CALDERÓN,
Adolfo Ignacio et al. Amigos da escola: desafios à
gestão educacional. Mogi das Cruzes: Núcleo
de Ciências Sociais Aplicadas da UMC : Fapesp, 2005.
Esta publicação analisa o Projeto Amigos
da Escola da Rede Globo de Televisão visando apontar
suas potencialidades, repercussões, fragilidades
e as contribuições que podem ser resgatadas
para o aprimoramento da gestão cotidiana da escola
pública.
Este estudo está dividido em cinco capítulos.
O primeiro analisa o movimento contra-hegemônico despertado
pelo Projeto Amigos da Escola, a partir do posicionamento
de quatro grupos de opinião: estudantes universitários,
sindicatos e associações de professores, mídia
alternativa e professores universitários. O segundo
foca o modo como o Projeto Amigos da Escola foi abordado
pelas produções acadêmicas. O terceiro
aponta pistas para compreender o processo de adesão
das escolas públicas ao Projeto, ressaltando diversos
aspectos tais como: motivações, expectativas
e grau de satisfação com os resultados.
O quarto capítulo analisa a atuação
dos voluntários no cotidiano escolar, sob a ótica
dos diretores de escola e o quinto, enfoca as contradições
e conflitos existentes nas mensagens enviadas pelo Projeto
aos diversos atores participantes e salienta as contribuições
dos sete fascículos da Coleção Amigos
da Escola.