A geração de novo conhecimento, através do desenvolvimento de atividades de pesquisa institucionalizada por parte do corpo universitário, é um dos maiores diferenciais de qualidade acadêmica que uma Instituição de Ensino Superior pode possuir. Os eventos e avanços tecnológicos que ocorreram no último século mudaram o mundo, portanto acompanhar e promover o desenvolvimento social são ações fundamentais na UMC.
Em 1997, foram criados os Núcleos de Pesquisa e Prestação de Serviços (NPPS), que congregam atividades de pesquisa científica em áreas afins. No momento, cinco NPPSs estão em atividade na UMC, com tendência à expansão: o Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB), o Centro Interdisciplinar de Investigação Bioquímica (CIIB), o Núcleo de Ciências Ambientais (NCA), o Núcleo de Ciências Sociais Aplicada (NCSA) e o Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT), que foi completamente reformulado a partir do antigo núcleo de prestação de serviços à indústria metalúrgica. Os núcleos são ligados diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE).
Além disso, desde 1997, a UMC passou a participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq, possibilitando, pela primeira vez, o engajamento de estudantes de graduação em atividades de Iniciação Científica institucionalizada. Pesquisadores associados aos Núcleos captaram mais de US$ 10 milhões junto às instituições de fomento à pesquisa para financiamento de projetos e bolsas , assim como mais de US$ 10 milhões foram investidos pela OMEC no seu setor de Pesquisa e Pós-Graduação, nestes últimos 18 anos.
Possuidora de uma infra-estrutura sem igual e com mais de 50 anos de experiência em Ensino Superior Universitário, hoje a UMC possui quatro PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO stricto sensu de Mestrado: Biotecnologia, Engenharia Biomédica, Políticas Públicas e o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde; e dois de Doutorado: Biotecnologia e Engenharia Biomédica, além de diversos cursos de pós-graduação lato-sensu. Mais de 420 profissionais já passaram pelos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UMC e mais de 17 mil profissionais pelos cursos de especialização e extensão. Todo este trabalho trouxe a UMC a um lugar de destaque junto à comunidade científica nacional e internacional e tem permitido um grau de excelência na formação científica e tecnológica de seus estudantes. São números que impressionam e demonstram a competência da UMC em colaborar e promover o desenvolvimento científico e social. É a UMC cumprindo seu papel com a visão inovadora que é sua marca registrada.
Núcleos
Núcleo de Ciências Ambientais - NCA
Centro Interdisciplinar de investigação Bioquímica - CIIB
Núcleo Integrado de Biotecnologia - NIB
Núcleo de Pesquisas Tecnológicas - NPT
Núcleo de Ciências Sociais Aplicada (NCSA)
Edital Nº 01 Processo Seletivo para Pesquisadores
Mais Informações:
End.: Av. Dr. Cândido X. de A. Souza, 200
CEP: 08780-911
Cidade: Mogi das Cruzes - SP