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Monografias e Iniciação Científica:
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WESLEY.
Costa. Trabalho Voluntário na Escola Pública:
Serviço ou Desserviço à Educação?.
Relatório de Iniciação Científica.
Americana (SP): Centro Universitário Salesiano, 2002.
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O autor questiona a cultura de voluntariado acrítico
prevalecente, aquele que mais interessa estimular às
agências governamentais. Aposta no fortalecimento do
voluntário “dissidente”, que mais do que
expressão de rebeldia ou ativismo inóspito,
implica ao sujeito que o protagoniza atrelar seu projeto de
vida pessoal a um projeto maior de construção
de uma sociedade inclusiva, respirando-se uma ética
de solidariedade que tem por requisito um modo de “ler”,
ser e agir da realidade.
MARQUES DA CRUZ, Jaqueline. A produção do voluntariado
e a mídia impressa no Brasil. Monografia de Conclusão
de Curso. Psicologia. Rio de Janeiro: Universidade Federal
Fluminense, 2002. [
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A mídia desempenha um importante
papel na medida em que produz subjetividades que formam e
orientam nossos valores, opiniões, conceitos, desejos
e verdades. O estudo problematiza como certos discursos é
práticas vão sendo naturalizados cotidianamente
pela mídia até se tornarem hegemônicos.
Por meio da analise da mídia impressa, a autora aponta
que a impressa foi competente em disseminar a “solidariedade
voluntária”, como um dever acima de tudo moral.
Pesquiso, em jornais cariocas, os discursos sobre o voluntariado
direcionado à classe média e às classes
populares.
BRAGA, Ana Cláudia. A questão da participação
no projeto Amigos da Escola: A realidade do discurso e o discurso
da realidade. Monografia de Conclusão de Curso. Pedagogia.
Marilia (SP): Universidade Estadual Paulista - Campus Marília,
2002. [
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A autora parte de algumas hipóteses: que a aliança
rede globo-governo federal está fundamentada em pressupostos
neoliberais; que existe um processo de mercantilização
do educação básica; e que a participação
pregada pelo Programa Amigos da Escola é superficial,
manipulada e instrumentalizada. A autora fez um levantamento
pontual em 22 escolas de Marília (estaduais e municipais).
Das quais 59% (13 escolas) não tinham atividades voluntárias.
27% (6 escolas) tem voluntários que aderiram ao Amigos
da Escola. 14% (3 escolas) tem esporádicas contribuições
voluntárias.
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