Acesso alunos/Pedido Defesa
AS DISSERTAÇÕES/TESES QUE ESTIVEREM COM A CAPA FORA DO PADRÃO EXIGIDO NÃO SERÃO ACEITAS PELO COLEGIADO.
Entrega de documentos para solicitação
de Defesa de Dissertação
Caros Orientadores e Alunos do Mestrado em Biotecnologia
da UMC.
O Colegiado de Pós-Graduação (CPG)
lembra que vocês devem solicitar a Defesa da Dissertação
com o prazo de 23 meses após o aluno ser regularmente matriculado
no curso de Mestrado em Biotecnologia. (ver -
Cronograma de entrega de relatórios, qualificação
e defesa ). Para isto, é necessária a entrega na
secretaria do CPG dos seguintes documentos:
I – APROVAÇÃO DO TEXTO DA DISSERTAÇÃO
CASO A APROVAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO TENHA
SIDO CONDICIONAL. :
O aluno deve entregar 02 cópias da dissertação
para que sejam encaminhadas aos membros da banca de qualificação
que terão um prazo de 15 dias para emitir um parecer sobre
o texto da dissertação. Caso aprovado o texto, o aluno/orientador
poderá solicitar a defesa. Caso contrário, o aluno deverá
realizar as mudanças sugeridas antes de solicitar a defesa.
II - SOLICITAÇÃO DE DISSERTAÇÃO
:
1. O orientador deve entregar uma carta de requerimento
de defesa da Dissertação (modelo
1), com uma data sugerida com no mínimo 30 dias a partir
da data de entrega dos exemplares da dissertação. Lembramos
que o orientador deve previamente entrar em contato com os docentes
sugeridos para a banca, para verificar a disponibilidade de datas
dos mesmos. Salientamos que não deve ser sugerido o horário
noturno para defesa.
Informamos que, na entrega do requerimento de Defesa, o orientador
deve retirar na secretaria do curso o Formulário CAPES, que
deve ser preenchido e entregue antes da data agendada para apresentação
da Defesa.
2. O orientador deve entregar uma carta de sugestão
da banca contendo (modelo
2):
- 03 nomes de professores doutores docentes da UMC (banca Interna);
- 03 nomes de professores doutores de outra Instituição,
com telefone,
e-mail e endereço completo dos professores para envio da dissertação.
3. Seis cópias da Dissertação contendo:
- Introdução
Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação
do assunto tratado,
objetivos da pesquisa, revisão bibliográfica e outros
elementos necessários para situar o tema do trabalho.
- Metodologia
O sucesso de uma pesquisa está na exata observação
dos dados coletados. O trabalho deve, portanto, apresentar uma descrição
completa e concisa da metodologia utilizada, permitindo ao leitor
compreender e interpretar os resultados, assim como a reprodução
do estudo e/ou a utilização do método por outros
pesquisadores.
Nesse tópico devem ser incluídas, quando cabível,
informações sobre o local da pesquisa, população
estudada, amostragem, técnicas utilizadas, além da discrição
do procedimento analítico usado.
- Resultados e Discussões
Devem ser apresentados e discutidos de forma objetiva, exata, clara
e lógica, podendo-se utilizar tabelas, figuras e imagens para
complementação do texto.
Tanto resultados positivos como negativos devem ser incluídos
nesse item, desde que sejam importantes.
- Sumário e Conclusões
Contém a síntese dos resultados do trabalho. Tem por
finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada.
O autor manifestará seu ponto de vista sobre os resultados
obtidos, bem como sobre o seu alcance, sugerindo novas abordagens
a serem consideradas a trabalhos semelhantes. Na conclusão,
o autor deve apresentar os resultados mais importantes e sua contribuição
ao tema.
-Referências
Elemento obrigatório. Deve ser elaborado segundo as Normas
para trabalhos acadêmicos da Biblioteca Central UMC.
Em todo o texto as
Normas para trabalhos acadêmicos da Biblioteca Central UMC
devem ser seguidas. Abaixo ressaltamos alguns pontos importantes:
a) Capa
b) Folha de rosto
c) Agradecimentos
Folha onde o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que
contribuíram de maneira relevante à elaboração
do trabalho. No máximo em 03 páginas.
d) Resumo e Abstract
O Resumo e o abstract devem ser semelhantes, não devem conter
referências e não devem ultrapassar 02 páginas
cada um.
O resumo deve conter, sinteticamente, as informações
mais significativas a cerca do projeto. Isso significa privilegiar,
no mínimo, a indicação das razões que
motivaram a pesquisa, o problema investigado e a caracterização
da pesquisa.
e) Lista de Figuras (obrigatório para mais de
10 figuras)
Deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com
cada item designado por seu nome específico, acompanhado do
respectivo número da página.
f) Lista de Tabelas (obrigatório para mais de 10 tabelas)
Elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item
designado por seu nome, específico, acompanhado do respectivo
número da página.
g) Lista de abreviaturas de Figuras e de Tabelas
Representação de uma palavra por meio de alguma(s) de
suas sílabas ou letras.
h) Sumário
Não se coloca abstract, agradecimentos, resumo, etc.......
ou qualquer elemento anterior. Deve começar a partir da introdução.
As páginas anteriores à introdução não
devem ser numeradas.
i) Introdução
A introdução deve ser numerada levando em conta as páginas
anteriores.
Portanto, somam-se as páginas anteriores, menos a capa, e coloca-se
a próxima numeração na página de introdução,
exemplo:
Folha de rosto pág. 01, agradecimentos pág.02, 03, resumo
04, 05, 06, abstract 07, 08, sumário 09,10, introdução
começa a partir do número 11.
III – INSTRUÇÕES DA DEFESA
Será marcada a data de defesa (sugerida ou próxima)
em que o aluno realizará uma apresentação de
50 minutos seguida por argüição de aproximadamente
60 minutos por parte da banca examinadora, composta pelo orientador,
um docente da UMC e um de outra instituição previamente
aprovados pelo CPG.
Obtendo a aprovação da banca, o aluno deve fazer as
correções sugeridas pela mesma (caso seja solicitado)
e, se houver alteração do título da dissertação,
o aluno ou o orientador deverá informar à secretaria
do Colegiado ANTES DA ENCADERNAÇÃO DA CAPA DURA. Após
a defesa, o aluno terá 30 dias para entregar 1 (uma) via da
dissertação com as correções (em espiral).
O orientador e o aluno ficam responsáveis pelo preenchimento
do Formulário CAPES com dados da dissertação
e dados pessoais do aluno, que deve ser entregue logo após
a defesa juntamente com a Ata da defesa devidamente assinada por todos
os membros da banca ou por e-mail para a secretaria.
IV – INSTRUÇÃO PARA PRORROGAÇÃO
DE PRAZOS
Caso não seja possível manter o prazo
de 23 meses após a matrícula no regime regular, o orientador
deverá solicitar o quanto antes ao CPG uma prorrogação
de prazo apresentando a justificativa devida. Essa prorrogação
pode ter um prazo máximo de 04 meses. Casos excepcionais serão
julgados pelo CPG (modelo
4).
Após o período total de 28 meses o aluno será
jubilado sem direito a defesa.
V - INSTRUÇÕES PÓS-DEFESA
O aluno terá o prazo de um mês para entregar 01 cópia final da Dissertação
para parecer do CPG, que terá o prazo de 07 dias úteis para resposta.
Neste mesmo período de 30 dias, o aluno deverá comunicar a Secretaria do
Colegiado a respeito de alterações do título da dissertação que foram
sugeridas pela banca no momento do exame, para que seja feito um adendo à
ata de defesa (que deverá estar junto à ata na dissertação final).
Neste mesmo prazo, o aluno deverá entregar na Biblioteca Central da UMC o
formulário para a Ficha Catalográfica preenchido (modelo 5) e deverá
retirar
na Biblioteca sua Ficha pronta em PDF para ser anexada na sua dissertação
final. Para o preenchimento da Área de Concentração, consultar o
Colegiado.
>
Após o parecer do CPG, o aluno deverá retirar a cópia da Dissertação e da
Ata da Defesa (e adendo se houver) na secretaria do curso. Feito isto, o
aluno terá dez dias para entregar:"
- 02 cópias finais da dissertação
em capa dura;
- 03 cópias da dissertação em papel cartão cor branca com letras pretas (Mestrado);
- 05 cópias da dissertação em papel cartão cor branca com letras pretas (Doutorado);
- 01 CD contendo o arquivo da dissertação em PDF. Este
arquivo deve ser único e deve obedecer a mesma forma da dissertação
impressa (incluindo inclusive a ficha catalográfica, a ata e adendo - se houver). Ressaltamos a importância da qualidade deste material,
tendo em vista que será disponibilizado em rede pela Biblioteca
Digital. Se possível para o aluno ou orientador, salvar o arquivo
da dissertação em Acrobat Writer. Se não for possível,
entregar somente em PDF;
- termo de
Autorização de Direitos Autorais. Este termo será
assinado no CPG na entrega da documentação acima;
- termo de Autorização
de Divulgação de Arquivo Eletrônico - que
permite a divulgação do trabalho em PDF.
Obs.: toda divulgação deverá ser total e é
obrigatória a apresentação destas autorizações,
pois é norma CAPES que o trabalho seja divulgado por meio eletrônico."
Abaixo ressaltamos algumas regras para a dissertação impressa:
1. Padrão da capa dura:
a) costurada, cinza claro-letras douradas (MESTRADO) e vinho-letras prateadas (DOUTORADO);
- CINZA MESTRADO
- VINHO DOUTORADO
b) na capa deve estar escrito (em FONTE ARIAL):
- Nome completo do aluno
- Título do projeto
- Cidade
- Ano
Capa
Na lombada, deve ter escrito longitudinalmente e legível (fonte Arial) do alto para o pé da lombada. Esta forma possibilita a leitura quando o trabalho está no sentido horizontal, com face voltada para cima:
a)Nome do aluno
b)Título da dissertação
c)MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA - UMC - Ano
2. Folha de rosto
Ver instrução anterior.
3. Ata da Defesa da Dissertação (pegar uma cópia
na secretaria do CPG) e adendo (se houver)
4. Agradecimentos
5. Resumo e Abstract
6. Lista de Figuras
7. Lista de Tabelas
8. Lista de abreviaturas de Figuras e de Tabelas
9. Sumário
10. Introdução
11. Metodologia
12. Resultados e Discussões
13. Sumário e Conclusões
14. Referências
IMPORTANTE:
Somente serão emitidos os documentos: Histórico Escolar,
Certificado de Conclusão e Diploma para os alunos que estiverem
com toda a documentação acima em dia com o Colegiado.