Teses e Dissertações:
FIGUEIREDO, Maria Adélia. A presença do voluntário na escola: o que muda? Um estudo sobre duas escolas públicas no distrito federal e o Projeto Amigos da escola. Dissertação de Mestrado em Educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2003 [ Download ]

A autora faz uma análise das relações estabelecidas entre a comunidade escolar e os voluntários atuantes em escolas públicas do distrito federal, procurando identificar as mudanças ocorridas no ambiente escolar. Pesquisou duas escolas do DF, localizadas em regiões sócio-econômicas opostas. Uma situada na região central, que está entre as que possuem maior renda “per capita” e outra na periferia da cidade, que possui a mais baixa renda percapita.

RIBEIRO, Gilmar. Amigos da Escola? Riscos e Limites da Ação do Voluntariado na Educação Pública. Dissertação de Mestrado em Educação. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2002.
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O autor aponta as limitações e os riscos que representam a implementação de ações de fundo neoliberal no setor educacional, como é o caso do Programa Amigos da Escola, para a educação pública e seus profissionais. A pesquisa de campo se realizou em três escolas públicas localizadas nas zonas Oeste e Sul do Rio de Janeiro.

MARTINS BÜHRER, Clícia. Projeto Amigos da escola: Os sentidos das articulações possíveis entre escola e comunidade. Dissertação de Mestrado em Educação. Paraná: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2002. [ Download ]

A autora estudou o Programa Amigos da Escola enquanto real possibilidade de participação da sociedade civil na gestão da escola pública no espaço regional paranaense. Acredita na possibilidade de utilizar brechas do programa para a construção de um outro projeto de escola e sociedade (democrático e transformador) por meio da participação dos voluntários na tomada de decisões na elaboração da proposta pedagógica e na gestão escolar como um todo. Pesquisou seis escolas (três de grande porte e três de pequeno porte) estaduais e municipais.