Pós-graduação, Mestrado e Doutorado – UMC – Universidade de Mogi das Cruzes

MESTRADO E DOUTORADO

PROGRAMA INTEGRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA

PROGRAMA INTEGRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA 

A Engenharia Biomédica é uma área polivalente que aplica os princípios, métodos e ferramentas das ciências, da tecnologia e da engenharia para analisar e resolver problemas em medicina, biologia e ciências agrárias, no sentido de desenvolver abordagens inovadoras, fornecendo assim uma melhoria geral nos cuidados de saúde e no próprio conhecimento do corpo humano e animal.

Os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, aprovados pelo Conselho Universitário da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), são oferecidos pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UMC, sob coordenação de pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT) da UMC.

Dirigido a: Profissionais graduados e/ou mestres em diferentes áreas a Ciências Exatas, Biológicas, Agrárias e da Saúde.

Objetivos do Curso:

– Integrar as Ciências Exatas e as Engenharias às Ciências da Saúde e Medicina.
– Capacitar profissionais com formação em Ciências Exatas e/ou da Saúde a atuar na área de Engenharia Biomédica, tanto na pesquisa quanto em desenvolvimento tecnológico, visando atender à demanda existente em instituições de pesquisa e empresas.
– Capacitar professores universitários, provendo-lhes formação multidisciplinar e ampliando seus horizontes de conhecimento e áreas de atuação.

Organização do Curso:

Para a obtenção do Diploma de Mestre em Engenharia Biomédica, o aluno deverá integralizar 48 créditos. Deste total, 24 créditos (360 horas) serão obtidos após cursar e ser aprovado em todas as disciplinas obrigatórias e as optativas que o aluno eleger como de seu interesse. Os 24 créditos restantes serão obtidos após o desenvolvimento de um trabalho científico, a defesa e aprovação de uma Dissertação sobre este trabalho.

Para a obtenção do Diploma de Doutor em Engenharia Biomédica, o aluno deverá integralizar 72 créditos. Deste total, 36 créditos (540 horas) serão obtidos após cursar e ser aprovado em todas as disciplinas obrigatórias e as optativas que o aluno eleger como de seu interesse. Os 36 créditos restantes serão obtidos após o desenvolvimento de um trabalho original, a elaboração, a apresentação e a aprovação de uma Tese sobre este trabalho.

Em nível de pós-graduação, uma unidade de crédito corresponde a quinze horas-aula que os estudantes devem cumprir.

As disciplinas serão selecionadas de acordo com a área de concentração escolhida e ministradas de forma a valorizar a participação do aluno em atividades práticas. Além disso, o Projeto de Pesquisa, realizado sob orientação de um dos professores do Programa, será desenvolvido nos Laboratórios de Pesquisa já instalados na UMC, com o apoio da FAEP, FAPESP e CNPq.

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ÁREA DE CONCENTRAÇÃOLINHAS DE PESQUISAPROJETOPESQUISADOR
BIOENGENHARIA, BIOENERGÉTICA E BIOMECÂNICABiomateriais, Biossensores e nanotecnologiasNovas tecnologias, materiais e dispositivos em saúde oralDr. Caio Junji Tanaka
Ciências biomoleculares e genética biomédicaCiências biomoleculares aplicadas à odontologiaDr. Caio Junji Tanaka
Estudos quantitativos e modelagem de sistemas biológicosEstudo morfométrico do sistema respiratório, circulatório, muscular, esquelético e nervoso em humanos e em modelos experimentaisDr. Robson Rodrigues da Silva
Dr. Daniel Gustavo Goroso
Modelos para o estudo de arritmias cardíacas, procedimentos e fármacos antiarrítmicos
Uso de fotobiomodulação e agentes Eletrofísicos em sistemas biológicosAgentes Eletrofísicos e fotobiomodulação em doenças inflamatórias, câncer e reparo tecidualDr. Caio Junji Tanaka
Medicina translacional e gestão em saúdeTópicos em medicina translacional e promoção da saúdeDr. Daniel Gustavo Goroso
Instrumentação biomédica e tecnologias assistivasDispositivos assistenciais para auxílio às necessidades de pessoas especiais e profissionais da saúdeDr. Alessandro Pereira da Silva
Dr. Terigi Augusto Scardovelli
Dra Silvia Regina Matos da Silva Boschi
Dra Silvia Cristina Martini
INFORMÁTICA BIOMÉDICA E ENGENHARIA CLÍNICABioinformática e biologia computacionalBioinformática e biologia computacional aplicadas à ciência da saúde e agráriasDr. Fabiano Bezerra Menegidio
Ciência de dados e inteligência artificialMétodos de Data Science e Big Data aplicados à área da saúdeDr. Fabiano Bezerra Menegidio
Dr. Daniel Gustavo Goroso
Dr. Robson Rodrigues da Silva
Engenharia de software e infraestrutura computacionalEngenharia de sistemas e aplicativos biomédicosDra Silvia Regina Matos da Silva Boschi
Dra Silvia Cristina Martini
Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco
Tecnologias computacionais para o auxílio à educação biomédicaDra Silvia Regina Matos da Silva Boschi
Dra Silvia Cristina Martini
Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco
Computação em nuvem e virtualização na construção de infraestruturas computacionais reprodutíveis na área da saúdeDr. Fabiano Bezerra Menegidio
Jogos e GameficaçãoGamificação como recurso educacional na área da saúdeDra Silvia Regina Matos da Silva Boschi
Dra Silvia Cristina Martini
Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco
Jogos e jogos sérios na área da saúdeDra Silvia Regina Matos da Silva Boschi
Dra Silvia Cristina Martini
Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco
Dr Alessandro Pereira da Silva
Dra Terigi Augusto Scardovelli
PROCESSAMENTO DE SINAIS E IMAGENS MÉDICASProcessamento de imagens e biossinais, visão computacional e reconhecimento de padrõesProcessamento de imagens e biossinais para o diagnóstico e auxílio às pessoas com necessidades especiaisDra Silvia Cristina Martini
Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco
Dr. Terigi Augusto Scardovelli
Captura e processamento de sinais biomédicos através de wereables e sistemas móveisDr. Daniel Gustavo Goroso
Utilização de imagens biomédicas como recurso educacional na área da saúdeDra Silvia Cristina Martini  
Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco
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NÍVEL MESTRADO

Período de Inscrições: de 04/12/2023 a 02/02/2024

Após a realização da inscrição pelo site, enviar os seguintes documentos
exclusivamente para o e-mail: posgraduacao@umc.br. Nenhuma outra forma de
envio será aceita, incluindo o envio para outros e-mails.

Documentos:
– Cópia da cédula de identidade (RG) e CPF;
– Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
– Endereço;
– Contato (telefone e/ou celular);
– Curriculo Lattes;
– Cópia do último histórico escolar;
– Diploma do curso de graduação (se não houver, será recebido o certificado de
conclusão. O diploma deverá ser entregue no prazo de 06 meses a contar da
matrícula).

Observações:
* Toda a documentação deve ser encaminhada em pdf.
* No campo assunto do e-mail deve ser descrito “Inscrição Stricto Sensu 2024 –
1, indicando o programa de interesse”

Atenção:
A seleção para outorga de quota de bolsas do Programa (CAPES e CNPq) ocorre
logo após o período do processo seletivo (no início de cada semestre), para que
os candidatos possam ser avaliados pela comissão competente, portanto,
embora a matrícula no doutorado possa ocorrer em fluxo contínuo, a seleção
para bolsas ocorre igualmente nos mesmos períodos, porém, somente no início
e meio de ano.

Processo Seletivo: 05/02/2024 à 07/02/2024 – consiste em entrevista, análise
de documentos e, à critério do colegiado do curso, pode ser acrescido alguma
forma adicional de avaliação classificatória.
O candidato inscrito será contatado pela secretaria ou pela coordenação do
curso para agendamento do processo seletivo, por e-mail ou telefone.

A lista dos aprovados será disponibilizada na página do curso em 08/02/2024.

Investimento Mestrado: R$1.595,00 mensais.

Desconto: 15% de desconto para ex-alunos UMC e professores/funcionários
OMEC. Observação: Desconto válido para pagamento até o 5º. dia útil.

Consulte condições especiais se você é fisioterapeuta credenciado no CREFITO3, colaborador do Hospital Alemão Oswaldo Cruz ou do Sancet Medicina
Diagnóstica.

CANDIDATOS ESTRANGEIROS OU BRASILEIROS COM GRADUAÇÃO NO
EXTERIOR: deverão obrigatoriamente entregar DIPLOMA REVALIDADO no Brasil.

Início das aulas para os aprovados: 26/02/2024 (consulte grade de disciplinas
no item específico da página do curso)

APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO

Período de Matrícula: 15/08/2023 – 18/08/2023

Mestrado

Dário Cunha Da Silva

Ketlyn Fernanda Carvalho de Souza

Michelle da Silva Sena de Assis

Renato Moreno do Amaral

Thamires da Silva Copeski

Processo Seletivo – 1º/ 2023

Período de Matrícula: 14/02/2023 – 17/02/2023

Mestrado

Ane Carolina Moreira Duarte
Katiuscia Abrahão
Ludimila Ribeiro Fialho da Silva
Lurye Silva Theodoro
Raphael Borges Correia
Silvio José Santos da Rocha
Tathiane Nayara Oliveira Rocha
Thiago de Souza Franco

Doutorado

Almir Rodrigues Tavares

Fausto Mori Viana

Rodrigo Christiano Hilario Moreira

 

Processo Seletivo – Bolsistas 2022/2

LISTA DE SELECIONADOS PARA BOLSAS/TAXAS (CAPES)

NomeModalidade
Betina Cambraia Dias de SiqueiraTAXA
Bruno De PaolaTAXA
Égmon Marcio dos SantosTAXA
Fernanda Rodrigues dos SantosTAXA
Graziela Priscila FurtuozoTAXA
Paulo Sallarola TakaoBOLSA
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Disciplina: Introdução às Técnicas das Ciências Exatas
Ementa
Revisão dos conceitos de grandeza escalar e vetorial. Álgebra vetorial. Derivada e Integral. Força e as Leis de Newton. Força, campo e potencial elétricos. Grandezas elétricas e suas medições. Trabalho, potência e energia. Hidrostática e Hidrodinâmica.

Disciplina: Introdução à Fisiologia, Anatomia e Histologia Humanas
Ementa
Noções de anatomia, histologia e fisiologia dos diversos sistemas do corpo humano. Noções de fisiopatologia de algumas síndromes e doenças humanas. Noções de biologia celular. Fisiologia das células excitáveis e o potencial de ação. O sistema nervoso central. Unidade neuromuscular. O sistema cardiovascular. O sistema respiratório. O sistema urinário. O sistema endócrino. O sistema digestório.

Disciplina: Estudo quantitativo do sistema cardiovascular
Ementa
A função da circulação; esquema geral do sistema cardiovascular e sua relação com outros sistemas orgânicos; anatomia funcional e macroscópica do coração. O acoplamento excitação-contração na célula cardíaca. A origem e principais características da atividade elétrica do coração; a condução do potencial de ação o coração. O coração como dipolo elétrico; a origem do eletrocardiograma(ECG) e sua derivações. O ECG normal e patológico. Ciclo cardíaco e cálculo do débito cardíaco. Circulação coronariana; consumo de oxigênio e energia; microcirculação e circulação linfática. Mecânica dos fluídos aplicada à circulação. Regulação e controle do sistema cardiovascular. Modelos coração-circulação; relação pressão-volume; trabalho cardíaco e potência.

Disciplina: Introdução à Informática Médica
Ementa
Introdução aos algoritmos aplicados à área médica. Linguagens de programação específicas para modelagem, animações e análise de movimentos. Modelagem e simulação de estruturas anatômicas e de suas imagens. Medidas e avaliações de movimentos e posturas usando imagens digitais. Noções de desenvolvimento de jogos computadorizados voltados para crianças com necessidades especiais.

Disciplina: Processamento de Imagens Médicas
Ementa
Fundamentos de imagem digital, formação de imagem, determinação de características da imagem, representação de estruturas geométricas bidimensionais e tri-dimensionais, transformadas no domínio do tempo, transformadas no domínio da freqüência, filtros, realce, detecção, restauração, segmentação, reconhecimento de padrões.

Disciplina: Sistemas de Formação de Imagens Médicas
Ementa
Imagens fornecidas por variações de intensidade luminosa: Métodos de conversão de luz em sinal elétrico, métodos de varredura. Imagens produzidas por raios-X: Filmes radiográficos; intensificadores de imagens; mesas Bucky; sistemas de produção de raios-X; angiografia, tomografia, abreugrafia, xeroradiografia digital; angiografia por subtração digital, tomografia computadorizada, mamografia digital; fatores de qualidade. Imagens por ultra-som: Sensores; formação das imagens; descrição de um sistema; fatores de qualidade. Imagens por ressonância magnética nuclear: Fundamentos de espectroscopia; fatores de qualidade. Imagens por infravermelho: Sensores; tipos de aplicações; descrição de um sistema. Imagens por radiação gama: Descrição de um sistema. Novas Técnicas: Apresentação das novas tendências. Estudo comparativo dos diversos sistemas apresentados. Repercussão na medicina das técnicas de aquisição de imagens.

Disciplina: Computação Gráfica
Ementa
Introdução a computação gráfica e visualização computacional cientifica: implementação de algoritmos de transformações  de coordenadas; recorte, geometria computacional, modelamento geométrico,  (modelos de curvas, sólidos e superfícies); imagens sintéticas; modelos de cores em computação gráfica e técnicas de visualização.

Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.

Disciplina: Instrumentação Biomédica
Ementa
Principais características da instrumentação biomédica; aspectos de segurança para projetos e utilização da instrumentação biomédica; princípios de funcionamento dos amplificadores de instrumentação. Como estes amplificadores são utilizados para aquisição de sinais biológicos tais como eletrocardiograma, eletromiografia, eletroencefalograma, correntes iônicas e potencial de ação. Princípio de funcionamento e exemplos de aplicação de estimuladores elétricos para as áreas de cardiologia, neurologia e de reabilitação.

Disciplina: Sistemas de Formação de Imagens Médicas
Ementa
Imagens fornecidas por variações de intensidade luminosa: Métodos de conversão de luz em sinal elétrico, métodos de varredura. Imagens produzidas por raios-X: Filmes radiográficos; intensificadores de imagens; mesas Bucky; sistemas de produção de raios-X; angiografia, tomografia, abreugrafia, xeroradiografia digital; angiografia por subtração digital, tomografia computadorizada, mamografia digital; fatores de qualidade. Imagens por ultra-som: Sensores; formação das imagens; descrição de um sistema; fatores de qualidade. Imagens por ressonância magnética nuclear: Fundamentos de espectroscopia; fatores de qualidade. Imagens por infravermelho: Sensores; tipos de aplicações; descrição de um sistema. Imagens por radiação gama: Descrição de um sistema. Novas Técnicas: Apresentação das novas tendências. Estudo comparativo dos diversos sistemas apresentados. Repercussão na medicina das técnicas de aquisição de imagens.

Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.

Disciplina: Controle de Qualidade de Imagens Médicas
Ementa
Qualidade da imagem, conceitos, ruídos. Limitações do sistema de formação de imagem, contraste e resolução, limitações geométricas, medidas do desempenho. Dispositivos convencionais, não convencionais e computadorizados para avaliar os diversos parâmetros dos sistemas radiológicos. Dispositivos para avaliar a qualidade dos sistemas de ultra-som e ressonância magnética. Protocolos para controle de rotina.

Disciplina: Medições Biomédicas
Ementa
Objetivo: Construir com os alunos conceitos que os capacitem a identificar o transdutor e a instrumentação biomédica apropriadas para a medição e a detecção de parâmetros físicos em sistemas biológicos.
Conteúdo: Princípios básicos do projeto e da função da instrumentação biomédica: relevância e descrição do ganho, das impedâncias de entrada e de saída, da resposta em freqüência e da linearidade (ou não) da instrumentação biomédica para a correta medição de parâmetros biológicos. Especificação apropriada de transdutores, quanto a sua resposta em freqüência, sensibilidade, impedância e especificidade, para diferentes aplicações biomédicas. Conceitos e projetos simples de amplificadores e filtros utilizados em medições fisiológicas e clínicas.

Disciplina: Processamento de Imagens Médicas
Ementa
Fundamentos de imagem digital, formação de imagem, determinação de características da imagem, representação de estruturas geométricas bidimensionais e tri-dimensionais, transformadas no domínio do tempo, transformadas no domínio da freqüência, filtros, realce, detecção, restauração, segmentação, reconhecimento de padrões.

Disciplina: Educação: Aspectos Pedagógicos-Didáticos
Ementa
Educação, escola; cultura e sociedade. A noção de tridimensionalidade. O sistema escolar brasileiro. Graduação e Pós-Graduação. Credo Pedagógico: necessidade e componentes. Diretrizes e formas de execução. As relações interpessoais. Um modelo organizatório de natureza técnico-pedagógica: importância e componentes. Objetivos e avaliação; currículo, programas e trabalho docente. O círculo pedagógico de ferro.

Disciplina: Computação Gráfica
Ementa
Introdução a computação gráfica e visualização computacional cientifica: implementação de algoritmos de transformações  de coordenadas; recorte, geometria computacional, modelamento geométrico,  (modelos de curvas, sólidos e superfícies); imagens sintéticas; modelos de cores em computação gráfica e técnicas de visualização.

Disciplina: Educação e Novas tecnologias
Ementa
Ensino a distância (Conceitos, Aprendizagem aberta e a Distância, abordagem Francesa e EAD no mundo); História e regulamentação da EAD no Brasil; professor no Ambiente Digital, meio de prática dessa modalidade (correios rádio, televisão, meio telemático); Avaliação no EAD; ambientes virtuais de Aprendizagem; Prog. Nacional de Informática na educação; EAD e portadores de necessidades especiais; custo entre o curso presencial e a Distância.

Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.

Disciplina: Medições Biomédicas
Ementa
Objetivo: Construir com os alunos conceitos que os capacitem a identificar o transdutor e a instrumentação biomédica apropriadas para a medição e a detecção de parâmetros físicos em sistemas biológicos.
Conteúdo: Princípios básicos do projeto e da função da instrumentação biomédica: relevância e descrição do ganho, das impedâncias de entrada e de saída, da resposta em freqüência e da linearidade (ou não) da instrumentação biomédica para a correta medição de parâmetros biológicos. Especificação apropriada de transdutores, quanto a sua resposta em freqüência, sensibilidade, impedância e especificidade, para diferentes aplicações biomédicas. Conceitos e projetos simples de amplificadores e filtros utilizados em medições fisiológicas e clínicas.

Disciplina: Biomecânica
Ementa
Fundamentos do movimento humano: terminologia básica dos movimentos; Considerações esqueléticas e musculares sobre o movimento. Análise mecânica do desenvolvimento humano: cinemática linear e angular do movimento humano; Dinâmica linear e angular do movimento humano.

Metodologia de Pesquisa
Ementa:
Propiciar noções fundamentais sobre a história e a produção do conhecimento científico, ressaltando a importância da teoria da experimentação cientifica e o uso de técnicas de pesquisa. Estimular o processo de pesquisa na busca, produção e divulgação do conhecimento, despertando no estudante interesse e valorização deste em sua vida pessoal e profissional. Analisar questões fundamentais da metodologia científica na condução e elaboração de trabalhos científicos.

Bioestatística I
Ementa: Conceituar população e amostra. Definir amostra a partir de um conjunto de dados/informações. Construir tabelas e gráficos a partir de dados de amostras/populações. Classificar os dados segundo suas categorias. Calcular, identificar e interpretar as medidas de tendência central oriundas de dados de uma amostra e/ou populações. Aplicar medidas de tendência para diferenciar, comparar e analisar amostras e ou populações. Calcular, identificar e interpretar medidas de dispersão oriundas de dados de amostras e/ou populações. Utilizar softwares de estatística.

Bioestatística II
Ementa: Conceituar Inferência Estatística. Definir e calcular Intervalos de Confiança. Definir, calcular e interpretar a Distribuição Normal. Definir Testes de Hipótese. Definir e calcular utilizando Teste T de Student (dados paramétricos e não paramétricos). Definir e calcular utilizando análise de Variância. Definir e calcular utilizando Teste do Chi Quadrado. Cálculo do valor n para amostras representativas. Conceituar outros tipos de Testes não paramétricos.  Utilizar softwares de estatística.

Modelagem Matemática e Simulação Computacional de Fenômenos Biológicos

Modelagem matemática como método científico. Técnicas de modelagem. Equações Diferenciais aplicadas em modelos matemáticos. Modelos de Markov. Modelos matemáticos e computacionais da eletrofisiologia cardíaca.

Estágio Didático (Mestrado e Doutorado)

Engenharia de Projeto (Mestrado e Doutorado)

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Matrículas dos alunos aprovados no processo seletivo: 09/08 a 12/08/2022.

– Ficha de matrícula (enviada pela secretaria para o e-mail cadastrado);
– Declaração de aceite de orientação;
– Em caso de orientador externo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, este deverá pedir credenciamento, entregando, junto aos documentos acima, os seguintes:
– Pedido de credenciamento do orientador;
– Currículo do orientador (preferencialmente o Lattes);
– Informações sobre projetos de pesquisa desenvolvidos e em desenvolvimento, assim como o estabelecimento, dentro das Linhas de Pesquisa em tabela apresentada no site da Engenharia Biomédica, de qual linha de pesquisa do Programa o projeto do aluno a ser proposto poderá ser vinculado.

Confirmação de vínculo de alunos veteranos: 27/07 à 05/08/2022. 

Para a realização da confirmação, o(a) aluno(a) deverá preencher o arquivo nomeado “Confirmação de vínculo” (enviado pela secretaria, no e-mail cadastrado), conforme as orientações a seguir, e que deverá ser encaminhada dentro do período de confirmação.

– Selecionar com um “X” as disciplinas desejadas na coluna opção;
– Assinar a ficha de confirmação (assinatura digital ou manual);
– Providenciar nessa ficha a assinatura do orientador. Para alunos de regime especial, providenciar a assinatura da coordenação do curso (assinatura digital ou manual);
– Encaminhar exclusivamente para o e-mail: posgraduacao@umc.br (no campo assunto do e-mail deve ser descrito “Confirmação de Vínculo e o Programa que o aluno pertence”);
– Após o recebimento da secretaria, a confirmação de vínculo será submetida ao departamento financeiro (para confirmação de quitação de débitos);
– Para cursar disciplinas de outro programa, solicitar a participação via recurso, na secretaria de Pós-Graduação.

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A prova de proficiência em inglês dos programas de mestrado e doutorado da Universidade de Mogi das Cruzes visa avaliar a compreensão de textos escritos em língua inglesa, condição esperada para alunos de cursos de pós-graduação stricto-sensu.

É ofertada duas vezes ao ano, uma em cada semestre, sem custo aos alunos, nas dependências da própria UMC (campus sede), conforme agenda disponibilizada pela secretaria da pós-graduação e informada aos alunos por e-mail.

Estão autorizados a realizá-la todos os alunos matriculados nos programas de pós-graduação stricto-sensu da UMC, independentemente se em regime regular ou especial.

Quando realizado o anúncio de data e horário da próxima prova, o aluno interessado deve efetuar sua inscrição e comparecer no dia marcado. Neste será permitida a entrada apenas dos alunos inscritos e mediante apresentação de RG ou outro documento oficial com foto. O aluno poderá fazer uso apenas de dicionário impresso e do tipo monolíngue (inglês-inglês).   Outras informações pontuais sobre as regras são sempre encaminhadas pela secretaria da pós-graduação quando do anúncio das datas e período de inscrição.

A aprovação nesta prova é quesito obrigatório para agendamento de exame de qualificação de mestrado e doutorado.

O aluno que não atingir o conceito suficiente poderá se inscrever para a prova aplicada no semestre seguinte, sendo possível participar de tantas quanto forem necessárias até conseguir a aprovação, desde que não ultrapassados os prazos contratuais para qualificação de mestrado/doutorado.

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MESTRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA

DEFESAS – 2023

Aluno(a):

Bruno Toshio Gomes Gunji

Título:

Desenvolvimento De Um Sistema Responsivo Com Imersão Em Ambiente Virtual Integrado Em Plataforma De Força Biaxial Para Treinamento De Equilíbrio

Orientador:

Dr. Alessandro Pereira Da Silva

Data:

28/02/2023

  

Aluno(a):

Tathiane Keller Torquato Vicco

Título:

Desenvolvimento De Um Jogo De Realidade Aumentada Para Estimular A Caminhada Em Idosos Sedentários

Orientador:

Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi

Data:

03/02/2023

DEFESAS – 2022

Aluno(a):

Glaucia Ribeiro Vilas Lobo

Título:

Análise Do Parque Tecnológico Do Brasil Para O Rastreamento Do Câncer De Mama

Orientador:

Dr. Robson Rodrigues Da Silva

Data:

21/11/2022

  

Aluno(a):

Mariana Da Palma Valério

Título:

Pletismógrafo Integrado Com Bomba De Infusão E Controle De Temperatura Caudal Para Ensaios Hemodinâmicos Em Ratos

Orientador:

Dr. Alessandro Pereira Da Silva

Data:

30/09/2022

  

Aluno(a):

Ellen Greenfield

Título:

Avaliação Do Metaboloma Salivar De Pacientes Usuários De Narguilé E Cigarros Industrializados

Orientador:

Dra. Mônica Ghislaine Oliveira Alves

Data:

29/07/2022

  

Aluno(a):

Priscilla Martins Tozatti Sevilha

Título:

Avaliação Da Efetividade De Um Novo Protocolo De Dermovitalização: Intradermovitalização Associada Ao Peeling Químico Por Meio De Imagens De Termografia

Orientador:

Dr. Fábio Dupart Nascimento

Data:

27/04/2022

  

Aluno(a):

Marcos José Da Silva

Título:

Avaliação Da Efetividade Clínica De Uma Nova Membrana Reabsorvível Rica Em Colágeno Em Cirurgias Odontológicas

Orientador:

Dr. Fábio Dupart Nascimento

Data:

29/06/2022

  

Aluno(a):

Fernanda Rodrigues Dos Santos

Título:

Análise Salivar De Pacientes Fumantes De Narguilé Por Espectroscopia De Infravermelho Por Transformada De Fourier

Orientador:

Dra. Mônica Ghislaine Oliveira Alves

Data:

19/05/2022

  

Aluno(a):

Elaine Araujo Da Rocha

Título:

Efeito Do Tratamento Com Laser De Baixa Intensidade Na Expressão De Genes Mediadores Da Inflamação E Da Remodelação Óssea Em Células-Tronco Da Polpa Dental Adulta

Orientador:

Dr. Fábio Dupart Nascimento

Data:

15/02/2022

  

Aluno(a):

Yasmim Fernandes Moniz

Título:

Jogo Musical Computadorizado Para O Treinamento Da Motricidade Fina Em Indivíduos Com Alteração Motora

Orientador:

Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi

Data:

03/02/2022

  

Aluno(a):

Philip Alan De Araujo Oliveira

Título:

Estudo Comparativo Entre Medida De Tumores De Pulmão Por Métodos De Imagem E As Medidas Por Métodos Diretos Do Tumor Ressecado – Contribuição À Descrição Do Fator T No Sistema Internacional TNM

Orientador:

Olavo Ribeiro Rodrigues

Data:

24/02/2022

  

Aluno(a):

Jonanthan Keruak Andrade Holanda

Título:

Análise Da Citotoxicidade In Vitro De Enxertos A Base De Quitosana E O Comparativo Entre Enxertos Autógenos, Heterógenos E Hidroxiapatita Em Fêmur De Rato

Orientador:

Dr. Fábio Dupart Nascimento

Data:

28/01/2022

DEFESAS – 2021

Aluno(a):

Moyses Brito Filho

Título:

Simulador Web Para Dimensionamento De Doses De Medicamentos

Orientador:

Dr. Terigi Augusto Scardovelli

Data:

16/12/2021

  

Aluno(a):

Jurandir Evangelista De Jesus Filho

Título:

Jogo Computadorizado De Musicalização Para Auxiliar No Desenvolvimento De Habilidades Sequenciais De Crianças Com Síndrome De Down

Orientador:

Dr. Alessandro Pereira Da Silva

Data:

07/12/2021

  

Aluno(a):

Ana Claudia Cunha Barbosa Da Silva

Título:

Uso Do Laser Não Ablativo No Tratamento Do Melasma: Revisão Sistemática Da Literatura

Orientador:

Dr. Fábio Dupart Nascimento

Data:

01/12/2021

  

Aluno(a):

Elenice Rodrigues Lobo

Título:

Avaliação Da Ação De Óleos Essenciais Como Potencial Medicação Intracanal

Orientador:

Dr. Fábio Dupart Nascimento

Data:

30/07/2021

  

Aluno(a):

Adilson Lima Da Silva

Título:

Plataforma Educacional Para Apoio Na Vivência, Comunicação E Comportamento De Crianças Com Transtorno Do Espectro Autista

Orientador:

Dra. Marcia Aparecida Silva Bissaco

Data:

06/07/2021

  

Aluno(a):

Matheus Leonardo Alves De Camargo

Título:

PharmaLAB: Ferramenta Computacional Para Teste De Fármacos No Miócito Ventricular De Camundongo

Orientador:

Dr. Robson Rodrigues Da Silva

Data:

04/06/2021

  

Aluno(a):

Luan De Almeida Moura

Título:

Análise Do Equilíbrio Dinâmico Em Mulheres Por Meio De Posturografia Em Plataforma De Força Com Rotação Biaxial

Orientador:

Dr. Alessandro Pereira Da Silva

Data:

01/06/2021

  

Aluno(a):

Alessandra Palmeira Do Amaral

Título:

Tratamentos De Superfície Em Ligas De Titânio: Uma Revisão Sistemática Da Literatura

Orientador:

Dr. Fábio Dupart Nascimento

Data:

26/03/2021

  

Aluno(a):

Nicoli Bertti Zanin

Título:

Utilização Do Smartphone Na Mensuração Do Gasto Energético E Atividade Física Em Crianças

Orientador:

Dr. Daniel Gustavo Goroso

Data:

25/02/2021

DEFESAS – 2020

Aluno(a):

Paulo César Dos Reis

Título:

Proposta De Sistema Computadorizado Baseado Em Gameterapia Para Diminuir A Oscilação Postural

Orientador:

Dr. Alessandro Pereira Da Silva

Data:

09/12/2020

  

Aluno(a):

Fabiana Rodrigues Silva De Miranda Cavalcanti

Título:

O Efeito Da Utilização Da Realidade Virtual Sobre A Reabilitação Do Equilíbrio Em Crianças E Adolescentes: Revisão Sistemática E Metanálise

Orientador:

Dra. Silvia Cristina Martini

Data:

30/10/2020

  

Aluno(a):

Cecília Ponte Muffo

Título:

Desenvolvimento De Um Tapete Sensorial Para Equilíbrio E Marcha Em Pacientes Pós Acidente Vascular Encefálico

Orientador:

Dra. Silvia Cristina Martini

Data:

29/10/2020

  

Aluno(a):

Richard Ribeiro Brancato De Souza

Título:

Jogo Sério Via Mobile Para Auxiliar Na Integração Sensorial De Crianças Com Transtorno Do Espectro Autista

Orientador:

Dra. Marcia Aparecida Silva Bissaco

Data:

09/10/2020

  

Aluno(a):

Douglas Vilela De Oliveira

Título:

Framework Gerador De Testes Para Auxiliar No Acompanhamento De Indivíduos Com Transtorno Do Espectro Autista

Orientador:

Dra. Marcia Aparecida Silva Bissaco

Data:

09/10/2020

  

Aluno(a):

Margarete Dantas Llopis

Título:

Expressão De Genes Dos Receptores Ativados Por Protease 1, 2 E 3 Em Lesões De Carcinoma De Células Escamosas Intrabucal De Pacientes Tabagistas

Orientador:

Dra. Mônica Ghislaine Oliveira Alves

Data:

27/02/2020

  

Aluno(a):

Thiago Manuel Oliveira De Vasconcelos

Título:

Avaliação Dos Efeitos Da Técnica De Osteopatia Craniana Nas Repostas Autonómicas Da Variabilidade Da Frequência Cardíaca Em Atletas De Alto Rendimento

Orientador:

Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi

Data:

21/02/2020

  

Aluno(a):

Tiago Rodrigues Santana Silva

Título:

Sistema Computadorizado Para Rastreamento De Movimentos Funcionais Com Representação Tridimensional

Orientador:

Dr. Alessandro Pereira Da Silva

Data:

18/02/2020

  

Aluno(a):

Danilo Luque Ribeiro

Título:

Proposta De Treinamento Do Equilíbrio Baseado Em Jogo Computadorizado Utilizando Uma Plataforma De Força Com Rotação Biaxial

Orientador:

Dr. Alessandro Pereira Da Silva

Data:

12/02/2020

  

Aluno(a):

Natacha Harumi Ota

Título:

Desenvolvimento De Dispositivos De Tecnologia Assistiva Baseados Em Impressão 3D Para Promover Ganho De Independência Relacionados Aos Membros Superiores De Indivíduos Com Lesão Medular

Orientador:

Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi

Data:

07/02/2020

  

Aluno(a):

Douglas Crochi

Título:

Dispositivo Ativo-Assistido Para A Reabilitação Da Articulação Do Ombro

Orientador:

Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi

Data:

05/02/2020

DEFESAS – 2019

Aluno(a):

Ana Carolina Vidal De Souza Eisenstein

Título:

Efeitos Do Treinamento Combinado Na Flexibilidade E Força De Ombro De Mulheres Em Tratamento Do Câncer De Mama

Orientador:

Fábio Dupart Nascimento

Data:

17/12/2019

  

Aluno(a):

Marcilio Ferreira Da Silva

Título:

Desenvolvimento De Dispositivo Para Contenção Da Cabeça Em Exames De Raios X Pediátrico

Orientador:

Dra. Marcia Aparecida Silva Bissaco

Data:

17/12/2019

  

Aluno(a):

Caique Silva Pereira

Título:

Ambiente Virtual Imersivo Para O Treinamento De Equilíbrio Em Uma Plataforma De Força

Orientador:

Dr. Alessandro Pereira Da Silva

Data:

10/12/2019

  

Aluno(a):

Marcello Francisco Dos Santos

Título:

Desenvolvimento De Um Dispositivo Pneumático Para A Reabilitação Da Articulação Do Cotovelo Em Pacientes Com Alterações Motoras

Orientador:

Dr. Terigi Augusto Scardovelli

Data:

05/11/2019

  

Aluno(a):

Carla Fernanda De Miranda Rodrigues

Título:

Influência De Componentes Alimentares Na Pressão Arterial Em Criança Acima Do Peso

Orientador:

Dr. Daniel Gustavo Goroso

Data:

26/06/2019

  

Aluno(a):

Domingo Lucio Cancela

Título:

Jogo Virtual Para Estimular Os Movimentos De Preensão E Pinça

Orientador:

Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi

Data:

18/06/2019

  

Aluno(a):

João Batista De Oliveira

Título:

Desenvolvimento De “Kits” Educacionais Para Complementar 0 Ensino Do Sistema Cardiopulmonar Aos Alunos De Ciências Exatas E Biomédicas

Orientador:

Dr. Cesário Bianchi Filho

Data:

30/04/2019

  

Aluno(a):

Cristiane De Souza Oliveira Tavares

Título:

Efeito Da Fotobiomodulação Cerebral No Desempenho Cognitivo E Locomotor De Ratos

Orientador:

Dr. Sérgio Gomes Da Silva

Data:

13/03/2019

  

Aluno(a):

Fernanda Alcantara De Oliveira

Título:

Efeito Da Drenagem Linfática Manual Em Pacientes Mastectomizadas Com Linfedema De Membro Superior Ipsilateral: Revisão Sistemática E Metanálise

Orientador:

Dr. Cesário Bianchi Filho

Data:

28/02/2019

  

Aluno(a):

Eduardo Moniz Garcia

Título:

Desenvolvimento De Algoritmo De Descoberta De Associações Entre Polimorfismo De Nucleotídeo Único E Bases Nitrogenadas Utilizando Mineração De Dados

Orientador:

Dr. Jorge Rodolfo Beingolea Garay

Data:

27/02/2019

  

Aluno(a):

Rizieri Pizzolitto Da Silva Santos

Título:

Desenvolvimento De Um Ambiente Virtual Para Avaliar Os Efeitos Da Privação De Sono Sobre A Atenção Em Caminhoneiros

Orientador:

Dr. Terigi Augusto Scardovelli

Data:

27/02/2019

  

Aluno(a):

Chrystianne De Melo Setter

Título:

Desenvolvimento De Um Dispositivo Vibratório Adaptado A Bola Suíça

Orientador:

Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi

Data:

26/02/2019

  

Aluno(a):

Jean Correa Rodrigues

Título:

Desenvolvimento De Um Dispositivo Para Movimentação Passiva Contínua Para A Articulação Do Joelho

Orientador:

Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi

Data:

25/02/2019

  

Aluno(a):

Jefferson Valladão Oliveira Mello

Título:

Modelagem Matemática E Simulação Computacional Do Metabolismo De ATP No Fenômeno Do Acoplamento Da Excitação – Contração Cardíaca Em Miócito Ventricular De Rato

Orientador:

Dr. Robson Rodrigues Da Silva

Data:

22/02/2019

  

Aluno(a):

Rodrigo Pimentel

Título:

Variabilidade Das Condutâncias Dos Principais Canais Iônicos Utilizados Na Modelagem Computacional Da Eletrofisiologia Cardíaca De Rato: Uma Revisão Sistemática Com Metanálise

Orientador:

Dr. Robson Rodrigues Da Silva

Data:

20/02/2019

  

Aluno(a):

Eduardo Chagas Ferreira

Título:

Desenvolvimento De Um Instrumento Para Análise De Postura Corporal Ergonomia, Através Da Utilização De Tecnologias Vestíveis

Orientador:

Dr. Jorge Rodolfo Beingolea Garay

Data:

25/01/2019

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1) Qual a duração do curso?
A duração do Curso de Mestrado é de 24 meses, podendo ser extendido em casos excepcionais até 30 meses. O Curso de Doutorado tem a duração de até 48 Meses.

2) O que é disciplina isolada e qual o valor? Acrescenta em meu currículo?
É quando o aluno não está matriculado no Mestrado, mas deseja cursar alguma disciplina do programa. Acrescenta em seu currículo uma declaração de ter cursado a disciplina em questão.

3) Como é realizada a seleção dos alunos?
Os alunos são selecionados, após a realização da inscrição mediante análise de currículo vitae, histórico, entrevista e disponibilidade do orientador.

4) Há possibilidade de conseguir bolsa?
Sim. A UMC conta com cotas de Bolsas e Taxas de isenção concedidas pela CAPES e Bolsas concedidas pelo CNPq. A quantidade de bolsas e taxas de isenção é limitada e a maior parte das regras adotadas para usufruir desses benefícios é imposta pela CAPES. Dentre elas temos: 1) Só podem concorrer às bolsas os alunos que não tenham vínculo empregatício e que se dediquem integral e exclusivamente ao curso. 2) Os alunos, com ou sem vínculo empregatício, também tem a opção de concorrer pelas taxas de isenção. 3) Alunos que tenham qualquer relação de trabalho com a instituição (no nosso caso a UMC ou a FAEP) não podem usufruir dessas bolsas ou taxas de isenção. 4) Não é permitido em hipótese alguma acumular benefícios de taxas e bolsas, independente de qual instituição tenha concedido o benefício, seja nacional ou internacional.

5) Há prova de proficiência de língua estrangeira?
Sim. Ao longo do curso são realizados exames de proficiência de língua inglesa com base na leitura e interpretação de textos científicos.

6) Qual o horário das aulas e quais são as disciplinas?
As disciplinas estão listadas em Matriz Curricular.
A grade horária é publicada semestralmente. Trabalhamos para uma maior flexibilização dos horários de oferecimento das disciplinas, e a partir de 2016 serão oferecidas nos períodos da tarde, noite e também aos sábados.

7) Quem trabalha pode fazer o curso só aos sábados ou à noite? 
Trabalhamos para uma maior flexibilização dos horários de oferecimento das disciplinas, e a partir de 2016 serão oferecidas nos períodos da tarde, noite e também aos sábados. O desenvolvimento do projeto de pesquisa depende da disponibilidade de horário nos laboratórios da UMC.

8) O aluno deve entrar em contato com o professor para verificar a possibilidade de orientação somente após o processo de seleção?
Não. O aluno pode e deve procurar os professores que trabalham na sua área de interesse antes de se inscrever. Caso não seja possível após a entrevista com a comissão de seleção o aluno será encaminhado para uma entrevista com o possível orientador.

9) O que é regime Regular de matricula?
É para os alunos que satisfazem todos os requisitos necessários para ingressar no mestrado. Esses requisitos são: ter um orientador, ter um projeto de pesquisa, se dedicar integralmente ao curso, ter concluído um curso superior.

10) O que é regime Especial?
É para os alunos que não satisfazem todos os requisitos necessários para ingressar no mestrado. Esses requisitos são: ter um orientador, ter um projeto de pesquisa, se dedicar integralmente ao curso. Entretanto, salientamos que ter concluído um curso superior é uma condição indispensável para matrícula no curso.

Mais Informações

Profª: Dra. Regina Costa de Oliveira
Telefone: 55 (11) 4798-7288
Atendimento: Segunda a sexta-feira: 08h - 18h
E-mail: biotec@umc.br