FIGUEIREDO,
Maria Adélia. A presença do voluntário
na escola: o que muda? Um estudo sobre duas escolas públicas
no distrito federal e o Projeto Amigos da escola. Dissertação
de Mestrado em Educação. Brasília: Universidade
de Brasília, 2003 [
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A autora faz uma análise das
relações estabelecidas entre a comunidade escolar
e os voluntários atuantes em escolas públicas
do distrito federal, procurando identificar as mudanças
ocorridas no ambiente escolar. Pesquisou duas escolas do DF,
localizadas em regiões sócio-econômicas
opostas. Uma situada na região central, que está
entre as que possuem maior renda “per capita”
e outra na periferia da cidade, que possui a mais baixa renda
percapita.
RIBEIRO, Gilmar. Amigos
da Escola? Riscos e Limites da Ação do Voluntariado
na Educação Pública. Dissertação
de Mestrado em Educação. Rio de Janeiro: Universidade
Estadual do Rio de Janeiro, 2002.
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O autor aponta as limitações
e os riscos que representam a implementação
de ações de fundo neoliberal no setor educacional,
como é o caso do Programa Amigos da Escola, para a
educação pública e seus profissionais.
A pesquisa de campo se realizou em três escolas públicas
localizadas nas zonas Oeste e Sul do Rio de Janeiro.
MARTINS BÜHRER, Clícia.
Projeto Amigos da escola: Os sentidos das articulações
possíveis entre escola e comunidade. Dissertação
de Mestrado em Educação. Paraná: Universidade
Estadual de Ponta Grossa, 2002. [
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A autora estudou o Programa Amigos
da Escola enquanto real possibilidade de participação
da sociedade civil na gestão da escola pública
no espaço regional paranaense. Acredita na possibilidade
de utilizar brechas do programa para a construção
de um outro projeto de escola e sociedade (democrático
e transformador) por meio da participação dos
voluntários na tomada de decisões na elaboração
da proposta pedagógica e na gestão escolar como
um todo. Pesquisou seis escolas (três de grande porte
e três de pequeno porte) estaduais e municipais.
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