O ENADE

Quem valoriza o Enade, valoriza o próprio diploma.

Participar do Enade é a oportunidade que o acadêmico tem de valorizar seu curso superior e, principalmente, o seu próprio diploma. Quanto maior a nota do seu curso, melhor é a avaliação do Ministério da Educação com relação aos cursos oferecidos pela Universidade. Assim como maior é o reconhecimento do mercado de trabalho à sua formação. Participe e incentive seus colegas a também realizarem a prova. Nesta página, você contará com informações sobre a realização do ENADE na UMC, além de dicas e informações valiosas para preparar-se, desde já, para fazer uma boa prova.

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é uma prova realizada a cada três anos, por curso, e que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais.

Por que é importante?

Realizar o Enade é importante, pois, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo condição prévia a conclusão de curso, colação de grau, expedição e respectivo registro do diploma. Além disso, pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, permite comparar o desempenho individual com o de milhares de colegas, bem como o do curso realizado com os outros da área no estado, na região e no país. Também poderá ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação.

Vale ressaltar que, além da ausência no dia da prova, a falta de preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE. Não se esqueça: você levará para sempre seu diploma UMC e o ENADE é responsabilidade sua.

Quem deve fazer o ENADE?

Estão habilitados a participar do ENADE todos os estudantes concluintes das áreas e cursos a serem avaliados no ciclo 2025.

  • Concluintes de bacharelados e licenciaturas: aqueles que tenham previsão de integralização de 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2026.
  • Concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham previsão de integralização de 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2025.

    Para fins da Avaliação da Prática, no âmbito do Enade das Licenciaturas, consideram-se estudantes habilitados os estudantes dos cursos das áreas de licenciatura elencadas no item 2.1.1 do Edital 2025.

     

Legislação

Cronograma

Calendário proposto pelo Inep para o ENADE 2025

Edit Content

AÇÕES COMUNS A TODAS AVALIAÇÕES TEÓRICAS 2025

Edit Content

AÇÕES ESPECÍFICAS À AVALIAÇÃO TEÓRICA DO ENADE PARA OS CURSOS DE MEDICINA/ENAMED

Edit Content

AÇÕES ESPECÍFICAS À AVALIAÇÃO TEÓRICA DO ENADE DAS LICENCIATURAS/PND - 2025

Edit Content

AÇÕES ESPECÍFICAS PARA A AVALIAÇÃO TEÓRICA DO ENADE DE BACHARELADOS E CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA - 2025

Edit Content

AÇÕES ESPECÍFICAS PARA O 1º PERÍODO DA AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DO ENADE DAS LICENCIATURAS - 2025

Acesso ao site no Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.