Fechar [X]
Janela Modal Simples
Aqui vai o conteúdo da sua Janela Modal Simples.
Fechar [X]
Seu Nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:
Fechar [X]
Nome:
E-mail:
Telefone:
Banner

Solicitação de Defesa

Matriz Curricular Dúvidas Frequentes
Docentes Inscrições
Linhas de Pesquisa Matrículas-Confirmação de Vínculo
Próximas Defesas Acesso Alunos

 

DEFESA
 
Caros Orientadores e Alunos do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde
 
A solicitação de Defesa deverá ser formulada pelo orientador, com conhecimento e anuência do aluno e dentro do prazo estipulado no regimento do curso, mediante entrega à secretaria da pós-graduação dos seguintes documentos:
 
1. Carta de requerimento de Defesa (ver modelo). Deve ser entregue no máximo 30 dias antes da data prevista para a defesa. Neste documento deverão ser indicados data e horário do exame de defesa, previamente acordados com os demais participantes da banca.
 
2. Carta de sugestão da banca (ver modelo). Deve ser entregue junto com a carta de requerimento de Exame de defesa. Deve contemplar o nome de 02 professores doutores docentes da UMC (1 titular e 1 suplente) e 02 professores doutores de outra instituição (1 titular e 1 suplente), com os quais o orientador já tenha entrado em contato previamente confirmando aceite e disponibilidade. Para o mestrado profissional os membros externos não precisam necessariamente ter vínculo com instituição de ensino, sendo permitidos doutores provenientes de outras áreas do mercado desde que tenham ligação com a temática desenvolvida pelo aluno. Recomenda-se que o titular docente da UMC (membro interno) tenha participado do exame de qualificação.

3. Dissertação. Deve ser entregue diretamente pelo aluno ou pelo orientador uma cópia encadernada em espiral a cada membro da banca (titulares e suplentes). A dissertação deve ser elaborada dentro das regras estabelecidas pelo documento Normas para trabalhos acadêmicos da Biblioteca Central UMC. Para o mestrado profissional, visto que outros formatos que não a dissertação tradicional são aceitos, cabe ao orientador definir a melhor forma de apresentação e validação do trabalho frente à banca de defesa, devendo este também consultar previamente o colegiado do curso para orientações específicas quanto à comprovação de defesa junto à CAPES e à forma de disponibilização do trabalho junto à Biblioteca Central da UMC.
 
O prazo máximo para defesa é de 23 meses após matrícula do aluno no regime regular. Caso não possa ser cumprido, o orientador deverá apresentar solicitação formal para prorrogação de prazo, com justificativas, utilizando formulário específico (modelo 4). Se a justificativa não for aceita pelo colegiado do curso ou o prazo extra concedido não for cumprido, o aluno poderá sofrer as sanções previstas no regimento do curso.
 
INSTRUÇÕES PARA DEFESA e PÓS-DEFESA :
 
No dia da defesa o aluno deverá realizar uma apresentação oral com duração máxima de 50 minutos, seguida de argüição pelos membros da banca, sendo obrigatória a presença do orientador ou de um representante por ele indicado previamente. A forma de apresentação poderá ser modificada caso o projeto em desenvolvimento venha a ser apresentado em outro formato que não o de dissertação tradicional ou afins.
 
Sendo aprovado, o aluno deverá fazer as adequações sugeridas pela banca e terá 30 (trinta) dias para apresentar à secretaria da pós-graduação a versão finalizada da tese. Esta deve ser apresentada da seguinte forma:
 
a) Para trabalhos defendidos na forma de dissertação tradicional:
    - a versão final deve seguir as normas estabelecidas no mesmo documento citado anteriormente (Normas para trabalhos acadêmicos) da Biblioteca Central UMC).
    - a versão final deve ter anexada cópia da ata de defesa, disponibilizada pela secretaria da pós-graduação.
    - a versão final deve ter ficha catalográfica. Esta deve ser solicitada à Biblioteca Central da UMC através de formuláro específico (modelo 5).
    - devem ser entregues 5 (cinco) cópias da dissertação, sendo 2 (duas) encadernadas em capa dura cinza-claro, com letras em dourado e 3 (três) em papel cartão cor branca com letras pretas.
    - deve ser entregue 1 (uma) cópia digital, em CD, com a versão final da dissertação, completa, idêntica em detalhes à versão impressa, salva em PDF.
    - entregar termo de mod-dir-autorais.doc Autorização de Direitos Autorais e termo de Autorização de Divulgação de Arquivo Eletrônico devidamente preenchidos e assinados.
 
b) Para trabalhos defendidos em outras formas que não a dissertação tradicional o orientador deve buscar orientação específica junto ao colegiado do curso para validação da forma proposta para arquivo e disponibilização do trabalho desenvolvido. Recomenda-se ao orientador consultar previamente o colegiado do curso, antes da defesa, para permitir agilidade e consistência no processo.
 

Somente serão emitidos os documentos: Histórico Escolar, Certificado de Conclusão e Diploma para os alunos que estiverem com toda a documentação acima em dia com o Colegiado.

COPYRIGHT 2011© - Todos os direitos reservados - UMC - Universidade de Mogi das Cruzes
Campus da Sede - Mogi das Cruzes
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08780-911

PABX: (11) 4798-7000
FAX: (11) 4798-7239
Centro Esportivo - Mogi das Cruzes
Ginásio: Rua Delphino Gregório, 767 - Mogilar
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08773-520

PABX: (11) 4798-7000
Campus Villa Lobos/Lapa - São Paulo
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 - Vila Leopoldina
São Paulo - SP - Cep: 05305-000

Tel: (11) 3648-5050
0800 19 2001