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Solicitação de Defesa

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ORIENTAÇÕES PARA OS PROCEDIMENTOS DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA - MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

 
O processo de defesa de dissertação no curso de mestrado inicia-se com o exame de qualificação.
Tendo em vista que o prazo para defesa de dissertação é de 24 meses, aconselha-se que o exame de qualificação ocorra, tão logo o acadêmico encerre os créditos, a fim de que ocorra, sem transtornos, todo o trabalho de coleta e análise dos dados.
 
I – EXAME DE QUALIFICAÇÃO:

O aluno deve entregar 04 cópias do Relatório de Qualificação (modelo 1) da dissertação para que sejam encaminhadas aos membros da banca de qualificação. O orientador entra em contato com os professores sugeridos para a banca, em sendo aceitas as participações, o candidato à qualificação encaminha os volumes, juntamente com a carta convite (modelo 2). Após o exame de qualificação o aluno deverá realizar as mudanças sugeridas e solicitar a defesa, sempre dentro do seu prazo de conclusão.
IMPORTANTE:
Na data de Pedido de qualificação o aluno deverá:
- ter cumprido todos os créditos;
- ter sido aprovado no exame de proficiência estrangeira;

II - SOLICITAÇÃO DE DISSERTAÇÃO :

1. O orientador deve entregar uma carta de requerimento de defesa da Dissertação (modelo 3) com uma data e horário sugeridos com no mínimo 30 dias a partir da data de entrega dos exemplares da dissertação. Lembramos que o orientador deve previamente entrar em contato com os docentes sugeridos para a banca, para verificar a disponibilidade de datas dos mesmos. Salientamos que não deve ser sugerido o horário noturno para defesa.
2. O orientador deve entregar uma carta de sugestão da banca contendo (modelo 4)
- 02 nomes de professores doutores docentes da UMC (banca Interna);
- 02 nomes de professores doutores de outra Instituição, com telefone,
e-mail e endereço completo dos professores para envio da dissertação.
 
3. Cinco cópias da Dissertação contendo:


INTRODUÇÃO

Onde se apresenta o tema, relevância do tema, justificativa da escolha do tema, hipóteses, objetivos geral e específicos, metodologia, autores que nortearão a pesquisa e resultados obtidos.
 
UM OU MAIS CAPÍTULOS onde seapresentam questões pertinentes ao seu objeto de pesquisa no cenário das políticas públicas locais e nacionais.
 
CAPÍTULO DE METODOLOGIA: esclarecer a região onde a pesquisa foi aplicada, os sujeitos que participaram da pesquisa (caracterize-os socialmente etc etc). quais os instrumentos para obtenção de dados (questionários – criados pelo pesquisador, adaptado de algum já utilizado anteriormente ou um questionário já validado por órgãos de pesquisa, softwares, máquinas fotográficas, geoprocessamento etc etc); instrumentos para análise dos dados.
Revisão da Literatura deve especificar quantos artigos, livros e capítulos de livros são escolhidos, e por que.
Em caso de análise de discursos: gravações (programas de tevê, telejornais, cinema, textos de jornal, dvds, cds etc, deixar uma cópia para a banca nos anexos)
 
RESULTADOS OBTIDOS
 
Descrição e análise dos dados obtidos, demonstrando que coerência com a hipótese inicial.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
Texto onde se apresentam as considerações do autor acerca da pesquisa, ganhos para a ciência, para a área de pesquisa do acadêmico e do curso e aponta para estudos futuros.
 
REFERÊNCIAS

Seguir, rigorosamente, os padrões ABNT à disposição no endereço eletrônico: http://www.umc.br/_img/_uploads/trabalho_definitivo2012.pdf
 
ANEXOS

- Parecer do Comitê de Ética (quando se tratar de pesquisa com seres humanos)
- Questionários, roteiro de entrevistas etc
Em todo o texto as Normas para trabalhos acadêmicos da Biblioteca Central UMC devem ser seguidas. Abaixo ressaltamos alguns pontos importantes:
a) Capa
b) Folha de rosto
c) Agradecimentos
Folha onde o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho.
 
d) Resumo e Abstract
O No máximo 500 palavras, devem seguir o padrão ABNT. O resumo deve conter, sinteticamente, as informações mais significativas a cerca do projeto. Isso significa privilegiar, no mínimo, a indicação das razões que motivaram a pesquisa, o problema investigado e a caracterização da pesquisa, resultados obtidos.
 
e) Lista de Figuras (obrigatório para mais de 10 figuras)
Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página.
 
f) Lista de Tabelas (obrigatório para mais de 10 tabelas)
Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome, específico, acompanhado do respectivo número da página.
 
g) Lista de abreviaturas de Figuras e de Tabelas
Representação de uma palavra por meio de alguma(s) de suas sílabas ou letras.
 
h) Sumário
Não se coloca abstract, agradecimentos, resumo, etc... ou qualquer elemento anterior. Deve começar a partir da introdução.
As páginas anteriores à introdução não devem ser numeradas.
 
i) Introdução
A introdução deve ser numerada levando em conta as páginas anteriores.
Portanto, somam-se as páginas anteriores, menos a capa, e coloca-se a próxima numeração na página de introdução, exemplo:
Folha de rosto pág. 01, agradecimentos pág.02, 03, resumo 04, 05, 06, abstract 07, 08, sumário 09,10, introdução começa a partir do número 11.
IMPORTANTE: AS DISSERTAÇÕES QUE ESTIVEREM COM A CAPA FORA DO PADRÃO EXIGIDO NÃO SERÃO ACEITAS PELO COLEGIADO.
 
III – INSTRUÇÕES DA DEFESA

Será marcada a data de defesa (sugerida ou próxima) em que o aluno realizará uma apresentação de 50 minutos seguida por arguição de aproximadamente 60 minutos por parte da banca examinadora, composta pelo orientador, um docente da UMC e um de outra instituição previamente aprovados pelo CPG.
Obtendo a aprovação da banca, o aluno deve fazer as correções sugeridas pela mesma (caso seja solicitado) e, se houver alteração do título da dissertação, O ALUNO OU O ORIENTADOR DEVERÁ INFORMAR À SECRETARIA DO COLEGIADO ANTES DA ENCADERNAÇÃO DA CAPA DURA. Após a defesa, o aluno terá 30 dias para entregar 1 (uma) via da dissertação com as correções (em espiral).

IV – INSTRUÇÃO PARA PRORROGAÇÃO DE PRAZOS

Caso não seja possível manter o prazo de 23 meses após a matrícula no regime regular, o orientador deverá solicitar o quanto antes ao CPG uma prorrogação de prazo apresentando a justificativa devida. Essa prorrogação pode ter um prazo máximo de 04 meses. Casos excepcionais serão julgados pelo CPG (modelo 5).
APÓS O PERÍODO TOTAL DE 28 MESES O ALUNO SERÁ JUBILADO SEM DIREITO Á DEFESA.

V - INSTRUÇÕES PÓS-DEFESA

O aluno terá o prazo de um mês para entregar 01 cópia final da Dissertação
para parecer do CPG, que terá o prazo de 07 dias úteis para resposta.
Neste mesmo período de 30 dias, o aluno deverá comunicar a Secretaria do
Colegiado a respeito de alterações do título da dissertação que foram
sugeridas pela banca no momento do exame, para que seja feito um adendo à
ata de defesa (que deverá estar junto à ata na dissertação final).


Neste mesmo prazo, o aluno deverá entregar na Biblioteca Central da UMC o
formulário para a Ficha Catalográfica preenchido (modelo 6) e deverá
retirar na Biblioteca sua Ficha pronta em PDF para ser anexada na sua dissertação
final. Para o preenchimento da Área de Concentração, consultar o
Colegiado.
Após o parecer do CPG, o aluno deverá retirar a cópia da Dissertação e da
Ata da Defesa (e adendo se houver) na secretaria do curso. Feito isto, o
aluno terá dez dias para entregar:"
- 02 cópias finais da dissertação em capa dura;
- 03 cópias da dissertação em papel cartão cor branca com letras pretas;
- 01 CD contendo o arquivo da dissertação em PDF. Este arquivo deve ser único e deve obedecer a mesma forma da dissertação impressa (incluindo inclusive a ficha catalográfica, a ata e adendo - se houver). Ressaltamos a importância da qualidade deste material, tendo em vista que será disponibilizado em rede pela Biblioteca Digital. Se possível para o aluno ou orientador, salvar o arquivo da dissertação em Acrobat Writer. Se não for possível, entregar somente em PDF;
- termo de Autorização de Direitos Autorais(modelo 7). Este termo será assinado no CPG na entrega da documentação acima;
- termo de Autorização de Divulgação de Arquivo Eletrônico (modelo 8) - que permite a divulgação do trabalho em PDF.
OBS.: TODA DIVULGAÇÃO DEVERÁ SER TOTAL E É OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DESTAS AUTORIZAÇÕES, POIS É NORMA CAPES QUE O TRABALHO SEJA DIVULGADO POR MEIO ELETRÔNICO."
IMPORTANTE: Somente serão emitidos os documentos: Histórico Escolar, Certificado de Conclusão e Diploma para os alunos que estiverem com toda a documentação acima em dia com o Colegiado.
 
 
 
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