Acesso alunos/Pedido Defesa

AS DISSERTAÇÕES/TESES QUE ESTIVEREM COM A CAPA FORA DO PADRÃO EXIGIDO NÃO SERÃO ACEITAS PELO COLEGIADO.

Entrega de documentos para solicitação de Defesa de Dissertação

Caros Orientadores e Alunos do Mestrado em Biotecnologia da UMC.

O Colegiado de Pós-Graduação (CPG) lembra que vocês devem solicitar a Defesa da Dissertação com o prazo de 23 meses após o aluno ser regularmente matriculado no curso de Mestrado em Biotecnologia. (ver - Cronograma de entrega de relatórios, qualificação e defesa ). Para isto, é necessária a entrega na secretaria do CPG dos seguintes documentos:

I – APROVAÇÃO DO TEXTO DA DISSERTAÇÃO CASO A APROVAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO TENHA SIDO CONDICIONAL. :

O aluno deve entregar 02 cópias da dissertação para que sejam encaminhadas aos membros da banca de qualificação que terão um prazo de 15 dias para emitir um parecer sobre o texto da dissertação. Caso aprovado o texto, o aluno/orientador poderá solicitar a defesa. Caso contrário, o aluno deverá realizar as mudanças sugeridas antes de solicitar a defesa.

II - SOLICITAÇÃO DE DISSERTAÇÃO :

1. O orientador deve entregar uma carta de requerimento de defesa da Dissertação (modelo 1), com uma data sugerida com no mínimo 30 dias a partir da data de entrega dos exemplares da dissertação. Lembramos que o orientador deve previamente entrar em contato com os docentes sugeridos para a banca, para verificar a disponibilidade de datas dos mesmos. Salientamos que não deve ser sugerido o horário noturno para defesa.
Informamos que, na entrega do requerimento de Defesa, o orientador deve retirar na secretaria do curso o Formulário CAPES, que deve ser preenchido e entregue antes da data agendada para apresentação da Defesa.

2. O orientador deve entregar uma carta de sugestão da banca contendo (modelo 2):
- 03 nomes de professores doutores docentes da UMC (banca Interna);
- 03 nomes de professores doutores de outra Instituição, com telefone,
e-mail e endereço completo dos professores para envio da dissertação.

3. Seis cópias da Dissertação contendo:

- Introdução
Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado,
objetivos da pesquisa, revisão bibliográfica e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

- Metodologia
O sucesso de uma pesquisa está na exata observação dos dados coletados. O trabalho deve, portanto, apresentar uma descrição completa e concisa da metodologia utilizada, permitindo ao leitor compreender e interpretar os resultados, assim como a reprodução do estudo e/ou a utilização do método por outros pesquisadores.
Nesse tópico devem ser incluídas, quando cabível, informações sobre o local da pesquisa, população estudada, amostragem, técnicas utilizadas, além da discrição do procedimento analítico usado.

- Resultados e Discussões
Devem ser apresentados e discutidos de forma objetiva, exata, clara e lógica, podendo-se utilizar tabelas, figuras e imagens para complementação do texto.
Tanto resultados positivos como negativos devem ser incluídos nesse item, desde que sejam importantes.

- Sumário e Conclusões
Contém a síntese dos resultados do trabalho. Tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada.
O autor manifestará seu ponto de vista sobre os resultados obtidos, bem como sobre o seu alcance, sugerindo novas abordagens a serem consideradas a trabalhos semelhantes. Na conclusão, o autor deve apresentar os resultados mais importantes e sua contribuição ao tema.

-Referências
Elemento obrigatório. Deve ser elaborado segundo as Normas para trabalhos acadêmicos da Biblioteca Central UMC.

Em todo o texto as Normas para trabalhos acadêmicos da Biblioteca Central UMC devem ser seguidas. Abaixo ressaltamos alguns pontos importantes:

a) Capa


b) Folha de rosto

c) Agradecimentos
Folha onde o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. No máximo em 03 páginas.

d) Resumo e Abstract
O Resumo e o abstract devem ser semelhantes, não devem conter referências e não devem ultrapassar 02 páginas cada um.
O resumo deve conter, sinteticamente, as informações mais significativas a cerca do projeto. Isso significa privilegiar, no mínimo, a indicação das razões que motivaram a pesquisa, o problema investigado e a caracterização da pesquisa.

e) Lista de Figuras (obrigatório para mais de 10 figuras)
Deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página.

f) Lista de Tabelas (obrigatório para mais de 10 tabelas)
Elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome, específico, acompanhado do respectivo número da página.

g) Lista de abreviaturas de Figuras e de Tabelas
Representação de uma palavra por meio de alguma(s) de suas sílabas ou letras.

h) Sumário
Não se coloca abstract, agradecimentos, resumo, etc....... ou qualquer elemento anterior. Deve começar a partir da introdução.
As páginas anteriores à introdução não devem ser numeradas.

i) Introdução
A introdução deve ser numerada levando em conta as páginas anteriores.
Portanto, somam-se as páginas anteriores, menos a capa, e coloca-se a próxima numeração na página de introdução, exemplo:
Folha de rosto pág. 01, agradecimentos pág.02, 03, resumo 04, 05, 06, abstract 07, 08, sumário 09,10, introdução começa a partir do número 11.


III – INSTRUÇÕES DA DEFESA

Será marcada a data de defesa (sugerida ou próxima) em que o aluno realizará uma apresentação de 50 minutos seguida por argüição de aproximadamente 60 minutos por parte da banca examinadora, composta pelo orientador, um docente da UMC e um de outra instituição previamente aprovados pelo CPG.

Obtendo a aprovação da banca, o aluno deve fazer as correções sugeridas pela mesma (caso seja solicitado) e, se houver alteração do título da dissertação, o aluno ou o orientador deverá informar à secretaria do Colegiado ANTES DA ENCADERNAÇÃO DA CAPA DURA. Após a defesa, o aluno terá 30 dias para entregar 1 (uma) via da dissertação com as correções (em espiral).

O orientador e o aluno ficam responsáveis pelo preenchimento do Formulário CAPES com dados da dissertação e dados pessoais do aluno, que deve ser entregue logo após a defesa juntamente com a Ata da defesa devidamente assinada por todos os membros da banca ou por e-mail para a secretaria.

IV – INSTRUÇÃO PARA PRORROGAÇÃO DE PRAZOS

Caso não seja possível manter o prazo de 23 meses após a matrícula no regime regular, o orientador deverá solicitar o quanto antes ao CPG uma prorrogação de prazo apresentando a justificativa devida. Essa prorrogação pode ter um prazo máximo de 04 meses. Casos excepcionais serão julgados pelo CPG (modelo 4).
Após o período total de 28 meses o aluno será jubilado sem direito a defesa.

V - INSTRUÇÕES PÓS-DEFESA

O aluno terá o prazo de um mês para entregar 01 cópia final da Dissertação
para parecer do CPG, que terá o prazo de 07 dias úteis para resposta.
Neste mesmo período de 30 dias, o aluno deverá comunicar a Secretaria do
Colegiado a respeito de alterações do título da dissertação que foram
sugeridas pela banca no momento do exame, para que seja feito um adendo à
ata de defesa (que deverá estar junto à ata na dissertação final).

Neste mesmo prazo, o aluno deverá entregar na Biblioteca Central da UMC o
formulário para a Ficha Catalográfica preenchido (modelo 5) e deverá
retirar
na Biblioteca sua Ficha pronta em PDF para ser anexada na sua dissertação
final. Para o preenchimento da Área de Concentração, consultar o
Colegiado.
>
Após o parecer do CPG, o aluno deverá retirar a cópia da Dissertação e da
Ata da Defesa (e adendo se houver) na secretaria do curso. Feito isto, o
aluno terá dez dias para entregar:"

- 02 cópias finais da dissertação em capa dura;
- 03 cópias da dissertação em papel cartão cor branca com letras pretas (Mestrado);
- 05 cópias da dissertação em papel cartão cor branca com letras pretas (Doutorado);
- 01 CD contendo o arquivo da dissertação em PDF. Este arquivo deve ser único e deve obedecer a mesma forma da dissertação impressa (incluindo inclusive a ficha catalográfica, a ata e adendo - se houver). Ressaltamos a importância da qualidade deste material, tendo em vista que será disponibilizado em rede pela Biblioteca Digital. Se possível para o aluno ou orientador, salvar o arquivo da dissertação em Acrobat Writer. Se não for possível, entregar somente em PDF;
- termo de Autorização de Direitos Autorais. Este termo será assinado no CPG na entrega da documentação acima;
- termo de Autorização de Divulgação de Arquivo Eletrônico - que permite a divulgação do trabalho em PDF.


Obs.: toda divulgação deverá ser total e é obrigatória a apresentação destas autorizações, pois é norma CAPES que o trabalho seja divulgado por meio eletrônico."

Abaixo ressaltamos algumas regras para a dissertação impressa:

1. Padrão da capa dura:

a) costurada, cinza claro-letras douradas (MESTRADO) e vinho-letras prateadas (DOUTORADO);
- CINZA MESTRADO
- VINHO DOUTORADO

b) na capa deve estar escrito (em FONTE ARIAL):
- Nome completo do aluno
- Título do projeto
- Cidade
- Ano

Capa

Na lombada, deve ter escrito longitudinalmente e legível (fonte Arial) do alto para o pé da lombada. Esta forma possibilita a leitura quando o trabalho está no sentido horizontal, com face voltada para cima:

a)Nome do aluno

b)Título da dissertação

c)MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA - UMC - Ano

2. Folha de rosto
Ver instrução anterior.


3. Ata da Defesa da Dissertação (pegar uma cópia na secretaria do CPG) e adendo (se houver)

4. Agradecimentos

5. Resumo e Abstract

6. Lista de Figuras

7. Lista de Tabelas

8. Lista de abreviaturas de Figuras e de Tabelas

9. Sumário

10. Introdução

11. Metodologia

12. Resultados e Discussões

13. Sumário e Conclusões

14. Referências

IMPORTANTE:
Somente serão emitidos os documentos: Histórico Escolar, Certificado de Conclusão e Diploma para os alunos que estiverem com toda a documentação acima em dia com o Colegiado.