MESTRADO E DOUTORADO
PROGRAMA INTEGRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA

PROGRAMA INTEGRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA
A Engenharia Biomédica é uma área polivalente que aplica os princípios, métodos e ferramentas das ciências, da tecnologia e da engenharia para analisar e resolver problemas em medicina, biologia e ciências agrárias, no sentido de desenvolver abordagens inovadoras, fornecendo assim uma melhoria geral nos cuidados de saúde e no próprio conhecimento do corpo humano e animal.
Os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, aprovados pelo Conselho Universitário da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), são oferecidos pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UMC, sob coordenação de pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT) da UMC.
Dirigido a: Profissionais graduados e/ou mestres em diferentes áreas a Ciências Exatas, Biológicas, Agrárias e da Saúde.
Objetivos do Curso:
– Integrar as Ciências Exatas e as Engenharias às Ciências da Saúde e Medicina.
– Capacitar profissionais com formação em Ciências Exatas e/ou da Saúde a atuar na área de Engenharia Biomédica, tanto na pesquisa quanto em desenvolvimento tecnológico, visando atender à demanda existente em instituições de pesquisa e empresas.
– Capacitar professores universitários, provendo-lhes formação multidisciplinar e ampliando seus horizontes de conhecimento e áreas de atuação.
Organização do Curso:
Para a obtenção do Diploma de Mestre em Engenharia Biomédica, o aluno deverá integralizar 48 créditos. Deste total, 24 créditos (360 horas) serão obtidos após cursar e ser aprovado em todas as disciplinas obrigatórias e as optativas que o aluno eleger como de seu interesse. Os 24 créditos restantes serão obtidos após o desenvolvimento de um trabalho científico, a defesa e aprovação de uma Dissertação sobre este trabalho.
Para a obtenção do Diploma de Doutor em Engenharia Biomédica, o aluno deverá integralizar 72 créditos. Deste total, 36 créditos (540 horas) serão obtidos após cursar e ser aprovado em todas as disciplinas obrigatórias e as optativas que o aluno eleger como de seu interesse. Os 36 créditos restantes serão obtidos após o desenvolvimento de um trabalho original, a elaboração, a apresentação e a aprovação de uma Tese sobre este trabalho.
Em nível de pós-graduação, uma unidade de crédito corresponde a quinze horas-aula que os estudantes devem cumprir.
As disciplinas serão selecionadas de acordo com a área de concentração escolhida e ministradas de forma a valorizar a participação do aluno em atividades práticas. Além disso, o Projeto de Pesquisa, realizado sob orientação de um dos professores do Programa, será desenvolvido nos Laboratórios de Pesquisa já instalados na UMC, com o apoio da FAEP, FAPESP e CNPq.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO | LINHAS DE PESQUISA | PROJETO | PESQUISADOR |
BIOENGENHARIA, BIOENERGÉTICA E BIOMECÂNICA | Biomateriais, Biossensores e nanotecnologias | Novas tecnologias, materiais e dispositivos em saúde oral | Dra Monica Ghislaine Oliveira Alves |
Ciências biomoleculares e genética biomédica | Ciências biomoleculares aplicadas à odontologia | Dra Monica Ghislaine Oliveira Alves | |
Estudos quantitativos e modelagem de sistemas biológicos | Estudo morfométrico do sistema respiratório, circulatório, muscular, esquelético e nervoso em humanos e em modelos experimentais | Dr. Robson Rodrigues da Silva Dr. Daniel Gustavo Goroso | |
Modelos para o estudo de arritmias cardíacas, procedimentos e fármacos antiarrítmicos | |||
Uso de fotobiomodulação e agentes Eletrofísicos em sistemas biológicos | Agentes Eletrofísicos e fotobiomodulação em doenças inflamatórias, câncer e reparo tecidual | Dra Monica Ghislaine Oliveira Alves | |
Medicina translacional e gestão em saúde | Tópicos em medicina translacional e promoção da saúde | Dr. Daniel Gustavo Goroso | |
Instrumentação biomédica e tecnologias assistivas | Dispositivos assistenciais para auxílio às necessidades de pessoas especiais e profissionais da saúde | Dr. Alessandro Pereira da Silva Dr. Terigi Augusto Scardovelli Dra Silvia Regina Matos da Silva Boschi Dra Silvia Cristina Martini | |
INFORMÁTICA BIOMÉDICA E ENGENHARIA CLÍNICA | Bioinformática e biologia computacional | Bioinformática e biologia computacional aplicadas à ciência da saúde e agrárias | Dr. Fabiano Bezerra Menegidio |
Ciência de dados e inteligência artificial | Métodos de Data Science e Big Data aplicados à área da saúde | Dr. Fabiano Bezerra Menegidio Dr. Daniel Gustavo Goroso Dr. Robson Rodrigues da Silva | |
Engenharia de software e infraestrutura computacional | Engenharia de sistemas e aplicativos biomédicos | Dra Silvia Regina Matos da Silva Boschi Dra Silvia Cristina Martini Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco | |
Tecnologias computacionais para o auxílio à educação biomédica | Dra Silvia Regina Matos da Silva Boschi Dra Silvia Cristina Martini Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco | ||
Computação em nuvem e virtualização na construção de infraestruturas computacionais reprodutíveis na área da saúde | Dr. Fabiano Bezerra Menegidio | ||
Jogos e Gameficação | Gamificação como recurso educacional na área da saúde | Dra Silvia Regina Matos da Silva Boschi Dra Silvia Cristina Martini Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco | |
Jogos e jogos sérios na área da saúde | Dra Silvia Regina Matos da Silva Boschi Dra Silvia Cristina Martini Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco Dr Alessandro Pereira da Silva Dra Terigi Augusto Scardovelli | ||
PROCESSAMENTO DE SINAIS E IMAGENS MÉDICAS | Processamento de imagens e biossinais, visão computacional e reconhecimento de padrões | Processamento de imagens e biossinais para o diagnóstico e auxílio às pessoas com necessidades especiais | Dra Silvia Cristina Martini Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco Dr. Terigi Augusto Scardovelli |
Captura e processamento de sinais biomédicos através de wereables e sistemas móveis | Dr. Daniel Gustavo Goroso | ||
Utilização de imagens biomédicas como recurso educacional na área da saúde | Dra Silvia Cristina Martini Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco |
NOME | TÍTULO | |
DOUTOR/UMC | ||
DOUTOR/USP | ||
FABIANO BEZERRA MENEGÍDIO (COORDENADOR) | DOUTOR/UMC | |
DOUTORA/USP | ||
DOUTOR/UNIFESP | ||
DOUTORA/UNESP | ||
DOUTOR/UMC | ||
DOUTORA/USP | ||
DOUTORA/UMC | ||
DOUTOR/UFSCAR | ||
DOUTOR/UMC | ||
COLABORADOR |
| |
DOUTOR/UNG |
INSCRIÇÕES – NÍVEL MESTRADO
Período: de 05/06/2023 a 04/08/2023
Após a realização da inscrição pelo site, enviar os seguintes documentos exclusivamente para o e-mail: posgraduacao@umc.br. Nenhuma outra forma de envio será aceita, incluindo o envio para outros e-mails.
Documentos:
(Mestrado e Doutorado)
– Cópia da cédula de identidade (RG) e CPF;
– Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
– Endereço;
– Contato (telefone e/ou celular);
– Link para acesso do Curriculo Lattes;
– Cópia do último histórico escolar;
– Diploma do curso de graduação (se não houver, será recebido o certificado de conclusão. O diploma deverá ser entregue no prazo de 06 meses a contar da matrícula).
Nível Doutorado, adicionar os documentos abaixo:
– Diploma do curso de mestrado (se não houver, será recebido o certificado de conclusão. O diploma deverá ser entregue no prazo de 06 meses a contar da matrícula)
– Projeto de pesquisa a ser proposto pelo aluno e pelo orientador com previsão de laboratório em que será desenvolvido o projeto e cronograma de execução (ver modelo de conteúdo mínimo de projeto Mestrado no site);
– Documentos comprobatórios de publicações e produções do candidato.
Observações:
* Toda a documentação deve ser encaminhada em pdf.
* No campo assunto do e-mail deve ser descrito “Inscrição Stricto Sensu 2023 – 2, indicando o programa de interesse”
* Exclusivo para o nível de doutorado:
Aqueles que NÃO pretendem cursar créditos no primeiro semestre de ingresso, poderão ingressar no curso em sistema de FLUXO CONTÍNUO (em qualquer data) seguindo os procedimentos acima.
Atenção:
* A seleção para outorga de quota de bolsas do Programa (CAPES e CNPq) ocorre logo após o período do processo seletivo (no início de cada semestre), para que os candidatos possam ser avaliados pela comissão competente, portanto, embora a matrícula no doutorado possa ocorrer em fluxo contínuo, a seleção para bolsas ocorre igualmente nos mesmos períodos, porém, somente no início e meio de ano.
Processo Seletivo: 08/08 à 11/08/2023 – consiste em entrevista, análise de documentos e, à critério do colegiado do curso, pode ser acrescido alguma forma adicional de avaliação classificatória.
O candidato inscrito será contatado pela secretaria ou pela coordenação do curso para agendamento do processo seletivo, por e-mail ou telefone.
A lista dos aprovados será disponibilizada na página do curso em 14/08/2023.
Investimento Mestrado: R$1.595,00 mensais.
Desconto: 15% de desconto para ex-alunos UMC e professores/funcionários OMEC.
Observação: Desconto válido para pagamento até o 5º. dia útil.
Consulte condições especiais se você é fisioterapeuta credenciado no CREFITO-3, colaborador do Hospital Alemão Oswaldo Cruz ou do Sancet Medicina Diagnóstica.
CANDIDATOS ESTRANGEIROS OU BRASILEIROS COM GRADUAÇÃO NO EXTERIOR: deverão obrigatoriamente entregar DIPLOMA REVALIDADO no Brasil.
Início das aulas para os aprovados: 21/08/2023 (consulte grade de disciplinas no item específico da página do curso).
Para mais informações, contate a secretaria de Pós-graduação através do e-mail: posgraduacao@umc.br
Processo Seletivo – 1º/ 2023
Período de Matrícula: 14/02/2023 – 17/02/2023
Mestrado |
Ane Carolina Moreira Duarte |
Katiuscia Abrahão |
Ludimila Ribeiro Fialho da Silva |
Lurye Silva Theodoro |
Raphael Borges Correia |
Silvio José Santos da Rocha |
Tathiane Nayara Oliveira Rocha |
Thiago de Souza Franco |
Doutorado |
Almir Rodrigues Tavares |
Fausto Mori Viana |
Rodrigo Christiano Hilario Moreira |
Processo Seletivo – Bolsistas 2022/2
LISTA DE SELECIONADOS PARA BOLSAS/TAXAS (CAPES)
Nome | Modalidade |
---|---|
Betina Cambraia Dias de Siqueira | TAXA |
Bruno De Paola | TAXA |
Égmon Marcio dos Santos | TAXA |
Fernanda Rodrigues dos Santos | TAXA |
Graziela Priscila Furtuozo | TAXA |
Paulo Sallarola Takao | BOLSA |
Disciplina: Introdução às Técnicas das Ciências Exatas
Ementa
Revisão dos conceitos de grandeza escalar e vetorial. Álgebra vetorial. Derivada e Integral. Força e as Leis de Newton. Força, campo e potencial elétricos. Grandezas elétricas e suas medições. Trabalho, potência e energia. Hidrostática e Hidrodinâmica.
Disciplina: Introdução à Fisiologia, Anatomia e Histologia Humanas
Ementa
Noções de anatomia, histologia e fisiologia dos diversos sistemas do corpo humano. Noções de fisiopatologia de algumas síndromes e doenças humanas. Noções de biologia celular. Fisiologia das células excitáveis e o potencial de ação. O sistema nervoso central. Unidade neuromuscular. O sistema cardiovascular. O sistema respiratório. O sistema urinário. O sistema endócrino. O sistema digestório.
Disciplina: Estudo quantitativo do sistema cardiovascular
Ementa
A função da circulação; esquema geral do sistema cardiovascular e sua relação com outros sistemas orgânicos; anatomia funcional e macroscópica do coração. O acoplamento excitação-contração na célula cardíaca. A origem e principais características da atividade elétrica do coração; a condução do potencial de ação o coração. O coração como dipolo elétrico; a origem do eletrocardiograma(ECG) e sua derivações. O ECG normal e patológico. Ciclo cardíaco e cálculo do débito cardíaco. Circulação coronariana; consumo de oxigênio e energia; microcirculação e circulação linfática. Mecânica dos fluídos aplicada à circulação. Regulação e controle do sistema cardiovascular. Modelos coração-circulação; relação pressão-volume; trabalho cardíaco e potência.
Disciplina: Introdução à Informática Médica
Ementa
Introdução aos algoritmos aplicados à área médica. Linguagens de programação específicas para modelagem, animações e análise de movimentos. Modelagem e simulação de estruturas anatômicas e de suas imagens. Medidas e avaliações de movimentos e posturas usando imagens digitais. Noções de desenvolvimento de jogos computadorizados voltados para crianças com necessidades especiais.
Disciplina: Processamento de Imagens Médicas
Ementa
Fundamentos de imagem digital, formação de imagem, determinação de características da imagem, representação de estruturas geométricas bidimensionais e tri-dimensionais, transformadas no domínio do tempo, transformadas no domínio da freqüência, filtros, realce, detecção, restauração, segmentação, reconhecimento de padrões.
Disciplina: Sistemas de Formação de Imagens Médicas
Ementa
Imagens fornecidas por variações de intensidade luminosa: Métodos de conversão de luz em sinal elétrico, métodos de varredura. Imagens produzidas por raios-X: Filmes radiográficos; intensificadores de imagens; mesas Bucky; sistemas de produção de raios-X; angiografia, tomografia, abreugrafia, xeroradiografia digital; angiografia por subtração digital, tomografia computadorizada, mamografia digital; fatores de qualidade. Imagens por ultra-som: Sensores; formação das imagens; descrição de um sistema; fatores de qualidade. Imagens por ressonância magnética nuclear: Fundamentos de espectroscopia; fatores de qualidade. Imagens por infravermelho: Sensores; tipos de aplicações; descrição de um sistema. Imagens por radiação gama: Descrição de um sistema. Novas Técnicas: Apresentação das novas tendências. Estudo comparativo dos diversos sistemas apresentados. Repercussão na medicina das técnicas de aquisição de imagens.
Disciplina: Computação Gráfica
Ementa
Introdução a computação gráfica e visualização computacional cientifica: implementação de algoritmos de transformações de coordenadas; recorte, geometria computacional, modelamento geométrico, (modelos de curvas, sólidos e superfícies); imagens sintéticas; modelos de cores em computação gráfica e técnicas de visualização.
Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.
Disciplina: Instrumentação Biomédica
Ementa
Principais características da instrumentação biomédica; aspectos de segurança para projetos e utilização da instrumentação biomédica; princípios de funcionamento dos amplificadores de instrumentação. Como estes amplificadores são utilizados para aquisição de sinais biológicos tais como eletrocardiograma, eletromiografia, eletroencefalograma, correntes iônicas e potencial de ação. Princípio de funcionamento e exemplos de aplicação de estimuladores elétricos para as áreas de cardiologia, neurologia e de reabilitação.
Disciplina: Sistemas de Formação de Imagens Médicas
Ementa
Imagens fornecidas por variações de intensidade luminosa: Métodos de conversão de luz em sinal elétrico, métodos de varredura. Imagens produzidas por raios-X: Filmes radiográficos; intensificadores de imagens; mesas Bucky; sistemas de produção de raios-X; angiografia, tomografia, abreugrafia, xeroradiografia digital; angiografia por subtração digital, tomografia computadorizada, mamografia digital; fatores de qualidade. Imagens por ultra-som: Sensores; formação das imagens; descrição de um sistema; fatores de qualidade. Imagens por ressonância magnética nuclear: Fundamentos de espectroscopia; fatores de qualidade. Imagens por infravermelho: Sensores; tipos de aplicações; descrição de um sistema. Imagens por radiação gama: Descrição de um sistema. Novas Técnicas: Apresentação das novas tendências. Estudo comparativo dos diversos sistemas apresentados. Repercussão na medicina das técnicas de aquisição de imagens.
Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.
Disciplina: Controle de Qualidade de Imagens Médicas
Ementa
Qualidade da imagem, conceitos, ruídos. Limitações do sistema de formação de imagem, contraste e resolução, limitações geométricas, medidas do desempenho. Dispositivos convencionais, não convencionais e computadorizados para avaliar os diversos parâmetros dos sistemas radiológicos. Dispositivos para avaliar a qualidade dos sistemas de ultra-som e ressonância magnética. Protocolos para controle de rotina.
Disciplina: Medições Biomédicas
Ementa
Objetivo: Construir com os alunos conceitos que os capacitem a identificar o transdutor e a instrumentação biomédica apropriadas para a medição e a detecção de parâmetros físicos em sistemas biológicos.
Conteúdo: Princípios básicos do projeto e da função da instrumentação biomédica: relevância e descrição do ganho, das impedâncias de entrada e de saída, da resposta em freqüência e da linearidade (ou não) da instrumentação biomédica para a correta medição de parâmetros biológicos. Especificação apropriada de transdutores, quanto a sua resposta em freqüência, sensibilidade, impedância e especificidade, para diferentes aplicações biomédicas. Conceitos e projetos simples de amplificadores e filtros utilizados em medições fisiológicas e clínicas.
Disciplina: Processamento de Imagens Médicas
Ementa
Fundamentos de imagem digital, formação de imagem, determinação de características da imagem, representação de estruturas geométricas bidimensionais e tri-dimensionais, transformadas no domínio do tempo, transformadas no domínio da freqüência, filtros, realce, detecção, restauração, segmentação, reconhecimento de padrões.
Disciplina: Educação: Aspectos Pedagógicos-Didáticos
Ementa
Educação, escola; cultura e sociedade. A noção de tridimensionalidade. O sistema escolar brasileiro. Graduação e Pós-Graduação. Credo Pedagógico: necessidade e componentes. Diretrizes e formas de execução. As relações interpessoais. Um modelo organizatório de natureza técnico-pedagógica: importância e componentes. Objetivos e avaliação; currículo, programas e trabalho docente. O círculo pedagógico de ferro.
Disciplina: Computação Gráfica
Ementa
Introdução a computação gráfica e visualização computacional cientifica: implementação de algoritmos de transformações de coordenadas; recorte, geometria computacional, modelamento geométrico, (modelos de curvas, sólidos e superfícies); imagens sintéticas; modelos de cores em computação gráfica e técnicas de visualização.
Disciplina: Educação e Novas tecnologias
Ementa
Ensino a distância (Conceitos, Aprendizagem aberta e a Distância, abordagem Francesa e EAD no mundo); História e regulamentação da EAD no Brasil; professor no Ambiente Digital, meio de prática dessa modalidade (correios rádio, televisão, meio telemático); Avaliação no EAD; ambientes virtuais de Aprendizagem; Prog. Nacional de Informática na educação; EAD e portadores de necessidades especiais; custo entre o curso presencial e a Distância.
Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.
Disciplina: Medições Biomédicas
Ementa
Objetivo: Construir com os alunos conceitos que os capacitem a identificar o transdutor e a instrumentação biomédica apropriadas para a medição e a detecção de parâmetros físicos em sistemas biológicos.
Conteúdo: Princípios básicos do projeto e da função da instrumentação biomédica: relevância e descrição do ganho, das impedâncias de entrada e de saída, da resposta em freqüência e da linearidade (ou não) da instrumentação biomédica para a correta medição de parâmetros biológicos. Especificação apropriada de transdutores, quanto a sua resposta em freqüência, sensibilidade, impedância e especificidade, para diferentes aplicações biomédicas. Conceitos e projetos simples de amplificadores e filtros utilizados em medições fisiológicas e clínicas.
Disciplina: Biomecânica
Ementa
Fundamentos do movimento humano: terminologia básica dos movimentos; Considerações esqueléticas e musculares sobre o movimento. Análise mecânica do desenvolvimento humano: cinemática linear e angular do movimento humano; Dinâmica linear e angular do movimento humano.
Metodologia de Pesquisa
Ementa:
Propiciar noções fundamentais sobre a história e a produção do conhecimento científico, ressaltando a importância da teoria da experimentação cientifica e o uso de técnicas de pesquisa. Estimular o processo de pesquisa na busca, produção e divulgação do conhecimento, despertando no estudante interesse e valorização deste em sua vida pessoal e profissional. Analisar questões fundamentais da metodologia científica na condução e elaboração de trabalhos científicos.
Bioestatística I
Ementa: Conceituar população e amostra. Definir amostra a partir de um conjunto de dados/informações. Construir tabelas e gráficos a partir de dados de amostras/populações. Classificar os dados segundo suas categorias. Calcular, identificar e interpretar as medidas de tendência central oriundas de dados de uma amostra e/ou populações. Aplicar medidas de tendência para diferenciar, comparar e analisar amostras e ou populações. Calcular, identificar e interpretar medidas de dispersão oriundas de dados de amostras e/ou populações. Utilizar softwares de estatística.
Bioestatística II
Ementa: Conceituar Inferência Estatística. Definir e calcular Intervalos de Confiança. Definir, calcular e interpretar a Distribuição Normal. Definir Testes de Hipótese. Definir e calcular utilizando Teste T de Student (dados paramétricos e não paramétricos). Definir e calcular utilizando análise de Variância. Definir e calcular utilizando Teste do Chi Quadrado. Cálculo do valor n para amostras representativas. Conceituar outros tipos de Testes não paramétricos. Utilizar softwares de estatística.
Modelagem Matemática e Simulação Computacional de Fenômenos Biológicos
Modelagem matemática como método científico. Técnicas de modelagem. Equações Diferenciais aplicadas em modelos matemáticos. Modelos de Markov. Modelos matemáticos e computacionais da eletrofisiologia cardíaca.
Estágio Didático (Mestrado e Doutorado)
Engenharia de Projeto (Mestrado e Doutorado)
Matrículas dos alunos aprovados no processo seletivo: 09/08 a 12/08/2022.
– Ficha de matrícula (enviada pela secretaria para o e-mail cadastrado);
– Declaração de aceite de orientação;
– Em caso de orientador externo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, este deverá pedir credenciamento, entregando, junto aos documentos acima, os seguintes:
– Pedido de credenciamento do orientador;
– Currículo do orientador (preferencialmente o Lattes);
– Informações sobre projetos de pesquisa desenvolvidos e em desenvolvimento, assim como o estabelecimento, dentro das Linhas de Pesquisa em tabela apresentada no site da Engenharia Biomédica, de qual linha de pesquisa do Programa o projeto do aluno a ser proposto poderá ser vinculado.
Confirmação de vínculo de alunos veteranos: 27/07 à 05/08/2022.
Para a realização da confirmação, o(a) aluno(a) deverá preencher o arquivo nomeado “Confirmação de vínculo” (enviado pela secretaria, no e-mail cadastrado), conforme as orientações a seguir, e que deverá ser encaminhada dentro do período de confirmação.
– Selecionar com um “X” as disciplinas desejadas na coluna opção;
– Assinar a ficha de confirmação (assinatura digital ou manual);
– Providenciar nessa ficha a assinatura do orientador. Para alunos de regime especial, providenciar a assinatura da coordenação do curso (assinatura digital ou manual);
– Encaminhar exclusivamente para o e-mail: posgraduacao@umc.br (no campo assunto do e-mail deve ser descrito “Confirmação de Vínculo e o Programa que o aluno pertence”);
– Após o recebimento da secretaria, a confirmação de vínculo será submetida ao departamento financeiro (para confirmação de quitação de débitos);
– Para cursar disciplinas de outro programa, solicitar a participação via recurso, na secretaria de Pós-Graduação.
A prova de proficiência em inglês dos programas de mestrado e doutorado da Universidade de Mogi das Cruzes visa avaliar a compreensão de textos escritos em língua inglesa, condição esperada para alunos de cursos de pós-graduação stricto-sensu.
É ofertada duas vezes ao ano, uma em cada semestre, sem custo aos alunos, nas dependências da própria UMC (campus sede), conforme agenda disponibilizada pela secretaria da pós-graduação e informada aos alunos por e-mail.
Estão autorizados a realizá-la todos os alunos matriculados nos programas de pós-graduação stricto-sensu da UMC, independentemente se em regime regular ou especial.
Quando realizado o anúncio de data e horário da próxima prova, o aluno interessado deve efetuar sua inscrição e comparecer no dia marcado. Neste será permitida a entrada apenas dos alunos inscritos e mediante apresentação de RG ou outro documento oficial com foto. O aluno poderá fazer uso apenas de dicionário impresso e do tipo monolíngue (inglês-inglês). Outras informações pontuais sobre as regras são sempre encaminhadas pela secretaria da pós-graduação quando do anúncio das datas e período de inscrição.
A aprovação nesta prova é quesito obrigatório para agendamento de exame de qualificação de mestrado e doutorado.
O aluno que não atingir o conceito suficiente poderá se inscrever para a prova aplicada no semestre seguinte, sendo possível participar de tantas quanto forem necessárias até conseguir a aprovação, desde que não ultrapassados os prazos contratuais para qualificação de mestrado/doutorado.
MESTRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA
DEFESAS – 2023 |
Aluno(a): | Bruno Toshio Gomes Gunji |
Título: | Desenvolvimento De Um Sistema Responsivo Com Imersão Em Ambiente Virtual Integrado Em Plataforma De Força Biaxial Para Treinamento De Equilíbrio |
Orientador: | Dr. Alessandro Pereira Da Silva |
Data: | 28/02/2023 |
Aluno(a): | Tathiane Keller Torquato Vicco |
Título: | Desenvolvimento De Um Jogo De Realidade Aumentada Para Estimular A Caminhada Em Idosos Sedentários |
Orientador: | Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi |
Data: | 03/02/2023 |
DEFESAS – 2022 |
Aluno(a): | Glaucia Ribeiro Vilas Lobo |
Título: | Análise Do Parque Tecnológico Do Brasil Para O Rastreamento Do Câncer De Mama |
Orientador: | Dr. Robson Rodrigues Da Silva |
Data: | 21/11/2022 |
Aluno(a): | Mariana Da Palma Valério |
Título: | Pletismógrafo Integrado Com Bomba De Infusão E Controle De Temperatura Caudal Para Ensaios Hemodinâmicos Em Ratos |
Orientador: | Dr. Alessandro Pereira Da Silva |
Data: | 30/09/2022 |
Aluno(a): | Ellen Greenfield |
Título: | Avaliação Do Metaboloma Salivar De Pacientes Usuários De Narguilé E Cigarros Industrializados |
Orientador: | Dra. Mônica Ghislaine Oliveira Alves |
Data: | 29/07/2022 |
Aluno(a): | Priscilla Martins Tozatti Sevilha |
Título: | Avaliação Da Efetividade De Um Novo Protocolo De Dermovitalização: Intradermovitalização Associada Ao Peeling Químico Por Meio De Imagens De Termografia |
Orientador: | Dr. Fábio Dupart Nascimento |
Data: | 27/04/2022 |
Aluno(a): | Marcos José Da Silva |
Título: | Avaliação Da Efetividade Clínica De Uma Nova Membrana Reabsorvível Rica Em Colágeno Em Cirurgias Odontológicas |
Orientador: | Dr. Fábio Dupart Nascimento |
Data: | 29/06/2022 |
Aluno(a): | Fernanda Rodrigues Dos Santos |
Título: | Análise Salivar De Pacientes Fumantes De Narguilé Por Espectroscopia De Infravermelho Por Transformada De Fourier |
Orientador: | Dra. Mônica Ghislaine Oliveira Alves |
Data: | 19/05/2022 |
Aluno(a): | Elaine Araujo Da Rocha |
Título: | Efeito Do Tratamento Com Laser De Baixa Intensidade Na Expressão De Genes Mediadores Da Inflamação E Da Remodelação Óssea Em Células-Tronco Da Polpa Dental Adulta |
Orientador: | Dr. Fábio Dupart Nascimento |
Data: | 15/02/2022 |
Aluno(a): | Yasmim Fernandes Moniz |
Título: | Jogo Musical Computadorizado Para O Treinamento Da Motricidade Fina Em Indivíduos Com Alteração Motora |
Orientador: | Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi |
Data: | 03/02/2022 |
Aluno(a): | Philip Alan De Araujo Oliveira |
Título: | Estudo Comparativo Entre Medida De Tumores De Pulmão Por Métodos De Imagem E As Medidas Por Métodos Diretos Do Tumor Ressecado – Contribuição À Descrição Do Fator T No Sistema Internacional TNM |
Orientador: | Olavo Ribeiro Rodrigues |
Data: | 24/02/2022 |
Aluno(a): | Jonanthan Keruak Andrade Holanda |
Título: | Análise Da Citotoxicidade In Vitro De Enxertos A Base De Quitosana E O Comparativo Entre Enxertos Autógenos, Heterógenos E Hidroxiapatita Em Fêmur De Rato |
Orientador: | Dr. Fábio Dupart Nascimento |
Data: | 28/01/2022 |
DEFESAS – 2021 |
Aluno(a): | Moyses Brito Filho |
Título: | Simulador Web Para Dimensionamento De Doses De Medicamentos |
Orientador: | Dr. Terigi Augusto Scardovelli |
Data: | 16/12/2021 |
Aluno(a): | Jurandir Evangelista De Jesus Filho |
Título: | Jogo Computadorizado De Musicalização Para Auxiliar No Desenvolvimento De Habilidades Sequenciais De Crianças Com Síndrome De Down |
Orientador: | Dr. Alessandro Pereira Da Silva |
Data: | 07/12/2021 |
Aluno(a): | Ana Claudia Cunha Barbosa Da Silva |
Título: | Uso Do Laser Não Ablativo No Tratamento Do Melasma: Revisão Sistemática Da Literatura |
Orientador: | Dr. Fábio Dupart Nascimento |
Data: | 01/12/2021 |
Aluno(a): | Elenice Rodrigues Lobo |
Título: | Avaliação Da Ação De Óleos Essenciais Como Potencial Medicação Intracanal |
Orientador: | Dr. Fábio Dupart Nascimento |
Data: | 30/07/2021 |
Aluno(a): | Adilson Lima Da Silva |
Título: | Plataforma Educacional Para Apoio Na Vivência, Comunicação E Comportamento De Crianças Com Transtorno Do Espectro Autista |
Orientador: | Dra. Marcia Aparecida Silva Bissaco |
Data: | 06/07/2021 |
Aluno(a): | Matheus Leonardo Alves De Camargo |
Título: | PharmaLAB: Ferramenta Computacional Para Teste De Fármacos No Miócito Ventricular De Camundongo |
Orientador: | Dr. Robson Rodrigues Da Silva |
Data: | 04/06/2021 |
Aluno(a): | Luan De Almeida Moura |
Título: | Análise Do Equilíbrio Dinâmico Em Mulheres Por Meio De Posturografia Em Plataforma De Força Com Rotação Biaxial |
Orientador: | Dr. Alessandro Pereira Da Silva |
Data: | 01/06/2021 |
Aluno(a): | Alessandra Palmeira Do Amaral |
Título: | Tratamentos De Superfície Em Ligas De Titânio: Uma Revisão Sistemática Da Literatura |
Orientador: | Dr. Fábio Dupart Nascimento |
Data: | 26/03/2021 |
Aluno(a): | Nicoli Bertti Zanin |
Título: | Utilização Do Smartphone Na Mensuração Do Gasto Energético E Atividade Física Em Crianças |
Orientador: | Dr. Daniel Gustavo Goroso |
Data: | 25/02/2021 |
DEFESAS – 2020 |
Aluno(a): | Paulo César Dos Reis |
Título: | Proposta De Sistema Computadorizado Baseado Em Gameterapia Para Diminuir A Oscilação Postural |
Orientador: | Dr. Alessandro Pereira Da Silva |
Data: | 09/12/2020 |
Aluno(a): | Fabiana Rodrigues Silva De Miranda Cavalcanti |
Título: | O Efeito Da Utilização Da Realidade Virtual Sobre A Reabilitação Do Equilíbrio Em Crianças E Adolescentes: Revisão Sistemática E Metanálise |
Orientador: | Dra. Silvia Cristina Martini |
Data: | 30/10/2020 |
Aluno(a): | Cecília Ponte Muffo |
Título: | Desenvolvimento De Um Tapete Sensorial Para Equilíbrio E Marcha Em Pacientes Pós Acidente Vascular Encefálico |
Orientador: | Dra. Silvia Cristina Martini |
Data: | 29/10/2020 |
Aluno(a): | Richard Ribeiro Brancato De Souza |
Título: | Jogo Sério Via Mobile Para Auxiliar Na Integração Sensorial De Crianças Com Transtorno Do Espectro Autista |
Orientador: | Dra. Marcia Aparecida Silva Bissaco |
Data: | 09/10/2020 |
Aluno(a): | Douglas Vilela De Oliveira |
Título: | Framework Gerador De Testes Para Auxiliar No Acompanhamento De Indivíduos Com Transtorno Do Espectro Autista |
Orientador: | Dra. Marcia Aparecida Silva Bissaco |
Data: | 09/10/2020 |
Aluno(a): | Margarete Dantas Llopis |
Título: | Expressão De Genes Dos Receptores Ativados Por Protease 1, 2 E 3 Em Lesões De Carcinoma De Células Escamosas Intrabucal De Pacientes Tabagistas |
Orientador: | Dra. Mônica Ghislaine Oliveira Alves |
Data: | 27/02/2020 |
Aluno(a): | Thiago Manuel Oliveira De Vasconcelos |
Título: | Avaliação Dos Efeitos Da Técnica De Osteopatia Craniana Nas Repostas Autonómicas Da Variabilidade Da Frequência Cardíaca Em Atletas De Alto Rendimento |
Orientador: | Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi |
Data: | 21/02/2020 |
Aluno(a): | Tiago Rodrigues Santana Silva |
Título: | Sistema Computadorizado Para Rastreamento De Movimentos Funcionais Com Representação Tridimensional |
Orientador: | Dr. Alessandro Pereira Da Silva |
Data: | 18/02/2020 |
Aluno(a): | Danilo Luque Ribeiro |
Título: | Proposta De Treinamento Do Equilíbrio Baseado Em Jogo Computadorizado Utilizando Uma Plataforma De Força Com Rotação Biaxial |
Orientador: | Dr. Alessandro Pereira Da Silva |
Data: | 12/02/2020 |
Aluno(a): | Natacha Harumi Ota |
Título: | Desenvolvimento De Dispositivos De Tecnologia Assistiva Baseados Em Impressão 3D Para Promover Ganho De Independência Relacionados Aos Membros Superiores De Indivíduos Com Lesão Medular |
Orientador: | Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi |
Data: | 07/02/2020 |
Aluno(a): | Douglas Crochi |
Título: | Dispositivo Ativo-Assistido Para A Reabilitação Da Articulação Do Ombro |
Orientador: | Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi |
Data: | 05/02/2020 |
DEFESAS – 2019 |
Aluno(a): | Ana Carolina Vidal De Souza Eisenstein |
Título: | Efeitos Do Treinamento Combinado Na Flexibilidade E Força De Ombro De Mulheres Em Tratamento Do Câncer De Mama |
Orientador: | Fábio Dupart Nascimento |
Data: | 17/12/2019 |
Aluno(a): | Marcilio Ferreira Da Silva |
Título: | Desenvolvimento De Dispositivo Para Contenção Da Cabeça Em Exames De Raios X Pediátrico |
Orientador: | Dra. Marcia Aparecida Silva Bissaco |
Data: | 17/12/2019 |
Aluno(a): | Caique Silva Pereira |
Título: | Ambiente Virtual Imersivo Para O Treinamento De Equilíbrio Em Uma Plataforma De Força |
Orientador: | Dr. Alessandro Pereira Da Silva |
Data: | 10/12/2019 |
Aluno(a): | Marcello Francisco Dos Santos |
Título: | Desenvolvimento De Um Dispositivo Pneumático Para A Reabilitação Da Articulação Do Cotovelo Em Pacientes Com Alterações Motoras |
Orientador: | Dr. Terigi Augusto Scardovelli |
Data: | 05/11/2019 |
Aluno(a): | Carla Fernanda De Miranda Rodrigues |
Título: | Influência De Componentes Alimentares Na Pressão Arterial Em Criança Acima Do Peso |
Orientador: | Dr. Daniel Gustavo Goroso |
Data: | 26/06/2019 |
Aluno(a): | Domingo Lucio Cancela |
Título: | Jogo Virtual Para Estimular Os Movimentos De Preensão E Pinça |
Orientador: | Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi |
Data: | 18/06/2019 |
Aluno(a): | João Batista De Oliveira |
Título: | Desenvolvimento De “Kits” Educacionais Para Complementar 0 Ensino Do Sistema Cardiopulmonar Aos Alunos De Ciências Exatas E Biomédicas |
Orientador: | Dr. Cesário Bianchi Filho |
Data: | 30/04/2019 |
Aluno(a): | Cristiane De Souza Oliveira Tavares |
Título: | Efeito Da Fotobiomodulação Cerebral No Desempenho Cognitivo E Locomotor De Ratos |
Orientador: | Dr. Sérgio Gomes Da Silva |
Data: | 13/03/2019 |
Aluno(a): | Fernanda Alcantara De Oliveira |
Título: | Efeito Da Drenagem Linfática Manual Em Pacientes Mastectomizadas Com Linfedema De Membro Superior Ipsilateral: Revisão Sistemática E Metanálise |
Orientador: | Dr. Cesário Bianchi Filho |
Data: | 28/02/2019 |
Aluno(a): | Eduardo Moniz Garcia |
Título: | Desenvolvimento De Algoritmo De Descoberta De Associações Entre Polimorfismo De Nucleotídeo Único E Bases Nitrogenadas Utilizando Mineração De Dados |
Orientador: | Dr. Jorge Rodolfo Beingolea Garay |
Data: | 27/02/2019 |
Aluno(a): | Rizieri Pizzolitto Da Silva Santos |
Título: | Desenvolvimento De Um Ambiente Virtual Para Avaliar Os Efeitos Da Privação De Sono Sobre A Atenção Em Caminhoneiros |
Orientador: | Dr. Terigi Augusto Scardovelli |
Data: | 27/02/2019 |
Aluno(a): | Chrystianne De Melo Setter |
Título: | Desenvolvimento De Um Dispositivo Vibratório Adaptado A Bola Suíça |
Orientador: | Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi |
Data: | 26/02/2019 |
Aluno(a): | Jean Correa Rodrigues |
Título: | Desenvolvimento De Um Dispositivo Para Movimentação Passiva Contínua Para A Articulação Do Joelho |
Orientador: | Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi |
Data: | 25/02/2019 |
Aluno(a): | Jefferson Valladão Oliveira Mello |
Título: | Modelagem Matemática E Simulação Computacional Do Metabolismo De ATP No Fenômeno Do Acoplamento Da Excitação – Contração Cardíaca Em Miócito Ventricular De Rato |
Orientador: | Dr. Robson Rodrigues Da Silva |
Data: | 22/02/2019 |
Aluno(a): | Rodrigo Pimentel |
Título: | Variabilidade Das Condutâncias Dos Principais Canais Iônicos Utilizados Na Modelagem Computacional Da Eletrofisiologia Cardíaca De Rato: Uma Revisão Sistemática Com Metanálise |
Orientador: | Dr. Robson Rodrigues Da Silva |
Data: | 20/02/2019 |
Aluno(a): | Eduardo Chagas Ferreira |
Título: | Desenvolvimento De Um Instrumento Para Análise De Postura Corporal Ergonomia, Através Da Utilização De Tecnologias Vestíveis |
Orientador: | Dr. Jorge Rodolfo Beingolea Garay |
Data: | 25/01/2019 |
1) Qual a duração do curso?
A duração do Curso de Mestrado é de 24 meses, podendo ser extendido em casos excepcionais até 30 meses. O Curso de Doutorado tem a duração de até 48 Meses.
2) O que é disciplina isolada e qual o valor? Acrescenta em meu currículo?
É quando o aluno não está matriculado no Mestrado, mas deseja cursar alguma disciplina do programa. Acrescenta em seu currículo uma declaração de ter cursado a disciplina em questão.
3) Como é realizada a seleção dos alunos?
Os alunos são selecionados, após a realização da inscrição mediante análise de currículo vitae, histórico, entrevista e disponibilidade do orientador.
4) Há possibilidade de conseguir bolsa?
Sim. A UMC conta com cotas de Bolsas e Taxas de isenção concedidas pela CAPES e Bolsas concedidas pelo CNPq. A quantidade de bolsas e taxas de isenção é limitada e a maior parte das regras adotadas para usufruir desses benefícios é imposta pela CAPES. Dentre elas temos: 1) Só podem concorrer às bolsas os alunos que não tenham vínculo empregatício e que se dediquem integral e exclusivamente ao curso. 2) Os alunos, com ou sem vínculo empregatício, também tem a opção de concorrer pelas taxas de isenção. 3) Alunos que tenham qualquer relação de trabalho com a instituição (no nosso caso a UMC ou a FAEP) não podem usufruir dessas bolsas ou taxas de isenção. 4) Não é permitido em hipótese alguma acumular benefícios de taxas e bolsas, independente de qual instituição tenha concedido o benefício, seja nacional ou internacional.
5) Há prova de proficiência de língua estrangeira?
Sim. Ao longo do curso são realizados exames de proficiência de língua inglesa com base na leitura e interpretação de textos científicos.
6) Qual o horário das aulas e quais são as disciplinas?
As disciplinas estão listadas em Matriz Curricular.
A grade horária é publicada semestralmente. Trabalhamos para uma maior flexibilização dos horários de oferecimento das disciplinas, e a partir de 2016 serão oferecidas nos períodos da tarde, noite e também aos sábados.
7) Quem trabalha pode fazer o curso só aos sábados ou à noite?
Trabalhamos para uma maior flexibilização dos horários de oferecimento das disciplinas, e a partir de 2016 serão oferecidas nos períodos da tarde, noite e também aos sábados. O desenvolvimento do projeto de pesquisa depende da disponibilidade de horário nos laboratórios da UMC.
8) O aluno deve entrar em contato com o professor para verificar a possibilidade de orientação somente após o processo de seleção?
Não. O aluno pode e deve procurar os professores que trabalham na sua área de interesse antes de se inscrever. Caso não seja possível após a entrevista com a comissão de seleção o aluno será encaminhado para uma entrevista com o possível orientador.
9) O que é regime Regular de matricula?
É para os alunos que satisfazem todos os requisitos necessários para ingressar no mestrado. Esses requisitos são: ter um orientador, ter um projeto de pesquisa, se dedicar integralmente ao curso, ter concluído um curso superior.
10) O que é regime Especial?
É para os alunos que não satisfazem todos os requisitos necessários para ingressar no mestrado. Esses requisitos são: ter um orientador, ter um projeto de pesquisa, se dedicar integralmente ao curso. Entretanto, salientamos que ter concluído um curso superior é uma condição indispensável para matrícula no curso.