BIOFOTÔNICA

Projetos

RODRIGO ALVARO B. LOPES MARTINS
2013 - Atual -
CEPOF - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica
Descrição: Nesta proposta visamos estabelecer um Centro de Ótica e Fotônica, no qual ciência básica e aplicada deverão conviver de forma sinérgica. Será estabelecido uma moderna infraestrutura para estudo de tópicos relevantes em óptica, e assumido de forma adequada a missão de transferência de conhecimento para o setor produtivo e a realização de um vasto programa de difusão de ciência. A proposta incorpora modernos aspectos da óptica, física atômica, materiais e biofotônica. Será estabelecido um programa padrão que aceita modernos desafios científicos e assume responsabilidades sociais. Na parte de pesquisa, a proposta contempla 3 frentes: Átomos frios, plasmônica e bíofotônica. Estes campos estão ligados pelo interesse comum de interação de luz com a matéria em diferentes aspectos bem como sua exploração tanto a nível básico, como aplicados. Tópicos como turbulência quântica, redes ópticas, metrologia de tempo e frequência e espalhamentos em amostras de átomos frios constituem o principal foco do primeiro bloco. Em plasmônica, o estabelecimento de uma moderna facilidade de produção de estruturas tornará o país capacitado para o avanço desta área. Estudos teóricos de estruturas especiais serão realizados. Em biofotônica, nossos planos estão focalizados no diagnóstico e tratamento de doenças usando técnicas ópticas. Cobriremos desde aspectos básicos da interação de luz com tecidos biológicos passando por provas de princípios, até suas aplicações clínicas. Pesquisas laboratoriais e clínicas constituem nosso elenco de atividades. Paralelamente às pesquisas científicas, resultados e conhecimentos gerados, serão usados como principais ingredientes para um programa de Inovação Tecnológica, que permitirá desenvolver novos produtos, criar novas empresas e colaborar com empresas existentes. Um ousado programa de divulgação de ciência usando um canal de TV próprio, operando 24h/dia e um vasto elenco de atividades deverão cobrir todos os níveis educacionais, levando o entusiasmo da ciência desde estudantes na fase pré-escolar, do nível fundamental, médio e universitário até, cidadãos comuns. Proposta é justificada pela modernidade dos tópicos, pelo sinergismo que gera e principalmente pelo histórico de sucesso dos membros participantes. Temos um contexto de inserção internacional como da atração de estudantes, pós-does e estabelecimento de programas de cooperação. Os recursos deste projeto serão a alavanca para outros muitos que buscaremos durante a execução deste plano.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Alvaro Brandão Lopes Martins - Integrante / Vanderlei Salvador Bagnato - Coordenador / Ana Cláudia Pavarina - Integrante / André Lopes Carvalho - Integrante / Ben-Hur Viana Borges - Integrante / Carla Raquel Fontana - Integrante / Clovis Wesley Oliveira de Souza - Integrante / Cristina Kurachi - Integrante / Daniel Varela Magalhães - Integrante / Débora Marcondes Bastos Pereira Milori - Integrante / Euclydes Marega Junior - Integrante / Frederico Dias Nunes - Integrante / Jarbas Caiado de Castro Neto - Integrante / John Weiner - Integrante / Kilvia Mayre Farias - Integrante / Kleber Thiago de Oliveira - Integrante / Luciano Bachmann - Integrante / Luis Fernando Tirapelli - Integrante / Luiz Gonçalves Neto - Integrante / Mahir Saleh Hussein - Integrante / Marcos Cesar de Oliveira - Integrante / Natalia Mayumi Inada - Integrante / ORLANDO DE CASTRO E SILVA JUNIOR - Integrante / Philippe Wilhelm Courteille - Integrante / Sérgio Ricardo Muniz - Integrante.


RODRIGO ALVARO B. LOPES MARTINS
2012 - Atual -
Efeitos da laserterapia de baixa potência, antiinflamatório tópico e exercício físico no tratamento de osteoartrite de joelho induzida por papaína em ratos.
Descrição: A osteoartrite (OA) é uma doença que comumente afeta os seres humanos, sendo caracterizada como um processo degenerativo que abrange as articulações. A OA afeta a cartilagem articular, osso subcondral, ligamentos, cápsula articular, membrana sinovial e músculos periarticulares. O tratamento para esta desordem se baseia em terapia farmacológica, não farmacológica e cirúrgica, isoladamente ou em combinação, a fim de maximizar os efeitos benéficos e minimizar os efeitos indesejáveis. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar e comparar os efeitos da terapia farmacológica com antiinflamatório não-esteroidal (AINE) de uso tópico, aos efeitos da atividade física e por fim aos da laserterapia de baixa potência (LBP), em um modelo experimental de osteoartrite. A OA será induzida com injeção de papaína intra-articular no joelho direito de ratos Wistar machos. Após 21 dias os animais serão tratados com AINE de aplicação tópica e/ou com atividade física (natação) e/ou LBP. Os tratamentos serão realizados 03 vezes por semana, durante 03 semanas, perfazendo um total de 9 sessões para a natação e para o LBP. A aplicação de diclofenaco tópico será realizada também, 03 vezes por semana. Serão realizadas análises bioquímicas e morfológicas da articulação do joelho, compreendendo radiografia, análise histológica, contagem de leucócitos totais e diferenciados, atividade de mieloperoxidase (MPO), RT-PCR (COX-1, COX-2, IL-1², IL-6, IL-10, TNF-±, MMP-3 e MMP-13), análise de citocinas pelo método de ELISA (TNF-±, IL-1², IL-6 e IL-10), prostaglandina E2 (PGE2) e por fim, Western-Blott (COX-1 e COX-2).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Alvaro Brandão Lopes Martins - Coordenador.


RODRIGO ALVARO B. LOPES MARTINS
2012 - Atual -
Efeito do laser de baixa potência (810 nm) no reparo tecidual de tendões após a indução da tendinite - aspectos biomecânicos e moleculares.
Descrição:Tendinite são doenças muito comuns, associadas com uma grande variedade de tratamentos e terapias. Entre eles, laser terapia parece ser uma alternativa promissora. Atualmente, o laser infravermelho é o comprimento de onda que são mais utilizados, especialmente no caso de doenças inflamatórias articulares. Vários estudos têm demonstrado um efeito anti-inflamatório significativo de laser de baixa potência no tratamento de certos tecidos, tais como tendões. Os mecanismos responsáveis ainda não foram completamente elucidados. No entanto, alguns resultados recentes mostram que esta terapia leva à expressão gênica reduzida de vários mediadores inflamatórios como a PGE2, IL e TNF, e provoca um aumento na expressão de outros mediadores anti-inflamatórios, como IL-10. O laser também pode reduzir a expressão de certas colagenases (MMP) e, conseqüentemente, reduzir a degeneração dos tecidos. Ela promove o rearranjo das fibras de colágeno levando a uma melhora nas propriedades biomecânicas do tendão, durante o processo de reparação. Dado o grande impacto destas doenças sobre a população mundial, e a baixa eficácia de terapias utilizadas atualmente, o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas é um desafio para os Sistemas de Saúde, especialmente no contexto dos países em desenvolvimento. Além disso, o estabelecimento do protocolo clínico controlado e racional desta técnica é um problema inevitável tendo em vista que a terapia com laser é usado empiricamente por profissionais de saúde. Nossa hipótese é que o laser de baixa potência operando com comprimento de onda de 810 nm, pode reduzir o processo inflamatório agudo do tendão, promovendo a reparação dos tecidos através da inibição de mediadores inflamatórios e colagenases (MMP), contribuindo para a melhoria das propriedades mecânicas. Metodologia: A metodologia é baseada na utilização de ratos machos (Wistar), que se dividem em dois grupos: (1) de injeção de soro fisiológico, e o grupo de tendinite (2) dividido em dois subgrupos, tratados com diclofenaco sódico (groupe2.1) ou a energia do laser 1 Joule ou 3 joules (grupo 2.2). Tendinite é causada pela injeção de colagenase (100 mg / tendão) nos tendões de Aquiles. Após 7 e 14 dias, os animais são sacrificados e os tendões imediatamente colhidos e analisados; - Vamos acompanhar as mudanças na expressão gênica de colagenases MMP3, MMP9 e MMP13 e expressão gênica de colágenos I e III por RT-PCR (real time); - Alterações do colágeno no tecido serão avaliados por meio da técnica de imuno-histoquímica; - Vamos prosseguir com a análise das direções das fibras de colágeno utilizando a técnica de birrefringência em microscópio de luz polarizada; - As propriedades mecânicas dos tendões nos diferentes estados, serão obtidas através do uso de uma máquina de ensaio instrumentado especialmente adaptados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Alvaro Brandão Lopes Martins - Coordenador.


CESÁRIO BIANCHI FILHO
2010 - Atual-
mTOR and Myocardial Ischemic Injury
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Cesario Bianchi Filho - Coordenador.
Financiador(es): American Heart Association - Grant-In-Aid - Auxílio financeiro.


CESÁRIO BIANCHI FILHO
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eugenio Gonçalves de Araujo em 31/10/2014.
Ação do Extrato Etanólico da Casca de Pequi (Caryocar brasiliense) no Estresse Oxidativo em Miocárdio e Células Endoteliais do Coração de Camundongos (Mus musculus) Transgênicos
Descrição: O cerrado é a vegetação predominante da região Centro-Oeste do Brasil, onde frutos como o pequi (Caryocar brasiliense) são amplamente conhecidos porém pouco explorados quanto a suas propriedades farmacológicas. O pequi possui alta concentração de fenóis com capacidade de neutralizar radicais livres de oxigênio. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de verificar o efeito, e investigar os mecanismos celulares e moleculares de proteção, da terapia antioxidante com extrato etanólico da casca de pequi em cultura de células endoteliais de coração de camundongos Tet-Nox2:VE-Cad-tTA por indução experimental de isquemia e reperfusão e também no miocárdio após ligação do ramo anterior descendente da artéria coronária esquerda. Placas de cultura serão agrupadas aleatoriamente em dez grupos de dez placas cada e submetidas ou não aos tratamentos com o extrato de pequi em diferentes concentrações do antioxidante previamente preparado. Serão realizados western blot e imunofluorescência, procurando estabelecer o perfil de expressão de marcadores de sobrevivência, autofagia e apoptosealém da dosagem de estresse oxidativo. Em um segundo experimento, camundongos transgênicos Tet-Nox2:VE-Cad-tTA receberão ou não extrato etanólico da casca de pequi, após período experimental de superexpressão ou não de NADPH oxidase mediada por tetraciclina. Esta investigação procurará verificar o efeito do tratamento antioxidante, na qual se espera a minimização da disfunção e de morte celular. Espera-se obter importantes respostas sobre o mecanismo da eventual ação antioxidante dos componentes do extrato etanólico da casca de pequi sobre células endoteliais e musculares cardíacas, podendo descortinar o potencial terapêutico de um fruto que é símbolo do cerrado brasileiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Cesario Bianchi Filho - Integrante / Eugenio Gonçalves de Araujo - Coordenador / Luciana Batalha de Miranda Araujo - Integrante / Ruhul Abid - Integrante / Yandra Cassia Lobato de Prado - Integrante / Luciana Batalha Miranda Araujo - Integrante / Marina Pacheco Miguel - Integrante.


CESÁRIO BIANCHI FILHO
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eugenio Gonçalves de Araujo em 31/10/2014.
Efeito do Extrato Etanólico da Casca de Pequi (Caryocar brasiliense) na Isquemia Aguda do Miocárdio em Suínos Hipercolesterolêmicos
Descrição:A redução do suplemento de oxigenação ao coração resulta na doença cardíaca isquêmica, que pode ser causada por uma redução aguda ou crônica do fluxo sanguíneo coronariano em relação à demanda do miocárdio. As principais causas da redução do fluxo são processos intravasculares (aterosclerose, trombose), que reduzem ou obstruem o lúmen coronariano. Entre os fatores que causam ou contribuem para tais processos, a hipercolesterolemia é considerada um dos três mais importantes, juntamente com a hipertensão e a diabete. Tais processos patológicos, que cursam com isquemia e reperfusão, têm como consequência a produção de radicais livres, os quais estão envolvidos na oxidação de macromoléculas celulares e podem contribuir para a patofisiologia da injúria celular. O pequi (Caryocar brasiliense) é um fruto do cerrado cujo extrato etanólico da casca apresenta fenóis que demonstraram elevada capacidade de neutralizar radicais livres in vitro. Aventou-se a hipótese de que o extrato etanólico da casca de pequi pode reduzir lesões de isquemia e reperfusão experimental em suínos submetidos à dieta hiperlipídica. Suínos hipercolesterolêmicos serão distribuídos aleatoriamente em três grupos de tratamento. Os grupos serão: 1) placebo (n=7), 2) tratamento com resveratrol na dose de 100mg/kg PV (n=7) e 3) tratamento com extrato etanólico da casca de pequi, utilizado na mesma concentração do resveratrol (100mg/kg PV). Para efeito de comparação, serão utilizados 3 grupos conforme descritos anteriormente, mas os animais receberão apenas ração de crescimento (normocolesterolêmica). Após 1 semana da introdução da dieta experimental, a droga e o placebo serão fornecidos diariamente, no período da manhã, durante três semanas, os animais serão submetidos à isquemia regional no ventrículo esquerdo por 60 minutos, seguida por 120 minutos de reperfusão Ao final, o coração será extirpado e amostras de tecido da área afetada serão coletadas para análise molecular. Serão obtidos dados de quantificação das áreas de infarto e de risco do miocárdio, hemograma e perfil lipídico, western blotting e imunoistoquímica para diferentes vias de transdução de sinal potencialmente afetadas pela isquemia e reperfusão, além da quantificação de apoptose. A utilização de um extrato obtido de uma parte não comestível de uma planta do cerrado brasileiro para a prevenção e tratamento de doenças isquêmicas pode constituir uma alternativa de aproveitamento sustentável da vegetação nativa daquele importante bioma.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: : Cesario Bianchi Filho - Integrante / Eugenio Gonçalves de Araujo - Coordenador / Maria Clorinda Soares Fioravanti - Integrante / Luciana Batalha de Miranda Araujo - Integrante.


SÉRGIO GOMES DA SILVA
Resposta celular hipocampal de ratos idosos após treinamento aeróbio e resistido. Projeto de Mestrado de Fabrizio dos Santos Cardoso. Programa Integrado em Engenharia Biomédica - Universidade de Mogi das Cruzes. Financiamento: Bolsa da Fundação de Amparo Ao Ensino e Pesquisa (FAEP).


SÉRGIO GOMES DA SILVA
Resposta inflamatória em ratos idosos submetidos aos modelos de treinamento físico aeróbio e resistido. Projeto de Mestrado de Erivelton Fernandes França. Programa Integrado em Engenharia Biomédica - Universidade de Mogi das Cruzes. Financiamento: Bolsa da Fundação de Amparo Ao Ensino e Pesquisa (FAEP).


SÉRGIO GOMES DA SILVA
Reserva neural induzida pela prática de atividade física na adolescência: análise do número absoluto de neurônios e da arborização dendrítica. Projeto de Mestrado de Fernando Tadeu Serra. Programa Integrado em Engenharia Biomédica - Universidade de Mogi das Cruzes. Financiamento: Bolsa da Fundação de Amparo Ao Ensino e Pesquisa (FAEP).