Fechar [X]
Janela Modal Simples
Aqui vai o conteúdo da sua Janela Modal Simples.
Fechar [X]
Seu Nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:
Fechar [X]
Nome:
E-mail:
Telefone:
Banner

Perguntas e respostas

O que faz o SAE ? Modelos e formulários Perguntas e respostas
Localização Cadastro de alunos Números do SAE
Legislação Projetos e programas  


1) O que é Estágio?

O Estágio é o período de aprendizado na concedente do estágio sedimentando na prática os conhecimentos adquiridos na Escola. É a oportunidade de familiarizar o estudante com o ambiente de trabalho, melhorando assim seu relacionamento humano e contribuindo com sua formação profissional, podendo ser obrigatório ou não, devendo ser documentado pelo Termo de Compromisso de Estágio.


2) O que é estágio obrigatório?
É o estágio definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma, para cada curso, haverá um professor designado para esta disciplina.
Apenas o Termo de Compromisso de Estágio deverá ser encaminhado ao SAE – Serviço de Apoio ao Estudante, para assinatura da UMC, os demais documentos referente à disciplina deverão ser entregues ao professor responsável.


3) O que é estágio não obrigatório?
É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.


4) O que é o Termo de Compromisso de Estágio (TCE)?
O TCE é um documento celebrado entre o aluno, a concedente do estágio e a instituição de ensino, prevendo as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, a etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar. Deve ser confeccionado em 03 vias, em papel timbrado da unidade concedente do estágio (01 via para Unidade Concedente do Estágio, 01 via para o aluno e 01 via para a Instituição de Ensino). Acesse aqui o TCE.


5) O que é Termo Aditivo de Estágio?

Será necessário fazer um Termo Aditivo, quando houver alteração nas cláusulas do TCE. Deve ser confeccionado em 03 vias, em papel timbrado da unidade concedente do estágio (01 via para Unidade Concedente do Estágio, 01 via para o aluno e 01 via para a Instituição de Ensino). Acesse aqui o Termo Aditivo de Estágio.


6) O que é Rescisão de TCE?
É a interrupção do estágio por qualquer uma das partes. Deve ser confeccionado em 03 vias, em papel timbrado da unidade concedente do estágio (01 via para Unidade Concedente do Estágio, 01 via para o aluno e 01 via para a Instituição de Ensino).
Acesse aqui o modelo de Rescisão de TCE.


7) O que é Acordo de Cooperação?
É um convênio firmado entre a Instituição de Ensino e a Unidade concedente do estágio, ou entre a Unidade concedente do estágio e um Agente de Integração para caracterização do estágio. Documento facultativo firmado apena uma vez, valido para todos os estagiários contratados pela unidade concedente. Deve ser confeccionado em 03 vias, em papel timbrado da unidade concedente do estágio (01 via para Unidade Concedente do Estágio e 02 vias para a Instituição de Ensino).
Acesse aqui o modelo de Acordo de Cooperação.


8) Qual a lei que disciplina e orienta o Estágio?
É a lei 11.788 de 25 de setembro de 2008 D.O.U. 26/09/2008. http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=257787


9) Quem pode ser Estagiário? E Quando?
Estudantes regularmente matriculados e com freqüência nos cursos vinculados ao ensino público e particular, dos níveis superior, profissionalizante do 2º grau e ensino médio. Ao longo do curso, de acordo com o projeto pedagógico, numa situação real de trabalho, permitindo ao estudante acumulo sucessivo de habilidades e capacidades.


10) Pode ser concedido estágio a estudantes estrangeiros?
Sim. Os estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no Brasil, autorizados ou reconhecidos, podem se candidatar ao estágio, desde que o prazo do visto temporário de estudante seja compatível com o período previsto para o desenvolvimento das atividades do estágio.


11) Quais atividades o Estagiário pode desenvolver?
As atividades devem ser compatíveis com a Área de formação e com o seu momento curricular, isto é, com o ano ou série que está cursando


12) Por que o Estágio é bom para o estudante?
É um eficiente instrumento para a formação de novos profissionais, possibilitando ao estudante aplicação prática da teoria aprendida na escola, permitindo maior assimilação das matérias curriculares; avaliar o acerto da escolha profissional e / ou suprir eventuais deficiências na sua formação escolar; atenuar o impacto da passagem da vida estudantil para o mundo do trabalho; antecipar o desenvolvimento de atitudes / posturas profissionais, com estímulo ao senso crítico e à criatividade.


13) Qual é carga horária máxima de Estágio?
Até 06 horas diárias e nunca ultrapassar 30 (trinta) horas semanais. A jornada não pode conflitar com o horário escolar e Nos períodos de férias escolares, a jornada do estágio será estabelecida de comum acordo entre o estagiário e a parte concedente do estágio, sempre com a interveniência da instituição de ensino.


14) Qual a duração mínima e máxima de cada Estágio?
Não há duração mínima. A duração máxima é de até 02 anos, podendo ser rescindido a qualquer momento, por qualquer uma das partes envolvidas e sem ônus.


15) Quando o estágio será remunerado?
Para o estágio não obrigatório é compulsória a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, bem como a concessão do auxílio-transporte. Para o estágio obrigatório, a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação e auxílio-transporte é facultativa.


16) Qual o valor da Bolsa-Auxílio?
O valor é determinado pela unidade concedente do estágio.


17) O que é o auxílio-transporte?
É uma concessão pela unidade concedente para auxiliar nas despesas de deslocamento do estagiário ao local do estágio e seu retorno, sendo opcional quando se tratar de estágio obrigatório e compulsório quando for estágio não obrigatório. Essa antecipação pode ser substituída por transporte próprio da unidade concedente, sendo que ambas as alternativas deverão constar no TCE. Não há necessidade de pagamento integral do transporte.


18) As ausências do estagiário podem ser descontadas do valor da bolsa-estágio?
Sim. Ausências eventuais, devidamente justificadas, poderá ser objeto de entendimento entre as partes (poderão ou não gerar desconto). Ausências constantes, no entanto, poderão gerar a iniciativa da parte concedente para a rescisão antecipada do contrato.


19) A parte concedente podem disponibilizar benefícios ao estagiário?
Sim, a empresa poderá voluntariamente conceder aos estagiários benefícios, como: alimentação, plano de saúde, entre outros.


20) Nos dias de prova pode haver redução da jornada?
Sim. Nos períodos de avaliação, a carga horária do estágio poderá ser reduzida pela metade, segundo o estipulado no Termo de Compromisso de Estágio.


21) A Empresa pode descontar as horas não estagiadas nesta redução?
Fica a critério da empresa, o desconto pode ou não ocorrer.


22) De que forma pode ser concedido o recesso remunerado ao estagiário?
Dentro de cada período de 12 meses o estagiário deverá ter um recesso de 30 dias, que poderá ser concedido em período contínuo ou fracionado, conforme estabelecido no TCE. O recesso será concedido, preferencialmente, durante o período de férias escolares e de forma proporcional em contratos com duração inferior a 12 meses.


23) O estagiário tem direito ao seguro contra acidentes pessoais? Qual a cobertura do seguro?
Sim. A cobertura deve abranger acidentes pessoais ocorridos com o estudante durante o período de vigência do estágio, 24 horas/dia, no território nacional. Cobre morte ou invalidez permanente, total ou parcial, provocadas por acidente. O valor da indenização deve constar do Certificado Individual de Seguro de Acidentes Pessoais e deve ser compatível com os valores de mercado.


24) É cobrada alguma taxa do estudante pelos serviços dos agentes de integração?
Não. É vedada a cobrança de qualquer taxa dos estudantes a título de remuneração pelos serviços dos agentes de integração.


25) Quantos estagiários a unidade concedente poderá contratar?
O número máximo de estagiários por estabelecimento concedente é calculado em relação ao quadro de pessoal da parte concedente do estágio nas seguintes proporções:

I. de 01 a 05 empregados: 01 estagiário;

II. de 06 a 10 empregados: até 02 estagiários;

III. de 11 a 25 empregados: até 05 estagiários;

IV. acima de 25 empregados, até 20% de estagiários.

Observação: no caso de filiais ou vários estabelecimentos, o cálculo é realizado para cada um deles. Caso resulte em fração, pode ser arredondado para o número inteiro imediatamente superior.

26) Onde o aluno deve levar a documentação de estágio para colher assinatura da UMC?
Ao SAE- Serviço de Apoio ao Estudante, localizado na lateral do prédio administrativo. (2ª a 6ª feiras das 08h às 22h e aos sábados das 08h às 12h). A documentação deve ser entregue em 03 vias devidamente assinadas e carimbada pela unidade concedente e aluno, com 10 dias de antecedência da data inicial do estágio, pois a UMC não assina documentos com data retroativa.


27) Qual o prazo para assinatura da documentação de estágio?
04 dias úteis, para estágio que esteja dentro do padrão de aceitação da UMC e em consonância com a legislação de estágio vigente. Caso haja irregularidades com o estágio ou com a sua documentação, este prazo poderá se estender até a total regularização da situação.


28) O estágio pode não ser autorizado? Por quê??
Sim, É prerrogativa da Instituição de Ensino autorizar ou não o estágio. Desde que sejam atendidas as normas internas e a legislação vigente.

O Coordenador do curso é quem analisa as atividades ou o plano de estágio podendo solicitar alterações ou ainda não autorizar o estágio.


29) Em que implica o atraso da entrega do relatório de estágio?
Pode implicar na rescisão do estágio.


30) Como faço para conseguir uma vaga de estágio nos setores administrativos e ou acadêmicos da UMC?
Essas ofertas também estão disponíveis no portal do aluno, caso preencha os requisitos encaminhe o seu currículo para candidatar-se a vaga de estágio.


31) Como conseguir um estágio?
Para concorrer as oportunidades de estágio divulgadas no SAE, o aluno deve manter atualizado na Secretaria Acadêmica, seus dados pessoais (endereço, telefone e e-mail). As ofertas de estágio podem ser consultadas pessoalmente no SAE ou no portal do aluno e ainda efetuar cadastro nas empresas agenciadoras de estágio, conforme algumas abaixo:

ABRE - AGENCIA BRASILEIRA DE ESTÁGIO www.portalabre.com.br
AGIEER GLOBAL SERVICES LTDA www.agieer.com.br
AGP ASSESSORIA EM GESTÃO DE PESSOAS LTDA

www.agprh.com.br

AMCN AGENTE DE INTEGRAÇÃO E ESTAGIOS SC LTDA

www.amcn.com.br

ARIMA CONSULTING LTDA www.arimaconsulting.com.br
BIG ASSESSORIA E RECURSOS HUMANIS LTDA www.bigrh.com.br
CASA DO EMPREGO RECURSOS HUMANOS S/C LTDA www.casadoemprego.com.br
CECON CENTRAL DE ESTÁGIOS E CONSULTORIA SÃO PAULO LTDA www.ceconsaopaulo.com.br
CENTRO DE ESTÁGIOS PPM HUMAN RESOURCES LTDA www.ciadeestagios.com.br
CENTRO DE OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO - CODE www.codeestagios.com.br
CETEFE - CENTRO DE TREINAMENTO E FORMAÇÃO DO ESTUDANTE www.cetefe.com.br
CIEE - Centro de Integração Empresa Escola www.ciee.org.br
CONEXÃO www.conexaoempregos.com.br
CURRICULUM www.curriculum.com.br
ELITHE MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA LTDA www.elitherh.com.br
EMPREGOS www.empregos.com.br
ENTERPRISE SOLUTIONS LTDA www.enterpriserh.com.br
ESPAÇO CENTRO TREINAMENT E ESTÁGIOS AGENTE DE INTEGRAÇÃO S/C www.espacoempregos.com.br
ESTÁGIO BRASIL AGENTE DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA LTDA - ME www.estagiobrasil.com
ETGO SERVIÇOS GERAIS LTDA www.right-time.com.br
ETICA ASSESSORIA EM RECURSOS HUMANOS LTDA www.etica-empregos.com.br
FACT TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS LTDA www.grupofact.com.br
FOCO RECURSOS HUMANOS S/C LTDA www.grupofoco.com.br
FOX TIME www.foxtime.com.br
FUTURA INTEGRADOR EMPRESA ESCOLA LTDA www.futuraestagios.com.br
GAMEIRO SERVIÇOS DE ASSESSORIA E ESTÁGIOS S/C LTDA www.gameiroestagios.com.br
GELRE www.gelre.com.br
GESTÃO DE TALENTOS SERES - CINELÂNDIA LTDA www.gruposeres.com.br
GLOBAL CENTRAL DE ESTÁGIOS LTDA www.globalestagios.com.br
HG HESSEL DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS www.hgrh.com.br
IDEAL ESTAGIOS www.idealestagios.com.br
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO BRASIL www.idesb.org.br
INSTITUTO PROE - IPROE www.proe.org.br
INTEGRAR TALENTOS EM FORMAÇÃO LTDA www.integrartalentos.com.br
ISBET www.isbet.org.br
LUANDRE LTDA - BANCO DE ESTÁGIOS www.luandre.com.br
MUDES www.mudes.org.br
NAPE S/C LTDA. - ME www.nape.com.br
NUBE www.nube.com.br
OCA TRABALHO TEMPORÁRIO LTDA www.auxiliarempregos.com.br
PC RECURSOS HUMANOS LTDA www.pcrh.com.br
PERFIL DE TALENTOS E CONSULTORIA LTDA www.perfildetalentos.com.br
PIH ADM ESTAGIOS E SERV DE GERENCIMENTO DE PESSOAL LTDA

www.pihestagios.com.br

RH SOLUÇÕES LTDA

www.rhempregos.com.br

SERV PRESS SERVIÇOS EMPRESARIAIS LTDA www.grserv.com.br
SONE www.sone.org.br
SOULAN www.soulan.com.br
TARGET CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS S/S LTDA www.target-rh.com.br
TOTAL NEGÓCIOS www.totalnegocios.com.br
UNIVERSIA www.universia.com.br
VERO CENTRAL DE ESTÁGIOS LTDA www.verorh.com.br

 

COPYRIGHT 2011© - Todos os direitos reservados - UMC - Universidade de Mogi das Cruzes
Campus da Sede - Mogi das Cruzes
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08780-911

PABX: (11) 4798-7000
Fax: (11) 4799-5233
Centro Esportivo - Mogi das Cruzes
Ginásio: Rua Delphino Gregório, 767 - Mogilar
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08773-520

PABX: (11) 4798-7000
Campus Villa Lobos/Lapa - São Paulo
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 - Vila Leopoldina
São Paulo - SP - Cep: 05305-000

Tel: (11) 3648-5050
0800 19 2001