Fechar [X]
Janela Modal Simples
Aqui vai o conteúdo da sua Janela Modal Simples.
Fechar [X]
Seu Nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:
Fechar [X]
Nome:
E-mail:
Telefone:
Banner

Corpo Docente

Apresentação Regulamento Interno
Inscrições Dúvidas Frequentes
Linhas de Pesquisa Corpo Docente
Matriz Curricular Área de Concentração
Acesso Alunos Próximas Defesas
Defesas  

 

CURRÍCULO DOS PROFESSORES 

Barbara Maria Lucchesi Ramacciotti
barbara.lucchesi@umc.br
Currículo LATTES

Doutora em FILOSOFIA pela Universidade de São Paulo (USP), com tese sobre Nietzsche. MESTRE em FILOSOFIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), vinculada ao Departamento de Filosofia (2012-13). Desde 2000 atua como professora da Universidade de Mogi das Cruzes. Desde 2007 é professora associada ao Grupo de Estudos Espinosanos (GEE) da USP, entre 2008-2012 participou do Projeto Temático (FAPESP) sob a coordenação da profa. Dra. Marilena Chaui. Faz parte do corpo editorial dos Cadernos Espinosanos (GEE-USP). É membro do Núcleo de sustentação do GT - Deleuze da ANPOF. Membro fundadora do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN-USP) e membro da comissão editorial dos Cadernos Nietzsche (1995-2002). Atua principalmente nas seguintes áreas: História da Filosofia, Teoria do Conhecimento, Ética, Ciência Política e Políticas Públicas (foco em Cidadania, Inclusão Social de minorias, Desenvolvimento social e Estado de Bem-Estar.

Cristina Schmidt Silva Portéro
crisschmidt@umc.br
Currículo LATTES

Pós doutora pela Cátedra UNESCO/Umesp. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), e mestre em Teoria e Ensino da Comunicação pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo). É jornalista, graduada pela Metodista, com atuação no ensino, na pesquisa, na assessoria de imprensa. Pesquisadora e sócio-fundadora da Rede Folkcom Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação, vinculada a Cátedra UNESCO/Metodista. Coordenou o Grupo de Pesquisa em Folkcomunicação da Intercom. Atualmente é Coordenadora do Mestrado em Políticas Públicas da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes - SP), é pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais na UMC como bolsista Faep. Atua também como professora nos cursos de Comunicação e Design nesta mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em Comunicação, Diversidade e cidadania - UMC/CNPq. Também leciona na Faculdade Bertioga. Consultora ad hoc do INEP/MEC, e parecerista em revistas científicas na área da comunicação e interdisciplinares. Tem experiência em: Coordenação de Cursos (Políticas Públicas, Jornalismo, Publicidade, Radialismo, Fotografia e Administração); e em desenvolvimento de projetos pedagógicos e culturais. Têm diversos artigos publicados, capítulos de livros, livros e organização de coletâneas na área da comunicação e cultura. Atua principalmente nas áreas que abarcam comunicação social, folkcomunicação, diversidade cultural, mídia regional e local, turismo, patrimônio imaterial, e políticas públicas culturais.

Francisco Carlos Franco
franciscocf@umc.br
Currículo LATTES

Doutor e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, de São Paulo. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Políticas e no Curso de Pedagogia na Universidade de Mogi das Cruzes - UMC e professor de cursos de formação de professores na Universidade Braz Cubas - UBC. É autor e co-autor de livros e artigos sobre educação e cultura em instituições de educação formal e não formal e sobre formação de professores.

Ivone Panhoca
ivonep@umc.br
Currículo LATTES

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bacharelado em Letras: Português-Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestrado em Linguística e Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutoramentos na University of Houston - Speech Pathology Department (Texas/USA), na Washington University in St. Louis - Education Department (Missouri/USA), na Universidad de Salamanca/España - Centro de Ciencias Sociales e na UNICAMP - Instituto de Estudos da Linguagem-CCA. Formação em fonoaudiologia hospitalar - adultos e idosos (Hospital Heliópolis-SP). Docente da Universidade Metodista de Piracicaba de 1994 a 2006 onde implantou e coordenou o curso de graduação em fonoaudiologia e o mestrado em fonoaudiologia. Docente da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas de 1979 a 2009, onde coordenou graduação e especialização. Atualmente é docente do Mestrado em Políticas Públicas da UMC - Universidade de Mogi das Cruzes e docente colaboradora do Mestrado em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB.

Luci Mendes de Melo Bonini
luci.bonini@umc.br
Currículo LATTES

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (NCSA). Líder do GRUPPU - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), pesquisadora do Mestrado em Políticas Públicas na UMC e concentra pesquisas em políticas públicas, políticas culturais e dignidade da pessoa humana na cultura, na educação e nas organizações. Graduei-me em Letras (UBC) e especializei-me em Linguística Aplicada ao Ensino do Português (UMC). Desenvolvo materiais didáticos em formato digital para plataformas de educação a distância. Sou professora nos cursos em cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu. Pesquisadora-colaboradora no Mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia, do Instituto de Tecnologia de São Paulo, (IPT-USP).

Maria Santina de Castro Morini
morini@umc.br
Currículo LATTES

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências Biológicas - área de concentração Zoologia, pela UNESP (Campus de Rio Claro, SP). Os trabalhos de doutorado e pós-doutorado abordaram o controle de formigas cortadeiras, usando extratos vegetais. Atualmente é professora da Universidade de Mogi das Cruzes, no curso de graduação em Ciências Biológicas; é credenciada nos programas de pós-graduação em Biotecnologia e Políticas Públicas (UMC). Tem experiência no ensino de Zoologia de Invertebrados. Orienta trabalhos sobre comunidades de formigas em áreas de Mata Atlântica, urbanas e agrícolas.

Renan Antônio da Silva
(Pesquisador – Participante Externo)
Currículo LATTES

Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Pós - Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2018/2019). Doutor em Educação Escolar (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Araraquara). Realizou o Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente em soluções inovadoras e com potencial de frugalidade voltadas às Políticas Públicas em Educação, com foco na inclusão. Pesquisador do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UMC (NCSA-UMC).

Renata Jimenez de Almeida Scabbia
renatascabbia@umc.br
Currículo LATTES

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1991), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e especialização em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atualmente sou professora e pesquisadora, além de orientadora no Programa de mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Tenho experiência nas áreas de Sistemática e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, mata atlântica, florística e fitossociologia.

Ricardo Sartorello
ricardosartorello@umc.br
Currículo LATTES

Possui graduação em Geografia (2005), mestrado (2010) e doutorado em Geografia Física (2014) pela Universidade de São Paulo. Em 2013, realizou estágio de doutorado em sensoriamento remoto na Columbia University (NY/USA). Possui pós-doutorado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente é professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - Meio Ambiente na Universidade de Mogi das Cruzes. Atua principalmente nas seguintes áreas:Geografia Física, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Planejamento Ambiental, Educação Ambiental, Biogeografia, Paisagem e Ecologia da Paisagem. É Coordenador do Laboratório de Mapeamento e Análise da Paisagem (LABMAP) no Núcleo de Ciências Ambientais da UMC. Entre 2009 e 2012, foi coordenador da Equipe de Análise de Fragmentação no Projeto Planos de Manejo dos Parque Naturais Municipais do Rodoanel Trecho Sul (Convênio Dersa - USP). Em 2010, foi professor da Pontíficia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, ministrando as disciplinas Geografia da Biosfera I e II.

Tatiana Ribeiro de Campos Mello
tatianar@umc.br
Currículo LATTES

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1999), mestrado em Odontologia (Deontologia e Odontologia Legal) pela Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado pela Universidade de Campinas UNICAMP (2012). Atualmente é coordenadora do curso de Odontologia da Universidade de Mogi das Cruzes e coordenadora da Área Básica do Curso de Medicina da mesma instituição. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em políticas públicas e qualidade de vida.

Vinicius Ruiz Albino de Freitas (Pesquisador - Participante Externo)
viniciusfreitas@umc.br
Currículo LATTES

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É mestre e doutor em Relações Internacionais e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp - campus de Marília. Tem experiência na área de Economia Política Internacional e Relações Econômicas Internacionais com ênfase em Integração Regional. Professor e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Relações Internacionais do Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas Unidas- FMU por cinco anos. Pesquisador do GEBRICS - USP.

 

Mais informações




Gestor: Profa. Dra. Tatiana Ribeiro de Campos Mello
Tel: (11) 4798-7000 - ramal 7390
Atendimento: 2ª à 6ª das 8h às 20h
Email: polpublicas@umc.br

 

COPYRIGHT 2011© - Todos os direitos reservados - UMC - Universidade de Mogi das Cruzes
Campus da Sede - Mogi das Cruzes
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08780-911

PABX: (11) 4798-7000
FAX: (11) 4798-7239
Centro Esportivo - Mogi das Cruzes
Ginásio: Rua Delphino Gregório, 767 - Mogilar
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08773-520

PABX: (11) 4798-7000
Campus Villa Lobos/Lapa - São Paulo
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 - Vila Leopoldina
São Paulo - SP - Cep: 05305-000

Tel: (11) 3648-5050
0800 19 2001