do 6º semestre do curso de Enfermagem da UMC, coordenadas pelo professor Ewerton Dias, irão realizar uma palestra sobre “Prevenção do Câncer de Próstata”, na próxima quinta-feira, às 14h, no auditório do Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, no Distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. O tema escolhido é referente ao Novembro Azul e o objetivo da ação é conscientizar os colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde do homem.

De acordo com o professor, o diagnóstico precoce é extremamente importante, pois influência diretamente nas chances de cura da doença. “O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente no homem. De acordo com os últimos dados publicados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), quase 66 mil novos casos foram estimados em 2020. Embora as chances de cura sejam altas quando descoberto no início, muitos homens não procuram atendimento para realização do exame de detecção da doença.

O especialista ainda destaca que o preconceito ainda existe quando o assunto é o exame de toque. “Infelizmente ainda existe um tabu muito grande em relação a assuntos da saúde masculina que precisa ser quebrado. O preconceito associado ao exame de toque faz com que os homens não busquem atendimento e, consequentemente, a prevenção não seja feita de maneira eficaz” ressalta o Dias.