O Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB), fundado em 1999, é um dos cinco núcleos de pesquisa da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Este núcleo é dedicado à geração, adaptação e transferência de conhecimentos, processos e tecnologias em áreas associadas a estudos genéticos, genômicos, fisiológicos e de bioinformática. As pesquisas conduzidas no NIB abrangem organismos de interesse clínico, público, industrial e agropecuário, além de fomentar a formação de recursos humanos especializados em diversos segmentos da biotecnologia e bioengenharia.
O núcleo é composto por cinco laboraórios de pesquisa e cada laboratório no NIB é focado em áreas específicas da biotecnologia, contribuindo para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento de novas tecnologias.
Núcleo Integrado de Biotecnologia
Universidade de Mogi das Cruzes
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, n. 200 – Centro Cívico – Prédio 9.
08780-911 Mogi das Cruzes, São Paulo- Brasil
Telefone: +55 11 4798-7106
Responsáveis:
Prof. Dr. Welington Luiz de Araújo
O Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos e Aquicultura (LAGOAA), criado em 2000, atua na genética molecular de organismos aquáticos, com pesquisas em melhoramento genético e genômico de peixes, conservação de espécies nativas, especialmente na região das cabeceiras do rio Tietê, e nutrigenômica aplicada à aquicultura. Financiado por projetos públicos e parcerias privadas, o laboratório apoia alunos de iniciação científica a pós-doutorado, desenvolvendo pesquisas básicas e aplicadas.
Localizado em um espaço de 19,25 m², dispõe de equipamentos para análises moleculares e ambiente de discussão científica.
Responsáveis:
Prof. Dr. Alexandre Wagner Hilsdorf
As pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Biologia Experimental do Câncer (LABEC) tem por objetivo avaliar o efeito antitumoral de compostos naturais e sintéticos que possam interferir no crescimento tumoral e em processos metastáticos. Para isso, realizamos testes in vitro de viabilidade celular, buscamos determinar o mecanismo de ação e mecanismo de morte celular induzida por estes compostos para o desenvolvimento de novos produtos com potencial para serem utilizados associados aos quimioterápicos convencionais. Os compostos que mostram efeito antitumoral in vitro são também testados em animais de experimentação.
Para os ensaios in vivo, utilizamos camundongos provenientes do biotério da UMC com projetos aprovados pelo comitê de ética no uso de animais (CEUA-UMC). Estes ensaios são realizados para analisar o efeito antitumoral em camundongos e para verificar possíveis danos em órgãos de animais tratados com estes compostos e possibilitar a descoberta de compostos eficientes e seguros para o tratamento de melanoma. Além disso, o LABEC também tem como objetivo a formação de doutores, mestres e alunos de iniciação científica com conhecimento na área de Biologia Celular, Biologia Molecular e Bioquímica com potencial de continuarem a carreira acadêmica.
Instagram
@labec.umc
Responsável:
Profa. Dra. Denise Costa Arruda
O Laboratório de Genômica Estrutural e Funcional (LaGen) tem como principais objetivos realizar análises genéticas avançadas de microrganismos, tanto patogênicos quanto não patogênicos. Além disso, busca investigar microbiomas para entender suas interações e impactos em diferentes ambientes. O laboratório também se dedica ao desenvolvimento e teste de novas metodologias em genômica, com aplicações em biotecnologia e medicina. Além disso, promove a formação de profissionais capacitados na interpretação e aplicação de dados genômicos e estimula a discussão ética e social sobre os avanços em genômica e biotecnologia, abordando questões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e à comunicação científica.
Responsável: Profa. Dra. Daniela Leite Jabes
Enfrentar desafios cruciais na Biotecnologia por meio da Bioinformática e Biologia Computacional, integrando grandes volumes de dados públicos e desenvolvendo métodos inovadores para analisá-los.
Nosso trabalho abrange todas as áreas das ciências ômicas, incluindo genômica, transcriptômica, proteômica e metagenômica, com o objetivo de criar ferramentas e recursos acessíveis e licenciados abertamente, promovendo a transparência, rigor e reprodutibilidade na ciência, e possibilitando que a comunidade científica ao redor do mundo possa usar e expandir nossas descobertas. Além disso, buscamos construir um ambiente de pesquisa inclusivo, valorizando a diversidade no processo de descoberta científica.
Responsáveis:
Responsável: Prof. Dr. Fabiano Bezerra Menegidio